Dono da Voz | Biografia do ator James Earl Jones

A coluna Dono da Voz de hoje é sobre alguém que deu voz a um dos leões mais amados e inesquecíveis desse Universo Disney: Mufasa. Isso mesmo, estamos falando de James Earl Jones. Nessa edição, iremos contar para você um pouco mais da vida e da carreira desse ator sensacional com uma voz mais do que marcante.

Nascido em 17 de Janeiro de 1931, em Arkabutla, Mississippi, James tem ascendência africana, Cherokee, Choctaw e irlandesa! Gago durante a infância e extremamente tímido perante as outras crianças, James apenas venceu seu medo de falar em público e melhorou da gagueira após a ajuda de um professor de literatura que o ajudou e o apoiou.

James Earl Jones foi aceito na faculdade de medicina na Universidade de Michigan, mas logo trocou de rumo, ao descobrir a arte da atuação. Após se formar, serviu ao exército na Guerra da Coréia, voltando, então, a exercer sua paixão, atuando, quando essa se encerrou. Sua estreia na Broadway se deu em 1950, no espetáculo Sunrise at Campobello.

Por muitos anos, sua carreira transitou entre diversos papéis na televisão, teatro e cinema. Até que, em 1963, ele foi indicado pela primeira vez a um Emmy Award por sua performance em East Side/West Side (1963-1964).

Sua carreira deslanchou na Broadway apenas em 1968, quando interpretou o boxeador Jack Jefferson no espetáculo A Grande Esperança Branca. Sua performance o fez ganhar um Tony Award. Ele também fez parte do elenco da versão cinematográfica do espetáculo, em 1970, sendo indicado a um Globo de Ouro.

Apesar de ser conhecido, principalmente, por dar voz ao personagem Darth Vader – em Star Wars: Uma Nova Esperança (1977), Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980), Star Wars: O Retorno de Jedi (1983) e em diversas outras obras da franquia – sua lista de trabalhos na telona é grande.

Alguns de seus créditos cinematográficos incluem: Conan, O Bárbaro (1982), Um Príncipe em Nova York (1988), A Caçada ao Outubro Vermelho (1990), “Jogos Patrióticos (1992) e Perigo Real e Imediato (1994).

E, claro, não poderia deixar de mencionar o trabalho mais especial desse ator para nós, camundongos: Mufasa. Não somente deu voz ao personagem nos filmes O Rei Leão (1994) e O Rei Leão 2: O Reino de Simba (1998) como também retornará ao papel de Mufasa na nova versão produzida pela Disney, com estreia prevista para 18 de Julho de 2019, no Brasil.

Written by Verônica

Graduada em Disney com PhD em "Pocahontas". Viciada em séries e apaixonada por "Once Upon a Time". Adora dar pitaco e, por isso, além de escrever n'O Camundongo, mantém um canal no youtube onde fala, claro, sobre Disney.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…