in

Especial Star Wars: Episódio VI | O Ataque dos Clones

star-wars-episodio-seis-inicio-camundongo

Hoje, voltamos a analisar nossa querida saga, que tem uma legião de fãs que apenas aumenta. Dez anos se passaram desde os acontecimentos de A Ameaça Fantasma (1999), e a república está à beira de um colapso. Diversos sistemas estão retirando apoio do Senado Galático graças as articulações de Conde Dookan, um poderoso Jedi renegado.

Leia também:

É assim que começa a historia de Star Wars: Ataque dos Clones, filme de 2002 e o segundo da nova trilogia e continua contando mais sobre a vida de Anakin Skywalker, o garoto que se tornaria um dos vilões mais imponentes da história do cinema.

star-wars-episodio-seis-001

Neste filme, temos um Anakin mais velho, interpretado por Hayden Christensen, e o jovem já está evoluindo. Como padawan, uma espécie de aprendiz, de Obi Wan, ele já faz missões e traz preocupação para seu mentor, devido a seu temperamento explosivo.

Este filme foi dirigido por George Lucas com a assistência de James McTeigue (V de Vingança), e foi um sucesso comercial, rendendo mais de 300 milhões nos cinemas. Entretanto, este filme foi o primeiro da saga a não ter a maior bilheteria do ano, sendo apagado por Homem-Aranha (2002), que também teve uma recepção melhor na crítica.

star-wars-episodio-seis-002

Obi Wan e Anakin são designados para proteger a senadora Padmé Amidala, que sofre uma tentativa de assassinato. Obi Wan parte para investigar o crime, e acaba encontrando um planeta-oceano chamado Kamino, onde descobre que um exército de clones está sendo desenvolvido pela república.

Ele suspeita de que Jango Fett, o caçador de recompensas usado como base para os clones, tenha sido o responsável pela tentativa de assassinar a senadora, e uma luta acaba acontecendo entre os dois.

star-wars-episodio-seis-003

Enquanto isso, Anakin viaja com Padmé para Tatooine, após ter uma série de sonhos proféticos com sua mãe. Ele descobre que Watto a vendeu para um fazendeiro chamado Cliegg Lars, que acabou libertando-a e casando-se com ela.

Cliegg, entretanto, conta ao jovem padawan que sua mãe foi capturada pelo Povo do Deserto, que provavelmente já a matou. Anakin não desiste e vai atras de sua mãe mesmo assim, e encontra-a a tempo de ver seu último suspiro. Em uma fúria cega, Anakin acaba matando toda a tribo do povo da areia.

star-wars-episodio-seis-004

Obi Wan durante a perseguição acaba parando no planeta Geonosis, onde descobre os planos do Vice-Rei Nute Gunray de ampliar seus exércitos de droids. Ele envia uma mensagem avisando Anakin, mas é capturado no meio da transmissão, levando o jovem e a senadora a irem resgatá-lo.

O filme obteve críticas melhores que seu antecessor, porém ainda foi considerado mediano. Mesmo críticos como Roger Egbert, declaradamente fã da saga, deu apenas duas de quatro estrelas em sua resenha, alegando que pela primeira vez ele tinha saído do cinema “sem uma frase memorável para citar“.

star-wars-episodio-seis-005

O filme é realmente bem fraco, se comparado com os outros da franquia. Apesar das cenas geniais de batalhas e da atuação memorável de Christopher Reeve no papel do vilão Conde Dookan, o filme é um pouco sem sal e acaba passando despercebido do resto da franquia. Devido às inúmeras críticas no anterior, o personagem Jar Jar Binks aparece o menos possível nesta sequência.

Para elevar as expectativas para o final da trilogia que nos explica os eventos da primeira, foi criada uma série de animações do Cartoon Network chamada Clone Wars. A série foi uma febre no mundo todo e deu oportunidade de diversos personagens secundários brilharem, além de incluir alguns de seus próprios personagens no filme que viria para encerrar a trilogia.

star-wars-episodio-seis-006

Além disso, o livro Star Wars – The Dark Disciple também é considerado canônico, e mostra um pouco mais dos personagens de Clone Wars, Asajj Ventress e Quinlan Vos. O livro estreou na décima sétima posição da lista de Best Sellers do New York Times.

Leia também:

Fiquem ligados para a conclusão da trilogia que precede os filmes originais no nosso próximo especial, e que a força esteja com vocês! E se desejam mais conteúdo, não deixem nos seguir no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Tumblr.

star-wars-episodio-seis-final-camundongo

Escrito por Alvaro