in

The Muppets | 1×07 – Pig’s in a Blackout

the-muppets-blackout-inicio-camundongothe-muppets-aviso

“Sabe, Rowlf, existem tantas pessoas egoístas nesse mundo e nenhuma delas vai levantar um dedo sequer para ajudar alguém.”

Kermit, o Sapo

Com tantos acontecimentos reunidos e simultâneos, Pig’s in a Blackout parece ter comprimido quase uma hora em míseros vinte e dois minutos — e isso, normalmente, não costuma ser algo bom, pois muita informação em pouco tempo é sempre arriscado e prejudica a compreensão do público.

O episódio começa com Kermit, o Sapo, se vangloriando de suas conquistas após ter saído do pântano em Mississipi, quando é interrompido por um acidente com o carro de golfe de Sweetums e um bloco gigante de manteiga. Dai em diante, é um desastre atrás do outro no escritório.

the-muppets-blackout-001

Dessa vez, os roteiristas souberam explorar de modo correto a personalidade do sapinho. Kermit sempre colocou as necessidades e os problemas alheios à frente de si mesmo. E aqui, vemos ele sofrendo as consequências de ser o porto seguro, tanto pessoal quanto profissional, dos Muppets.

Ao desmaiar de estresse, Kermit é socorrido por Miss Piggy e Denise e ambas mandam ele passar algum tempo em um spa. Lá, ele encontra Jason Bateman, um ator conhecido por sempre interpretar o “moço bonzinho” em seus filmes. Porém, nesse episódio, ele se revela cínico e sua participação é a mais sem graça e esquecível da temporada.

the-muppets-blackout-002

Embora a participação de Bateman não seja memorável, a impressão causada por ele em Kermit rende um dos diálogos mais interessantes e talvez o de maior profundidade do programa. Quando desabafa com Rowlf, Kermit diz não querer se preocupar tanto com os outros e o cachorro responde: “Então, você não seria você. E isso não é modo de viver.”

Todo o arco de Kermit transmite uma bonita moral. É importante aceitarmos quem somos para sabermos como lidar com nossos problemas pessoais. Kermit sempre foi um sapo simples, do interior e com um coração enorme e ele não precisa mudar quem ele é para encontrar a paz em meio ao caos. A solução era simples e a cena na qual ele a descobre é encantadora e tão sincera.

the-muppets-blackout-003

No entanto, a mensagem acaba se perdendo em meio às confusões dos demais personagens no escritório, justamente por ser a parte mais cômica e divertida do episódio. Os coadjuvantes, aliás, são a principal fonte de humor. Chip, Yolanda, Scooter, Janice e tantos outros roubam a cena, talvez por serem usados com parcimônia e apenas para piadas pontuais.

Fozzie, por outro lado, parece ter perdido a sua posição de destaque para Miss Piggy. No episódio passado, o urso sequer apareceu, e nesse, ele surge em tela por meros segundos, enquanto nos primeiros episódios, suas tramas ocupavam muitos minutos. Apesar de ser um ótimo personagem, sua ausência tem favorecido The Muppets.

the-muppets-blackout-004

Durante seu retiro, o sapo deixa seu assistente Scooter no comando de Up Late with Miss Piggy. Claro, o resultado não poderia ser outro além de um número ainda maior de confusões, a começar pela tragédia com o ar-condicionado até o completo apagão. Com ajuda de Gonzo e do pôster de gatinho, o moço salvou o programa do completo desastre e trouxe a Pentatonix para participar.

A conversa entre Gonzo e Scooter também foi um dos pontos altos e dialoga com a situação de Kermit, além de representar o lado emocional dos personagens. Conquanto seja divertido ver Beaker ser arremessado, congelado e queimado e Miss Piggy escorregando na manteiga derretida, os Muppets são uma metáfora de esperança, de continuar seguindo em frente e de união.

the-muppets-blackout-005

Pig’s in a Blackout beira a perfeição e, se não pecasse pelo exagero de uma das tramas, teria se tornado um episódio inesquecível e digno do legado de Jim Henson. Cada vez mais fica claro a intenção dos roteiristas de resgatar a essência dos fantoches em vez de modificá-los e torná-los caricaturas de si mesmos.

Não podemos descartar a possibilidade de este episódio ter sido apenas um desvio na curva e a equipe criativa deseje continuar investindo no lado “maduro”. Com a saída de um dos co-criadores e a iminente reformulação da série, apenas podemos torcer pelo melhor — com muito mais humor, mais coração, mais canções e mais da essência dos Muppets.

Obs. #1: Qual o número da Yolanda? Queremos contratá-la como secretária do O Camundongo!

Obs. #2: Pobre Sam, continua apaixonado por Janice. Triste situação.

Obs. #3: Quanto tempo a ABC vai demorar para transformar o Up Late with Miss Piggy em um programa de verdade?

the-muppets-blackout-final-camundongo

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".