Olá, Camundongo!
Extra! Extra! (1992), Newsies no original, talvez seja um dos filmes menos conhecidos do Universo Disney. E não é difícil supor o porquê disso. Apesar da ótima trilha sonora de Alan Menken e da coreografia de Kenny Ortega, o musical peca em diversos aspectos, porém, não foge à regra e entrega uma importante mensagem como pano de fundo, com a qual podemos aprender muito.
Christian Bale interpreta o jovem órfão Jack Kelly, um vendedor de jornais nas ruas de Nova York, com o objetivo de se mudar para Santa Fé e levar uma vida diferente. A princípio, Jack não passa de um mero órfão sem quaisquer chances de ter um futuro promissor. Tudo muda quando os jornais aumentam de preço e Jack inicia uma greve.
Jack vivia em um contexto histórico bem diferente, no qual os mais fracos eram oprimidos pelos mais fortes; havia greves e protestos por todos os lados; pessoas apanhavam da polícia; e o dinheiro falava mais alto do que o bem-estar alheio. Ou talvez nossa realidade não tenha mudado tanto assim desde 1899.
Independente das semelhanças e diferenças, ao menos uma vez todos nós já nos sentimos impotentes perante uma situação difícil. Questionamos quem somos, para onde estamos indo, se estamos agindo da forma correta. Queremos desistir e nunca mais olhar para trás. Igual acontece com Jack. Porém, nada mudará se desistirmos de lutar.
Um grão de arroz pode virar a balança. Um homem pode ser a diferença entre a vitória e a derrota. Nós podemos fazer a diferença. Pouco importa se será em uma escala mundial, nacional ou apenas na vida de uma única pessoa. Nós podemos virar a balança. Nós podemos vencer. Basta querer. Basta dar o primeiro passo.
Quantos planos já abandonamos por pensarmos não conseguir? Quantos sonhos? É a hora de pararmos de adiar os nossos projetos e nos perguntarmos como os realizar. Coragem não pode apagar nossos medos. Coragem é quando nós os enfrentamos. Nada pode nos fazer desistir antes de terminarmos. Então, quais sejam as consequências, vamos começar!
Carinhosamente,
Lucas Neves
Editor-chefe