Dante é o protagonista do curta inédito de Viva – A Vida é Uma Festa

1

viva-dante-inicio-camundongo

Dante é o cachorro de Miguel (voz original de Anthony Gonzalez), o protagonista de Viva – A Vida é uma Festa, próximo longa-metragem do Pixar Animation Studios. E depois de roubar a cena no primeiro trailer, o Pelado Mexicano ganhou um curta para chamar de seu. No vídeo, o qual pode ser assistido abaixo, Dante persegue um osso, mas esse parece ter vida própria e não quer se tornar seu almoço.

Lee Unkrich, diretor da animação, disse ter desenvolvido O Almoço de Dante – Um Conto Curto como um teste de animação, com o intuito da equipe ter uma noção melhor do personagem. O resultado final o agradou tanto, e por isso, decidiu disponibilizá-lo para todos poderem assistir e também conhecerem o divertido cachorro de Miguel.

O Almoço de Dante – Um Conto Curto:

Para Unkrich, Dante é um dos personagens mais únicos e atraentes do filme de fantasia. Ao lado do animal de estimação, Miguel parte em uma jornada extraordinária rumo à Terra dos Mortos, determinado a seguir a sua paixão pela música, embora essa seja proibida em sua família, e conhecer o seu ídolo musical falecido, Ernesto De La Cruz (voz original de Benjamin Bratt).

O longa-metragem foi inspirado pelo dia de los muertos, no qual, segundo a cultura mexicana, acontece as almas dos mortos retornam à Terra. “Eu comparo isso a uma grande reunião familiar anual, envolvendo os vivos e os mortos, e há algo realmente bonito sobre essa noção de não precisar dizer adeus para ninguém e saber que eles irão retornar a cada ano,” explica Unkrich.

viva-dante-001

Eu me apaixonei por essa bonita celebração e por como ela é celebrada nos Estados Unidos e no México. Nós abraçamos totalmente a celebração nessa história. Eu não queria apenas inserir uma história qualquer dentro daquele mundo, então, nós criamos uma história que apenas poderia se passar no dia de los muertos,” continua.

Uma parte do processo de pesquisa sobre o México e a sua cultura foi brincar com cachorros. Em uma viagem ao México, os animadores conheceram o cachorro símbolo do país, o Xolo ou Xoloitzcuintli ou Pelado Mexicano, uma antiga raça muito presente nas lendas astecas sobre a vida após a morte, as quais dizem que, para realizar a travessia, era preciso ter um cachorro como companheiro.

viva-dante-002

A raça é conhecida por perder alguns dos dentes com o tempo, e quando isso acontece, a língua do animal fica pendurada do lado de fora da boca, assim como é evidente no curta. “Nós quisemos abraçar isso e usar como uma característico do personagem. Então, a língua de Dante é quase um personagem próprio, separado dele,” comenta o diretor.

Meus filmes favoritos são aquelas capazes de ter dar uma gama completa de experiências e emoções enquanto você assiste. Eu amo filmes engraçados e assustadores e realmente emocionantes, tudo em um, e eu não costumo ver filmes assim por aí. [Viva – A Vida é uma Festa] é engraçado, assustador em alguns momentos, e é definitivamente emocionante.

viva-dante-003

Segundo o diretor, o filme está se tornando um dos filmes mais bonitos já criados pelo Pixar Animation Studios e, em breve, o público poderá ver um pouco mais dos visuais e da atuação vocal do elenco, inclusive confirmando que Miguel canta durante o filme. E logo mais, também iremos conhecer Hector, o misterioso personagem interpretado por Gael García Bernal.

Trabalho nesse filme há quase seis anos, e as reviravoltas não são mais surpresa para mim, porque estou tão imerso nele há tanto tempo, mas ainda estamos realizando sessões de testes para diferentes pessoas e grupos, e eles continuam a se surpreender. Então, estou muito confiante de que temos pelo menos uma surpresa guardada para o público,” admite. Viva – A Vida é uma Festa estreia em 04 de Janeiro de 2018 no Brasil.

Apesar de a música ter sido banida há gerações em sua família, Miguel (voz do novato Anthony Gonzalez) sonha em se tornar um grande músico como seu ídolo, Ernesto de la Cruz (voz original de Benjamin Bratt). Desesperado para provar o seu talento, Miguel se vê na deslumbrante e pitoresca Terra dos Mortos seguindo uma misteriosa sequência de eventos. Ao longo do caminho ele conhece o trapaceiro encantador Hector (voz original de Gael García Bernal), e juntos eles partem em uma jornada extraordinária para descobrir a verdade por trás da história da família de Miguel.

viva-dante-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O atual editor-chefe de O Camundongo é um grande aficionado por cinema, séries, livros e, óbvio, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".



  • Jean Expedito

    Depois de Toy Story 3, eu torci muito para ver um longa da Pixar desenvolvido e dirigido por Lee Unkrich. E esse tema me encanta demais.
    No início de toda a divulgação da produção, fiquei meio receoso por haver a possibilidade de ser um musical, mas agora torço pra isso.
    Espero que me encante e seja um sucesso!