Listas 2000 | Filmes inspirados em atrações da Disney

0

listas-filmes-parques-inicio-camundongo

Um dos grandes objetivos de Walt Disney ao criar a Disneyland foi permitir aos visitantes adentrarem no mundo fantástico de seus filmes. Sendo assim, muitos clássicos do estúdio transformaram-se em atrações dos parques, como por exemplo Peter Pan’s Flight e Snow White Scary Adventures.

Entretanto, o caminho oposto já foi tomado diversas vezes e pudemos ver nas telonas filmes inspirados em atrações originais dos parques. Alguns são bem famosos e outros nem tanto. Vamos juntos passear por essas atrações cinematográficas!


listas-filmes-parques-006

Começamos pelo exemplo mais bem-sucedido! A franquia encabeçada por Jack Sparrow já arrecadou uma fortuna para a Disney e segue firme com um novo lançamento para o próximo ano, o quinto filme da série intitulado Pirates of the Caribbean: Dead Men Tell No Tales (traduzido livremente como Piratas do Caribe: Mortos Não Contam Histórias). O interessante é que a frase “Dead men tell no tales” já existe na atração do parque, então, o estúdio segue em busca de novos elementos do brinquedo para serem adaptados. A atração foi inaugurada, em 1967, na Disneyland da Califórnia e, em 2003, chegou aos cinemas. Após o sucesso do primeiro filme, o brinquedo foi renovado com animatronics do capitão Sparrow e, desde então, novos elementos do filme foram adicionados às diversas versões da atração ao redor do mundo.


listas-filmes-parques-005

Também lançado em 2003, o filme é baseado na atração Haunted Mansion, inaugurada em 1969 na Disneyland. O filme estrelado por Eddie Murphy traz várias referências do brinquedo como a personagem Madame Leota e a carruagem fantasma, que pode ser vista na entrada do brinquedo no Magic Kindgom, na Flórida. O longa possui um tom cômico que não agradou a todos, porém há rumores que a atração receberá uma adaptação mais sombria dirigida pelo mexicano Guillermo del Toro.


listas-filmes-parques-004

Enquanto os dois primeiros filmes da lista foram baseados em uma atração, Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível (2015) baseou-se em uma das lands dos parques. A área dedicada ao futuro e às descobertas tecnológicas serviu de base para o filme de 2015, estrelado por George Clooney. O longa utilizou como base para seu roteiro o ideal de futuro de Walt Disney, que traduziu nas atrações da Tomorrowland o que ele acreditava ser o amanhã. No filme, não há uma atração citada de forma explícita. Porém no seu poster, é possível ver ao fundo uma construção muito similar à Space Mountain, a montanha-russa ícone da Tomorrowland.


listas-filmes-parques-003

A partir daqui, entramos nos casos menos conhecidos de filmes adaptados de atrações da Disney. Tower of Terror, estrelado por Kirsten Dunst e Steve Guttenberg, é um filme televisivo de 1997 inspirado na clássica atração The Twilight Zone Tower of Terror, inaugurada em 1994 no parque Hollywood Studios, na Flórida. O filme conta a história de um repórter que, junto de sua sobrinha, vai investigar o caso de um misterioso acidente em um antigo hotel de Hollywood. Enquanto a atração do parque usa elementos do famoso seriado The Twilight Zone (1959-1964), o filme baseia-se puramente no brinquedo. Inclusive algumas cenas do filme foram gravadas lá mesmo no Hollywood Studios.


listas-filmes-parques-002

O longa, pouquíssimo conhecido, estreou em 2002 e tem como base a clássica atração Country Bear Jamboree, presente no Magic Kingdom desde sua inauguração, em 1971. A atração é um show de ursos que encantam os espectadores com canções típicas do oeste dos Estados Unidos. O Country Bear Jamboree foi uma das últimas atrações a ser idealizada por Walt Disney. Sua ideia original era que o show dos ursos estivesse presente em um resort de esqui, um projeto de Walt que nunca saiu do papel. O brinquedo fez tanto sucesso no Magic Kingdom, que após um ano de existência, uma versão idêntica foi construída na Disneyland da Califórnia.


listas-filmes-parques-001

O número um da nossa Listas 2000 poucos imaginam que possa ter sido originado de uma atração da Disney. O longa Mission to Mars, de 2000, não só inspirou-se em uma atração da Disney como também serviu de base para uma nova atração anos depois. Deixe-me explicar… Em 1975, a atração Flight to the Moon, parte da Tomorrowland da Disneyland, foi repaginada e tornou-se então Mission to Mars. No brinquedo, os visitantes podiam experimentar como seria estar em uma nave rumo ao espaço. O filme não seguia exatamente o roteiro do brinquedo, mas a essência era a mesma. Em 1992, a atração fechou suas portas tanto na Disneyland quanto no Magic Kingdom. Mas se o filme Mission to Mars inspirou-se em uma atração, agora era a hora de servir como base para uma nova atração. E finalmente em 2003, foi inaugurada no EPCOT a atração Mission: SPACE. O novo brinquedo também é uma viagem ao planeta Marte, assim como mostrado no filme e na antiga atração, porém com tecnologia muito mais avançada. A grande ligação da Mission: SPACE com o filme Mission to Mars está na introdução da atração. Antes de embarcarem na nave, os visitantes recebem instruções em vídeo de um astronauta interpretado pelo ator Gary Sinise, repetindo seu papel no filme original.


E aí Camundongos, o que vocês acham dessas adaptações? E contem pra gente qual atração dos parques da Disney vocês gostariam de ver nas telonas! Para mais conteúdo do Universo Disney, nos acompanhe em todas as nossas redes sociais — estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Tumblr e no Snapchat (OCamundongo)!

listas-filmes-parques-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

Mouseketeer desde que se entende por gente. Finalmente realizei meu maior sonho de Camundongo e visitei todos os parques da Disney no mundo!