in

Uma Noite na Arábia com o musical de Aladdin na Broadway

aladdin-broadway-inicio-camundongo

Quem nunca quis ver de pertinho nossos personagens favoritos ao vivo e ouvi-los cantar? Essa é a oportunidade que o espetáculo Aladdin, da Broadway, proporciona. A peça estreou primeiramente no Canadá e está em cartaz desde Março de 2014 no Teatro New Amsterdam, em Nova Iorque. Tive a oportunidade de assistir a peça em Agosto e estou aqui para contar um pouquinho como foi a experiência.

Os musicais da Broadway baseados em obras dos estúdios Disney são também produzidos pela empresa e por isso sua experiência começa ao chegar no teatro: você é encaminhado ao seu lugar por um Cast Member sorridente e prestativo. Aliás, todos os funcionários envolvidos na realização da peça são Cast Members (funcionários oficiais da The Walt Disney Company) e garantem um atendimento excelente, o mesmo oferecido quando se visita os parques temáticos.

A Friend Like Me” pelo elenco Broadway:

New Amsterdam é imenso, possui dois mezaninos, e lindíssimo. É também uma casa muito antiga mas que passou por reformas para receber o musical e está impecável. Sou uma Camundonga Garrafinha e por isso comprei ingresso na área mais próxima do palco, mas tenho certeza de que é possível ter uma boa visão de qualquer um dos lugares.

O elenco principal é composto por: Adam Jacobs (Les Miserables) como Aladdin; Courtney Reed (Mamma Mia!) como Jasmine; Jonathan Freeman (Beauty and the Beast) como Jafar; e James Monroe Iglehart (Memphis) como Gênio. Além de cento e oitenta outros bailarinos figurantes, personagens secundários, equipe de apoio e funcionários do teatro.

aladdin-broadway-001

Iglehart é famoso por estar em diversos vídeos que divulgam a peça e por ter ganho prêmios. No entanto, na noite na qual assisti a peça, o personagem do Gênio foi feito por Donald Jones Jr. Um detalhe interessante é que Freeman está reprisando seu papel. Isso mesmo, ele é a voz original de Jafar na versão americana da animação Disney e sua risada é inconfundível.

Por ser um musical, os grandes astros da peça são suas canções. As músicas clássicas – como “A Whole New World”, “Arabian Nights” e “Friend Like Me” -, compostas pela lenda viva Alan Menken (A Bela e a Fera), e com letras escritas por Howard Ashman (A Pequena Sereia) e Tim Rice (The Lion King), estão todas de volta. Ouvi-las ao vivo é de arrepiar graças à orquestra.

Gravando as Músicas:

A peça dura aproximadamente duas horas e meia e é dividida em dois atos separados por um breve intervalo de quinze minutos. Apesar da história seguir um roteiro quase idêntico ao da animação, certos elementos foram alterados. Como o fato de Aladdin não ter o macaco Abu como companheiro, e sim, três amigos: Babkak, Omar e Kassim.

O trio rouba a cena e arranca gargalhadas da platéia diversas vezes. O ajudante de Jafar, Iago, deixa de ser um papagaio e passa a ser um humano que serve como um fantástico alívio cômico. Temos também a menção da mãe de Aladdin, personagem presente nas primeiras versões do roteiro da animação, mas que foi cortada ao longo da produção.

aladdin-broadway-002

Fanáticos pela animação de 1992 não precisam se irritar com as mudanças no roteiro. As adaptações não alteram a mensagem original e são elementos novos que os fãs já familiarizados com a história podem acompanhar e se surpreender.

Tais mudanças criaram a oportunidade de termos canções inéditas inseridas no musical, como “A Million Miles Away” e “Somebody’s Got Your Back”. Algumas estavam presentes nas primeiras versões da animação como: “Proud of Your Boy”, a qual acaba se tornando tema de toda a peça, pois é reprisada diversas vezes. Se nunca as ouviu, vale a pena conferir as novas músicas. A trilha do espetáculo está disponível online em serviços como o Youtube e o Spotify.

Bastidores da Produção:

E as cortinas finalmente se abrem…

Logo de cara conhecemos todos os personagens e atores envolvidos na apresentação da noite pois estão presentes no número de abertura “Arabian Nights”. Impossível não mergulhar no mundo mágico Disney após a primeira canção. O figurino é colorido e destaca os movimentos dos personagens, nos enfeitiçando. A história se desenrola com Aladdin encontrando Jasmine no mercado e sendo em seguida enganado por Jafar, assim como no desenho.

No fim do Ato I temos o melhor momento de toda a peça: o número musical “A Friend Like Me”. A música funciona como clímax da primeira parte e é difícil para a platéia se manter na poltrona. Todos cantam juntos e a vontade coletiva é de se levantar e participar da coreografia. Donald, apesar de não ser o ator oficial no papel, é extremamente carismático e possui uma voz poderosa.

aladdin-broadway-003

Os novos arranjos são, em alguns trechos, ainda melhores do que os originais e a nova versão da música clássica ficará na sua cabeça por muito tempo. Cá entre nós, a primeira coisa que fiz após sair da peça foi adquirir a canção e ouvi-la sem parar.

Sou o tipo de espectadora que prefere não se levantar durante o intervalo devido ao tumulto. Mas os quinze minutos entre Atos é uma boa oportunidade para se abastecer de água e fazer uma comprinhas. Os souvenirs da peça são diversos – variam entre camisetas, bonecas, enfeites e álbum com a trilha sonora -, a vontade é de levar todos. Por serem produtos oficiais Disney, não são vendidos por preços acessíveis. O que não é surpreendente já que o ingresso sozinho custa entre setenta e trezentos dólares (e vale cada centavo).

A Whole New World” pelo elenco Broadway:

Após o intervalo inicia-se o Ato II. E logo nos primeiros minutos, temos o segundo melhor número do musical: “A Whole New World”. A cena é delicada e os efeitos especiais envolvem o público de tal maneira que todos saem da sala acreditando que o tapete mágico é real.

O final da peça é semelhante ao do desenho: nosso heroi derrota Jafar, o Sultão permite que Jasmine escolha seu futuro marido e o Gênio ganha sua tão almejada liberdade. Porém, não há o mesmo tanto de uso de magia no sentido literal da palavra. O Gênio não carrega castelos para o topo de montanhas e Jafar não se torna uma gigantesca cobra.

aladdin-broadway-004

Nem o carisma de Adam Jacobs, nem a beleza de Courtney ou a voz icônica de Freeman foram páreo para a atuação de Donald como Gênio da lâmpada. O personagem arrancou uma imensa ovação em sua primeira aparição sem nem ao menos falar. E o fez novamente ao fim, quando todos se levantaram para aplaudir. O carinho dos fãs é claro, em grande parte graças à memória que sempre nos traz Robin Williams à mente. Aliás, após o falecimento de Williams, o elenco fez questão de prestar sua homenagem.

O musical comemorou seu primeiro aniversário esse ano e já têm na bagagem indicações e ganhos de prêmios como o Tony Awards, o Oscar dos musicais. No último ano, só não foi mais visto do que Wicked e The Lion King.

Tributo a Robin Williams:

A peça é muito engraçada e com certeza a recomendo para Camundongos que irão passear na Grande Maça e ainda não sabem qual espetáculo assistir. Principalmente aqueles acompanhados de crianças. Como quase todos conhecemos o enredo de Aladdin, é possível se divertir sem ser fluente inglês. Porém, infelizmente, algumas piadas serão perdidas. Vamos todos torcer para que o Brasil siga a tradição e faça uma versão da peça assim como fez com A Bela e a Fera, O Rei Leão e O Fantasma da Ópera.

Algum Camundongo já assistiu ao musical? O que achou? Acima, separei dois vídeos para aqueles Camundongos que se interessaram pela peça e gostariam de saber um pouquinho mais sobre os bastidores da produção. Infelizmente, ambos não possuem legendas mas exibem imagens incríveis do teatro e trechos de números musicais.

aladdin-broadway-final-camundongo

Escrito por Caroline

Designer Gráfico, Disney freak, viciada em café, quer ser roteirista e princesa quando crescer. Têm mais livros do que deveria e leu mais vezes “Orgulho e Preconceito” do que têm coragem de admitir.