in

Especial Star Wars: Episódio II | Uma Nova Esperança

star-wars-episodio-dois-inicio-camundongo

Continuando nossa jornada, hoje falaremos do filme que começou toda a saga Star Wars: Uma Nova Esperança. Lançado em 1977, o longa-metragem quebrou barreiras em tecnologia e é considerado um dos filmes de maior sucesso e influência da história, e foi preservado na livraria do congresso americano, uma das maiores honras para um longa.

Leia também:

O filme se passa dezenove anos após a formação do Império Galático, no momento do término da construção de uma poderosa arma de destruição em massa: A Estrela da Morte. A Princesa Léia, líder da Aliança Rebelde, recebeu os projetos da arma e começou a ser caçada pelo império.

star-wars-episodio-dois-001

Nosso primeiro contato com o icônico vilão Darth Vader acontece em uma das primeiras cenas do filme. Vader invade a nave onde Léia fugia, e a captura, mas não sem antes a princesa entregar os planos e uma mensagem a um de seus dois robôs, R2-D2. Ele e seu companheiro C-3PO são então lançados para fora da nave, para escapar da prisão.

Ambos acabam parando no planeta Tatooine, onde são presos por uma raça de vendedores de androides chamada Jawa. A dupla é comprada por um jovem fazendeiro chamado Luke Skywalker, que acaba descobrindo parte da mensagem escondida de R2, e por fim leva o robozinho até Obi-Wan Kenobi, um velho que vive recluso no deserto.

star-wars-episodio-dois-002

Após ter sua casa destruída e seus tios carbonizados, Luke parte com Obi-Wan, que declara ter conhecido seu pai e feito parte da mesma ordem, para iniciar seu treinamento como um Jedi, e salvar a princesa. Para sair do planeta, eles acabam encontrando a dupla de contrabandistas Han Solo e Chewbacca.

Quando não pôde adquirir os direitos de Flash Gordon, George Lucas decidiu que faria seu próprio épico espacial. Então, usando de base os filmes de samurai de Akira Kurosawa e o próprio Flash Gordon, ele começou a escrever. Um grande aliado seu foi o livro O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell.

star-wars-episodio-dois-003

Campell era um mitólogo que em seu livro faz uma analise comparativa de vários heróis mitológicos e divindades, mostrando que suas origens seguem um tipo de padrão. Esta análise ficou conhecida como A Jornada do Herói, e foi usada amplamente na ficção e por George Lucas. Toda a saga de Lucas utiliza a Jornada como base para a construção dos personagens.

Star Wars: Uma Nova Esperança teve orçamento de onze milhões de dólares, e se tornou um dos maiores sucessos do cinema, ganhando 215 milhões só nos Estados Unidos durante o período em que foi exibido. O filme também recebeu dez indicações ao Oscar, das quais seis foram conquistadas. A Academia também criou a premiação Melhor Edição de Som pelo trabalho de Bem Burtt no longa, que foi o primeiro a levar a estatueta.

star-wars-episodio-dois-004

O sucesso comercial de Star Wars acabou levando Lucas a ampliar suas empresas, criando assim várias divisões como Skywalker Sound, THX, Pixar, entre outras. Além de diversas re-exibições em cinemas do mundo todo, a franquia também possui diversas versões de Home Vídeo, com cenas deletadas, modificações em efeitos especiais, entre outros detalhes.

Entre os atores, contrariando seus contratantes, George Lucas optou por desconhecidos. O único que já tinha fama era Harrison Ford, que a principio nem estaria no filme, sendo chamado apenas para auxiliar nos testes de elenco. Mark Hamil e Carrie Fisher foram lançados ao estrelato imediatamente, e apesar de terem feito outras obras, nenhuma foi tão expressiva em suas carreiras como Guerra nas Estrelas.

star-wars-episodio-dois-005

Obviamente, uma saga como esta não ficaria restrita a filmes. Apesar de George Lucas pessoalmente considerar canônico apenas suas obras, e a própria Disney ter dado o apito final e dito que o Universo Expandido seria feito de lendas, eles decidiram colocar alguns deste livros como parte da história “verdadeira” de Guerra nas Estrelas.

Leia também:

Relacionado ao período entre o filme que falamos hoje e o próximo, O Império Contra-Ataca (1980), está Heir to the Jedi, escrito por Kevin Hearne e ainda não lançado no Brasil, que é todo narrado em primeira pessoa por Luke Skywalker, e lida com suas experiências iniciais em contato com a Força, e como aprender a utilizá-la, enquanto enfrenta resquícios do Império que ajudou a derrubar. Esperamos que estejam gostando do nosso especial. Até a próxima e que a força esteja com vocês!

star-wars-episodio-dois-final-camundongo

Escrito por Alvaro