Listas 2000 | Melhores sequências e prelúdios das animações da Disney e Pixar

2

novas-redes-camundongo-003listas-sequencias-inicio-camundongo

Atualmente, é bem comum nos depararmos com anúncios quase diários de sequências de longas-metragens de sucesso, dando início a uma nova franquia. Em alguns casos, a qualidade da trama e até do filme em si é deixada de lado a fim dos estúdios conseguirem arrecadar mais alguns milhões nas bilheterias. Em outros, há uma preocupação de se manter fiel e honrar o legado do filme original.

O anúncio de Detona Ralph 2 (29 de Março de 2018) e o fato de Procurando Dory (2016) ainda estar em cartaz nos levaram a pensar em quais são as nossas sequências e prelúdios favoritos das produções do Walt Disney Pixar Animation Studios. Assim, essa Listas 2000 não elenca todas as sequências já produzidas pelos estúdios, apenas considera as prediletas dos integrantes da nossa equipe. Agora, chega de enrolação e vamos conhecer quais são as eleitas!


listas-sequencias-006

Uma das poucas sequências Disney que considero boa, Toy Story 2 (1999) é um filme que aborda de uma maneira muito delicada e precisa dois assuntos importantes na vida das pessoas: amizade e crescimento. Vemos Andy já em uma nova fase da vida, na qual começa a viajar sozinho, e seus brinquedos preocupados com a possibilidade de Andy esquecê-los com o passar dos anos, ao mesmo tempo em que eles partem em uma busca por Woody, que foi roubado. Toy Story 2 é um filme excelente, tão bom quanto ou até melhor que seu antecessor de 1995, recheado de emoção e comédia. É um filme que te faz pensar sobre sua vida, tanto no passado como no presente.

~ por Christiano


listas-sequencias-005

Lilo & Stitch (2002) pode ser considerado o grande sucesso do Walt Disney Animation Studios durante a década de 2000. O filme dirigido por Chris Sanders e Dean DeBlois deu origem a outros três longas-metragens e a duas séries de televisão. Dentre tantos produtos, podemos destacar Lilo & Stitch 2: Stitch Deu Defeito (2005), o qual se passa após a animação original. A trama da continuação mostra Lilo tentando lidar com os problemas de mau comportamento de Stitch, enquanto precisa encontrar um tema e ensaiar uma coreografia para o festival de Hula. Embora a qualidade da animação seja inferior e o roteiro abuse de referências ao primeiro filme, a trilha sonora e o humor continuam de alto nível e são os pontos fortes, assim como a relação gracinha e fofa entre Lilo e Stitch.

~ por Lucas


listas-sequencias-004

Monstros S.A. (2001) dispensa comentários, tendo sido uma das mais queridas produções da Pixar de todos os tempos pelo público. Por esta razão, a memorável cena final, onde há o encontro entre Sulley e Boo, levou muitos a acreditarem que uma sequência estaria nos planos do estúdio, em algum momento. Contudo, o que se passa após aquele momento ficará por conta de nossa imaginação, pelo menos pelos próximos anos. Em compensação, no ano de 2013, fomos agraciados com uma divertida viagem ao passado, na qual tivemos a oportunidade de acompanhar os tempos de faculdade da dupla Mike e Sulley, quando se conheceram. Universidade Monstros possui um roteiro bem mais leve que seu original, com a comédia e as referências tomando conta do enredo. Mas ele faz isso muito bem, sendo uma das poucas produções recentes da Pixar que podemos considerar memoráveis, junto a ele temos Divertida Mente (2015) e Procurando Dory (2016). Os novos personagens são bem construídos e a trama nos apresenta a evolução da dupla protagonista de forma muito interessante, assistir a ambos em sequência é uma experiência extremamente válida.

~ por Jonas


listas-sequencias-003

Essa sequência de Aladdin (1992) é uma das que mais impressiona devido à sua continuidade de fatos e, claro, à essência do primeiro filme, como as piadas e músicas. Enquanto a parte visual, em alguns momentos deixa a desejar, a história em si traz ainda mais valor aos personagens e suas personalidades. Particularmente é uma das sequências com os melhores elementos e o mais marcante em questão de continuidade.

~ por Catarina


listas-sequencias-002

Lançado em 1990, a sequência de Bernardo e Bianca (1977) é ambientada na Austrália e repete o molde do filme original. Podemos traçar alguns paralelos entre os dois longas: ambos os vilões buscam raridades, um diamante e ovos de uma ave ameaçada de extinção, e os protagonistas também partem ao resgate de uma criança, no original a órfã Penny e na sequência o menino Cody. Mas não pense que por ser similar o segundo filme é menos empolgante. Há momentos emocionantes e ótimas cenas de ação. Inclusive, o mais marcante do filme é a evolução de sua animação, afinal a sequência foi lançada treze anos após o original. O longa foi o primeiro a completamente utilizar um sistema de desenho digital, o CAPS (Computer Animation Production System), que facilitou muito o trabalho do estúdio, uma vez que tornava desnecessária a pintura manual das células dos filmes. Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus foi a primeira sequência do Walt Disney Animation Studios, ou seja, que faz parte do famoso cânone. A história não é muito visitada pelos fãs, mas é uma surpresa bem interessante pra quem busca uma novidade no Universo Disney.

~ por Paulo


listas-sequencias-001

Desde seu lançamento, em 1994, O Rei Leão foi um sucesso de crítica e bilheteria. Todos os produtos derivados do filme são planejados com cuidado e atenção. É verdade que não havia a necessidade de uma sequência, no entanto, é bacana que sua continuação seja também baseada em uma obra de Shakespeare. Enquanto o filme original foi inspirado por Hamlet, O Rei Leão 2: O Reino de Simba (1998) foi inspirado em Romeu e Julieta. Se essa comparação não foi proposital, foi uma grande sorte. O filme conta a história da filha de Simba, Kiara, que se torna amiga do filho adotivo de Scar, Kovu, e logo se apaixona por ele. Porém, Kovu foi criado por sua mãe, Zira, com o objetivo de odiar Simba e todos em sua família. O roteiro não traz nada de novo, mas a arte é muito boa, contrariando a tendência de outras continuações, que sempre pecam nesse quesito. O ponto mais forte da produção é sua trilha sonora. Não se compara à original, mas é cheia de boas músicas. Tão boas, que algumas, como “He Lives in You“, foram incorporadas ao musical da Broadway. Aproveitem para assistir dublado, já que todos os dubladores originais, como Garcia Júnior, estão de volta.

~ por Caroline


Para você, Camundongo, quais são as melhores sequências dos filmes de animação? Não deixe de comentar e nos contar a sua favorita. E, claro, não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais para mais conteúdo — estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Tumblr e no Snapchat (OCamundongo)!

listas-sequencias-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

"Aqui, no entanto, nós não olhamos para trás por muito tempo. Nós continuamos seguindo em frente. Abrindo novas portas e fazendo coisas novas, porque somos curiosos. E a curiosidade continua nos conduzindo por caminhos novos." - Walt Disney



  • Ótima seleção!
    Dos selecionados, eu destaco mesmo o Universidade Monstros. De certa é bem mais leve, mas acredito que a mensagem que ele passa é muito mais complexa e difícil de se dar do que o primeiro: infelizmente pode acontecer que o que você sonha não se realize, mesmo você dando o máximo de si. Mas nesse processo você acaba descobrindo outras façanhas e outras formas de fazer uso de seu potencial.

  • Pedro

    Uma lista sensatamente curta; Acho que teria sido melhor incluir Toy Story 3 em vez de Universidade Monstros, que foi uma colagem dos clichês de comédias estudantis americanas passáveis para menores.