Menu
in

O Bom Gigante Amigo | Conheça o novo filme de fantasia dirigido por Steven Spielberg

Walt Disney, ao longo de seus sessenta e cinco anos, se tornou conhecido por ser um dos maiores contadores de história. Para a produção de Branca de Neve e os Sete Anões, por exemplo, ele interpretou cada um dos personagens ao narrar o conto de fadas para os animadores envolvidos no projeto, a fim dos mesmos conseguirem criar as personalidades corretas.

Steven Spielberg, por sua vez, ficou famoso como um dos grandes diretores contemporâneos. Sua carreira, pela qual recebeu três Oscar®, é bem ampla e diversa em gêneros, e inclui obras como Tubarão (1975), Os Caçadores de Aventuras (1981), ET – O Extraterreste (1982), A Lista de Schindler (1993), A.I.: Inteligência Artificial (2001) e As Aventuras de Tintim (2011).

Roald Dahl foi um escritor britânico, cujas obras marcaram e ainda marcam o imaginário infantil. Traduzidos para mais de cinquenta idiomas e com mais de duzentas milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, os livros de Dahl foram adaptados ao cinema em algumas ocasiões, como A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971 e 2005), Matilda (1996) e O Fantástico Sr. Raposo (2009).

A conexão entre esses homens tão talentosos responde por O Bom Gigante Amigo, longa-metragem com previsão de estreia para 28 de Julho de 2016, no Brasil. Esse era o único livro de Dahl ainda sem uma adaptação cinematográfica. Originalmente criado como uma história de ninar, era o favorito do escritor dentre todas as suas histórias.

Na minha opinião, foi genial da parte do Roald Dahl conseguir dotar as crianças de poder, tendo realmente muita coragem de propor essa combinação de luz e trevas, a qual é, ao mesmo tempo, assustador e redentor, sem deixar de ter uma lição que fica e perdura para todos,” conta Spielberg.

Para o diretor, essa combinação acaba sendo a marca registrada da Disney em várias outras obras, como Dumbo (1941), Fantasia (1940), Cinderela (1950) e Branca de Neve e os Sete Anões (1937). “É espetacular o que ele fez. Foi uma das coisas que me levou a querer dirigir essa história do Dahl,” revela Spielberg.

Trailer legendado de O Bom Gigante Amigo:

Melissa Mathison é quem assina o roteiro dessa produção. Falecida em Novembro de 2015, Mathison foi responsável por roteirizar os clássicos infantis ET – O Extraterrestre (1982) e A Chave Mágica (1995). “Ser fiel à linguagem do livro foi muito importante para nós,” explica o diretor do longa-metragem.

Vivido pelo vencedor do Oscar® Mark Rylance, o BGA — abreviação de Bom Gigante Amigo — é bem diferente dos outros habitantes da Terra dos Gigantes.  Apesar de ter mais de sete metros de altura, orelhas enormes e um olfato aguçado, ele é um cativante e acanhado bobalhão, enquanto os outros gigantes são duas vezes maiores e conhecidos por comerem humanos.

Quando Sofia, uma esperta garotinha órfã londrina de dez anos, chega à Terra dos Gigantes, ela fica com medo do misterioso gigante que a trouxe para a sua caverna, mas logo percebe a verdade: o BGA é muito gentil e encantador. Sofia é interpretada pela atriz novata Ruby Barnhill, atualmente com doze anos.

BGA e Sofia descobrem ter algo em comum. Ambos estão sozinhos no mundo, e isso os leva a se tonarem grandes amigos, porém, a presença da menina atraí a atenção indesejada de outros gigantes, os quais causam diversos problemas para a dupla. Assim, eles decidem partir para Londres e colocar em prática um plano para se livrar dos gigantes de uma vez por todas.

O Bom Gigante Amigo esteve em produção durante vinte e cinco anos. Após o lançamento do livro em 1982, os produtores Frank Marshall e Kathleen Kennedy começaram a desenvolver o projeto em 1991. Durante esse período de tempo, Robin Williams foi um dos candidatos para interpretar o protagonista da aventura.

Finalmente, em 2015, a ideia pôde sair do papel, quando o Walt Disney Studios concordou em co-produzir e co-financiar com a Amblin Entertainment, empresa de Spielberg.  “É uma história que fala de amizade, que fala de lealdade e de proteger os amigos, mostrando que mesmo uma garotinha pode ajudar um gigantão a resolver seus maiores problemas,” finaliza Spielberg.

O clássico O Bom Gigante Amigo de Roald Dahl finalmente ganha vida graças à união do talento de três dos maiores contadores de histórias do mundo, Roald Dahl, Walt Disney e Steven Spielberg. Dirigido por Spielberg, o filme O Bom Gigante Amigo da Disney narra a história cheia de imaginação de como um Gigante apresenta à pequena Sofia as maravilhas e os perigos da Terra dos Gigantes. Estão no elenco Mark Rylance, Ruby Barnhill, Penelope Wilton, Jemaine Clement, Rebecca Hall, Rafe Spall e Bill Hader.

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Leave a Reply

Sair da versão mobile