Menu
in

Carros 3 | Animação eleva a pintura automobilística a um novo nível

carros-3-pintura-inicio-camundongo

As mentes criativas do Pixar Animation Studios estão sempre nos levando para mundos inusitados e puxando os limites da tecnologia. E para o próximo lançamento do estúdio, Carros 3, a equipe de desenvolvimento recebeu a tarefa de adicionar cores, formas e expressões a personagens feitos de aço, plástico e vidro.

Foi realmente um desafio, em Carros 3, ter certeza de que esses personagens eram flexíveis, mas ainda assim prestar uma homenagem ao fato de eles serem de metal,” disse o supervisor de personagens Michael Comet. “Nós queríamos nos manter verdadeiros com o fato de esses serem carros reais.”

Um dos aspectos mais atrativos sobre esses carros são os seus esquemas de pinturas, os quais são muito mais complexos do que podemos imaginar. “No mundo de Carros, cores e formas ajudam a definir esses personagens,” explica o designer de produção Jay Shuster. “Você deseja que eles sejam fiéis aos seus materiais de origem – o aço, os plásticos e tudo mais.

Na sequência, Jackson Storm (voz original de Armie Hammer) surge como o grande novo rival de Relâmpago McQueen (voz original de Owen Wilson). “Ele faz parte da nova geração. E para um personagem como esse, o objetivo é usar formas, tintas e artes gráficas para criar um personagem completamente oposto a Relâmpago McQueen. Queríamos um Jackson ousado e elegante,” acrescenta Shuster.

Dessa forma, Shuster utilizou o símbolo internacional de furacão e o transformou no seu icônico símbolo S, estampado na lateral de Storm, e usou tintas e materiais específicos para dar ao personagem um visual imponente e dramático, explorando formas, pinturas e gráficos para estabelecer um corredor capaz de expressar as suas intenções com pouquíssimas palavras.

Já a outra personagem novata, a treinadora Cruz Ramirez (voz original de Cristela Alonzo), foi imaginada como um contraste de Storm. Assim, a cor escolhida foi o amarelo, se destacando em meios aos tons escuros do rival. “Ela possui uma personalidade muito vibrante, então, nós queríamos algo capaz de fazê-la brilhar e se destacar,” revela o designer.

Os artistas técnicos começam com um modelo básico cinza no computador, sem cores e sombras. Para adicionar cor e sombra ao personagem, é necessários um trabalho dos artistas do departamento de sombreamento e pintura digital. “Eles podem controlar brilho, cor e refletividade. E, em seguida, nós pegamos esses materiais e aplicamos de volta aos veículos,” explica Comet.

Para o personagem principal, um novo e brilhante esquema de pintura foi planejado. “Nossa tecnologia avançou muito, ao ponto de tudo responder de forma realista e correta. Por exemplo, [Relâmpago] é tão brilhante e, em alguns momentos do filme, tivemos de animar alguns dos carros fora da tela apenas porque era possível ver os seus reflexos nele,” comenta o supervisor de personagens.

Em Carros 3, os artistas responsáveis pelos personagens conseguiram duplicar as camadas claras sobre a tinta base da pintura. “Nós temos o controle da superfície dos nossos carros [animados] para determinar quão brilhante é a pintura […] Nós também fizemos detalhes como arranhões minúsculos. Sabe, se você lava o seu carro e usa uma técnica incorreta, você terá esses arranhões brilhantes,” revela Comet.

Tentamos ser cada vez mais fiéis aos materiais, pois os nossos renderizadores e todas essas qualidades são muito reais. Nós queremos nos manter fiéis ao fato de esses serem carros verdadeiros,” diz Shuster. Portanto, do amarelo vibrante de Cruz até a pintura brilhante reflexiva de McQueen, o estúdio criou personagens praticamente reais. O longa-metragem acelera em 13 de Julho de 2017 no Brasil.

“Ainda Não é o Fim

 

Surpreendido por uma nova geração de corredores incrivelmente rápidos, o lendário Relâmpago McQueen é repentinamente afastado do esporte que ama. Para voltar com tudo às corridas, ele precisará da ajuda de uma determinada jovem treinadora de corridas, Cruz Ramirez. Com o seu plano para vencer, mais a inspiração do Fabuloso Doc Hudson e alguns acontecimentos inesperados, eles partem para a maior aventura de suas vidas. E o teste final do campeão será na maior prova da Copa Pistão!

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".

Leave a Reply

Sair da versão mobile