in

CARROS 2: Conheça o diretor John Lasseter

 

John Lasseter (Diretor) é um premiado diretor duas vezes vencedor do prêmio da Academia® que supervisiona o aspecto criativo de todos os filmes e projetos associados dos Walt Disney e Pixar Animation Studios. Lasseter estreou como diretor de cinema em 1995 com Toy Story, o primeiro longa-metragem de animação totalmente feito por computação gráfica e, desde então, dirigiu Vida de Inseto, Toy Story 2 e Carros.

Entre seus créditos como produtor executivo estão: Monstros S.A., Procurando Nemo, Os Incríveis, Ratatouille, WALL•E, Bolt: Supercão e o filme aclamado pela crítica do ano passado, Up- Altas Aventuras, o primeiro filme de animação a abrir o Festival de Cinema de Cannes e a ganhar dois prêmios da Academia® de Melhor Longa de Animação e de Melhor Trilha Sonora Original. Lasseter também foi produtor executivo dos filmes da Disney, indicados ao Oscar® A Princesa e o Sapo e Enrolados, bem como do sucesso de bilheteria mais recente da Pixar, Toy Story 3, vencedor do prêmio da Academia® de Melhor Longa de Animação e de Melhor Canção Original, baseado em uma história escrita por Lasseter, Andrew Stanton e Lee Unkrich.

 

 

Lasseter escreveu, dirigiu e animou os primeiros curtas-metragens da Pixar, entre eles: Luxo Jr., Red’s Dream, Tin Toy e Knick Knack. Luxo Jr. foi o primeiro filme de animação feito por computação gráfica tridimensional a ter sido indicado ao prêmio da Academia® quando foi indicado na categoria de Melhor Curta de Animação em 1986; Tin Toy foi o primeiro filme de animação feito por computação gráfica tridimensional a ganhar o prêmio da Academia® quando foi indicado na categoria de Melhor Curta de Animação em 1988. Lasseter foi produtor executivo de todos os curtas-metragens seguintes do estúdio, incluindo: Boundin, One Man Band, Lifted, Presto, Partly Cloudy, Day & Night, o vencedor do Oscar® Geri’s Game (1997) e For the Birds (2000).

Sob a supervisão de Lasseter, os longas e curtas de animação da Pixar ganharam vários prêmios de crítica e honras da indústria cinematográfica. O próprio Lasseter recebeu o Oscar® de Realização Especial em 1995 por sua inspirada liderança da equipe de Toy Story. Ele e os outros da equipe de roteirização de Toy Story também receberam uma indicação ao prêmio da Academia® de Melhor Roteiro Original, a primeira vez que um longa de animação foi reconhecido nesta categoria.

Em 2009, Lasseter foi honrado no 66° Festival de Cinema de Veneza com um Leão de Ouro pelo Conjunto de suas Realizações na Cinematografia. No ano seguinte, ele se tornou o primeiro produtor de filmes de animação a receber o prêmio David O. Selznick Achievement in Motion Pictures do Círculo de Produtores dos EUA. Entes outros reconhecimentos de Lasseter estão o prêmio de Reconhecimento pela contribuição para a Cinematografia, em 2004, do Art Directors Guild, um grau honorário do American Film Institute e o prêmio 2008 Winsor McCay do ASIFA-Hollywood pela realização na carreira e contribuição para a arte da animação.

 

 

Antes de formar a Pixar em 1986, Lasseter foi membro da divisão de computação da Lucasfilm Ltd., onde desenhou e animou The Adventures of Andre and Wally B, o primeiro personagem de animação baseado em computação gráfica tridimensional, e o personagem gerado por computação gráfica “Stained Glass Knight” do filme de 1985 produzido por Steven Spielberg O Jovem Sherlock Holmes.

Lasseter fez parte da classe inaugural do programa de Animação de Personagem do California Institute of the Arts, e diplomou-se em cinema em 1979. Ganhou duas vezes o prêmio Student Academy Award for Animation por seus filmes estudantis da CalArts intitulados Lady and the Lamp (1979) e Nitemare (1980). Seu primeiro prêmio foi aos cinco anos de idade, quando ganhou US$ 15,00 do Model Grocery Market em Whittier, na Califórnia, por um desenho em lápis cera de um cavaleiro sem cabeça.

Notou que ele gosta muito de camisetas havaianas? Assista abaixo um vídeo legendado em português onde ele fala mais de sua coleção de camisetas, publicado originalmente pelo site parceiro Animatoons:

 

 

O astro das pistas de corrida Relâmpago McQueen (voz de Owen Wilson) e o incomparável guincho Mate (voz de Larry the Cable Guy) levam sua amizade a novos e eletrizantes locais em Carros 2 quando eles partem para o exterior para competir no primeiro Grand Prix Mundial que determinará qual é o carro de corrida mais veloz do mundo. Mas a estrada até o campeonato é cheia de perigos, curvas e surpresas hilariantes quando Mate se envolve em uma intrigante aventura de espionagem internacional. Mate se vê dividido entre ajudar Relâmpago McQueen em uma corrida de alto nível e encontrar o fio da meada em uma missão supersecreta orquestrada pelo mestre da espionagem, o superespião britânico Finn McMíssil (voz de Michael Caine) e sua fabulosa espiã novata em treinamento Holley Caixadibrita (voz de Emily Mortimer). A jornada repleta de ação de Mate o leva em uma explosiva perseguição pelas ruas do Japão e da Europa, seguida por seus amigos e assistida pelo mundo todo. Acrescentando à diversão de alta octanagem está um elenco de novos carros pitorescos incluindo vilões ameaçadores e competidores de pistas internacionais. John Lasseter retorna ao banco do motorista para dirigir a sequência do filme de 2006, vencedor do Globo de Ouro®, Carros. Carros 2 é codirigido por Brad Lewis, produtor do vencedor do Oscar® Ratatouille, e produzido pela veterana dos efeitos visuais Denise Ream (produtora associada, Up – Altas Aventuras; produtora executiva de efeitos visuais, Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith). O filme entra nas pistas em 23 de Junho de 2011 e será exibido em Disney Digital 3D™ e IMAX® 3D em salas selecionadas.

 

Escrito por Jonas

O diretor de marketing de O Camundongo iniciou sua aventura virtual com a Disney há mais de seis anos e, desde então, acompanha o crescimento do projeto e se orgulha do que foi e será feito por aqui.