Zootopia | Roteirista acusa a Disney de plagiar o seu projeto

2

zootopia-plagio-poster-camundongo

Não é a primeira vez e possivelmente não será a última… No final de Março de 2017, Gary Goldman, roteirista de O Vingador do Futuro (1990), entrou com uma ação judicial contra a The Walt Disney Company, acusando a empresa de ter roubado e usado uma ideia de sua autoria na criação do longa-metragem de sucesso Zootopia, lançado em Março de 2016. As informações são da Variety.

De acordo com o processo (via Deadline), o Walt Disney Animation Studios teria roubado o visual dos personagens, temas, linhas de diálogos e até o nome Zootopia de um projeto desenvolvido por Goldman. E por duas vezes, em 2000 e em 2009, Goldman teria oferecido o projeto para os executivos do estúdio, mas teria sido rejeitado. O processo diz ser o exemplo mais recente de uma lona trajetória de plágio.

zootopia-plagio-001

Embora a The Walt Disney Company reforce rigorosamente seus direitos autorais, desenvolveu-se uma cultura na qual não apenas é aceitável copiar o material original de terceiros, como também é incentivado,” alega a petição. “Em vez de adquirir legalmente o trabalho de Goldman, os réus disseram não estar interessados em produzi-lo. Posteriormente, seguindo tal cultura, copiaram o seu trabalho.

O processo do Senhor Goldman está cheio de falsas alegações. É uma tentativa sem princípios de reivindicar um filme de sucesso não criado por ele, e vamos vigorosamente defender isso no tribunal,” afirmou o porta-voz da Disney. Ainda de acordo com o documento, Goldman registrou um tratamento de um roteiro para um filme de ação ao vivo com a Writers Guild of America, West, em Agosto de 2000.

zootopia-plagio-002

Batizado de Looney, o filme seria o primeiro dentro de uma franquia chamada Zootopia, a qual também incluiria um filme animado com o mesmo nome. O conceito de Goldman trazia um animador humano, o qual cria um mundo animal de desenho como um reflexo da complexa sociedade humana, com as classes e as estruturas de poder baseadas nas características das diferentes espécies.

Goldman teria ainda contratado um animado para desenvolver os personagens, os quais ele alegam ser extremamente semelhante aos animais vistos em Zootopia. “A Zootopia da Disney é substancialmente similar à Zootopia de Goldman,” diz o processo. A versão de Goldman traz como protagonista Mimi, um esquilo fêmea fofo e otimista, e por essas características não é levada a sério.

zootopia-plagio-003

Para Goldman, Mimi possui uma grande semelhança com Judy Hopps (voz original de Ginnifer Goodwin), a coelha policial. O roteirista também afirma que o personagem de Nick Wilde (voz original de Jason Bateman) foi criador com base em outro de seus personagens, Roscoe, uma hiena macho cínica e exilada da sociedade de animais.

Muitos outros personagens do longa-metragem vencedor do Oscar® também teria suas contrapartes na versão de Goldman, como o chefe de polícia Bogo, inspirado em Griz (voz original de Idris Elba), um dominante urso pardo; a cantora Gazelle (voz original de Shakira), baseada em Cha, um guepardo com características latinas. De acordo com Goldman, ambas as personagens funcionam como símbolos sexuais.

zootopia-plagio-004

Uma outra alegação de Goldman é a a cópia da trama. “Os heróis trabalham para alcançar a carreira dos sonhos, apesar de serem desencorajados por seus pais. Eles vão para as academias, onde eles se destacam, conseguem reconhecimento por seus trabalhos e ganham a oportunidade de ir para a cidade grande trabalhar em seus empregos dos sonhos,” diz a petição.

Já na cidade grande, os heróis se deparam com chefes fortes, poderosos e arraigados, os quais querem manter controle sobre os heróis. Os heróis estão obcecados com os seus trabalhos e vão ao limite na busca pelo sucesso, até desafiando seus patrões. Os heróis possuem um parceiro responsável por ajudá-los a alcançar o sucesso. No entanto, o sucesso sobe para as cabeças, e eles ofendem seus parceiros.

zootopia-plagio-005

Isso desencadeia uma crise profissional, resultando nos heróis perdendo seus empregos e status. Desencorajados e rejeitados, os heróis retornam para as casas dos pais nas pequenas cidades para viverem e trabalharem com seus pais nas vidas das quais fugiam. Os heróis encontram seus antigos valentões, agora evoluídos e com seus próprios preconceitos superados.

O processo também acusa o estúdio de copiar alguns dos diálogos escritos por Goldman, a exemplo da fala de Judy para Finnick (voz original de Tommy “Tiny” Lister), uma raposa feneco, sobre se tornar um elefante, pois na metrópole de mamíferos tudo é possível; e da fala de Nick sobre como todo mundo se muda para Zootopia querendo ser quem quiserem, mas, na verdade, apenas podem ser quem são.

zootopia-plagio-006

Por fim, Goldman diz ter se reunido com David Hoberman, na época presidente do grupo de estúdios da Disney e também diretor executivo da Mandeville Films, com a qual o Walt Disney Studios tinha parceria. Na reunião, Hoberman teria respondido favoravelmente ao projeto, mas, eventualmente, a Mandeville acabou recusando a ideia e não estaria interessada em adquirir os direitos do material

Depois de nove anos, Goldman voltou a oferecer o seu projeto. Dessa vez, para Brigham Taylor, com quem estava trabalhando em um roteiro chamado Blaze, baseado nos quadrinhos da Marvel. Taylor era o vice-presidente executivo de produção da Disney e teria ficado responsável de apresentar as ideias de Goldman para o departamento de animação da Disney, mas novamente não houve interesse na aquisição.

zootopia-plagio-007

A petição pede para a companhia do Mickey Mouse demostrar para a Esplanade Productions, empresa de Goldman, “todos os lucros derivados do uso da versão de Goldman de Zootopia e de sua produção, reprodução, preparação de obras derivadas baseadas na distribuição, desempenho e exibição de Zootopia da Disney ou do merchandise em todas as mídias, de todas as fontes, em todo o mundo.

O documento igualmente pede para a Disney arcar com os danos emergentes e lucros cessantes, além dos danos punitivos gerados pela ação maliciosa e de má-fé por parte da Disney e outros. Em entrevistas, durante o período de divulgação, o co-diretor Byron Howard disse ter apresentado a ideia para John Lasseter em 2010, quando a ideia ainda era um filme de espionagem e uma paródia do James Bond.

Trailer dublado de Zootopia:

Zootopia é uma cidade diferente de tudo o que você já viu. Formada por “bairros-habitat”, como a elegante Praça Sahara e a gelada Tundralândia, essa metrópole abriga uma grande diversidade de animais irreverentes sempre prontos para encarar uma nova e divertida aventura. Quando Judy Hopps (voz de Monica Iozzi na versão dublada) chega em Zootopia, ela descobre que ser a primeira coelha da equipe da polícia, formada por animais grandes e fortes, não é nada fácil. Determinada a provar seu valor, ela embarca em uma aventura atrapalhada e bem humorada, ao lado do malandro raposo Nick Wilde (voz de Rodrigo Lombardi na versão dublada) para desvendar um grande mistério. Além de Monica Iozzi e Rodrigo Lombardi emprestarem suas vozes para os protagonistas do filme, Judy Hopps e Nick Wilde, na versão brasileira do filme, o jornalista Ricardo Boechat dá voz ao personagem Boi Chá, o famoso jornalista da bancada do Zoo News. Para deixar tudo ainda mais divertido e com muito brilho, a cantora Shakira dá voz à personagem Gazella, a maior estrela pop de Zootopia, além de interpretar a canção “Try Everything“, da trilha sonora do filme.

zootopia-plagio-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O atual diretor de redação e editor-chefe de O Camundongo é um grande aficionado por cinema, séries, livros e, óbvio, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro" e "A Família do Futuro".



  • Pedro

    Esse Gary Goldman é que foi parceiro do Don Bluth em Anastasia, ou é coincidência de nome?

    • Não são a mesma pessoa. É apenas coincidência de nome mesmo hahaha