The Lion Guard promete unir pais e filhos através da magia da nostalgia

4

lion-guard-poster-equipe-camundongo

Se há algo que qualquer Camundongo precisa reconhecer, é o poder da The Walt Disney Company de ampliar os horizontes de suas histórias e transformá-las em franquias lucrativas. São produtos e livros licenciados, curtas-metragens, séries de televisão, continuações, musicais, relançamentos no cinema e em home vídeo, e tudo o mais que conseguirem pensar.

Como uma das animações de maior faturamento, O Rei Leão (1994) também passou por isso. Nas décadas de 1990 e 2000, quando houve o surto de produções derivadas, a aventura de Simba ganhou duas continuações – O Rei Leão 2: O Reino de Simba (1998) e O Rei Leão 3: Hakuna Matata (2004) – e um seriado – Timão & Pumba (1995-1999).

Agora, mais de vinte anos após o lançamento do original, a história irá continuar através de um telefilme – The Lion Guard: Return of the Roar (A Guarda dos Leões: O Retorno do Rugido, em tradução livre) -, o qual dará início a uma nova série: The Lion Guard, cujo protagonista será Kion, o segundo filho de Simba e Nala. A previsão de estreia é para o próximo ano no Brasil.

Clipe de The Lion Guard: Return of the Roar:

Segundo Nancy Kanter, diretora geral do Disney Junior, a série está em produção há quatro anos. “Nós estávamos nos certificando, a partir de um valor de produção, que poderíamos chegar tão perto da sensação do clássico quanto fosse possível. Eu acho que as pessoas vão se surpreender com o quão bonito ficou. Alguns dos artistas da série trabalharam no filme original,” disse ela.

Na trama, Kion quebra uma antiga tradição ao recrutar seus amigos para formarem a Guarda dos Leões, anteriormente composta apenas pelos mais corajosos, rápidos e fortes leões das Terras do Reino. Assim, ele terá ajuda do texugo Bunga; da garça Ono; da guepardo Fuli; e do hipopótamo amigável Beshte.

Essa diversidade de animais fará com que eles aprendam a utilizar cada uma de suas habilidades únicas para resolver problemas e realizar tarefas, buscando sempre manter o equilíbrio dentro do ciclo sem fim. Algo totalmente condizente com a proposta do canal, cujo público-alvo é crianças em idade pré-escolar, entre dois e sete anos.

lion-guard-hienas

Até o grupo das hienas terá espaço em The Lion Guard.

Ou seja, o foco da atração não é a geração de crianças que cresceu assistindo a O Rei Leão (1994) incontáveis vezes em VHS e a Timão & Pumba (1995-1999) nas manhãs, e sim, a atual – composta, inclusive, pelos filhos daqueles que já estão mais do que familiarizados com a história de Simba.

Apesar de essa não ser a intenção principal, Kanter espera que o seriado possa atrair os pais através da nostalgia. Talvez, seja a oportunidade de pais e filhos desenvolverem um novo (e melhor) interesse em comum, ao invés de serem obrigados a mais uma maratona de episódios de porcas e galinhas cantoras.

O Rei Leão (1994) continuará intocável, não importa quantas séries e continuações a empresa do Mickey Mouse produza. São estratégias diferentes para alvos ainda mais diferentes, tanto que a premissa e o estilo de animação não poderiam ser distintos. A proposta não é excluir, mas complementar. Se The Lion Guard te incomoda, simples, basta ignorar.

lion-guard-final-kion-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O atual editor-chefe de O Camundongo é um grande aficionado por cinema, séries, livros e, óbvio, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".



  • rodrigo duarte

    Show de bola, a animação tá chocante!!!

  • Puxa esperei vinte e um anos por uma seria animada so que contaria a infancia de simba com timao e pumba…

  • Iohana

    Já tem alguma data???

    • Por enquanto, não há uma data definida para o Brasil, mas a estreia está prevista para esse ano :)