in

Robin Williams, a voz de um eterno Gênio

 

O homem que deu voz a um Gênio, que encantou gerações, ora interpretando um professor universitário distraído e inventor de uma substância saltitante, ora vivendo um professor que ensina a seus alunos o amor pela poesia e a aproveitar o dia, faleceu na tarde de ontem, 11 de Agosto de 2014, aos 63 anos.

Robin McLaurin Williams, renomado comediante e ator, nasceu em 21 de Julho de 1951, na cidade de Chicago, em Illinois, nos Estados Unidos. Devido à sua extrema timidez, Williams foi apontado, na escola, como um dos mais improváveis a conquistar o sucesso, independente da carreira escolhida.

Com o intuito de superar a timidez, em 1973, foi um dos vinte selecionados da Juilliard School para estudar arte dramática, onde conheceu o ator Christopher Reeve, famoso por interpretar o Superman nos cinemas, com quem fez amizade, tendo ajudado-o financeiramente após o acidente que o paralisou do pescoço para baixo.

 

Em “Bom Dia Vietnã” (1987), como o DJ Adrian Cronauer, o primeiro papel que lhe valeu uma indicação ao Oscar.

 

Williams iniciou sua carreira artística, em 1976, porém, o primeiro papel de sucesso veio apenas dois anos depois, com uma participação na série “Happy Days”, interpretando Mork, um alienígena em passagem pela Terra. A recepção do público e da crítica ao personagem foi extremamente positiva, levando-o a ganhar seu próprio seriado “Mork & Mindy”, produzido entre 1978 e 1982.

 

Robin Williams é honrado como Lenda Disney:

 

O sucesso na televisão o levou ao cinema, cujo primeiro trabalho foi com “Popeye” (1980). Dali em diante, Robin Williams participou de dezena de produções, pelas quais recebeu oito indicações ao Emmy, vencendo duas vezes; onze ao Globo de Ouro, vencendo cinco, além do prêmio Cecil B. DeMille; e quatro ao Oscar, vencendo uma, por “Gênio Indomável” (1998).

 

Sendo carregado pelos estudantes em “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989).

 

Dentre as suas colaborações com o Walt Disney Studios, destaca-se a dublagem do inesquecível personagem Gênio, no clássico “Aladdin” (1992), pela qual recebeu um Globo de Ouro especial. Williams trabalhou com a equipe de animadores e improvisou a maioria dos diálogos do personagem.

Outros de seus trabalhos notáveis com o estúdio incluem: “Bom Dia Vietnã” (1987), “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989), ambos renderam-lhe nomeações ao Oscar de Melhor Ator; “Jack” (1996), “Flubber – Uma Invenção Desmiolada” (1997), “O Homem Bicentenário” (1999) e “Surpresa em Dobro” (2009).

 

Robin Williams auxiliou na criação do Gênio e a transformá-lo em um ícone da Disney.

 

Durante a D23 Expo 2009, Robin Williams foi honrado com o título de Lenda Disney, por seu trabalho nos longas-metragens e como dublador. O ator também emprestara sua voz ao personagem Timekepper, da atração homônima, presente no Magic Kingdom, em Orlando, na Disneyland Tokyo e Disneyland Paris. Atualmente, a atração não se encontra mais em funcionamento.

 

Ao lado de John Travolta na comédia “Surpresa em Dobro”, em 2009.

 

Robert A. Iger, presidente e diretor executivo da The Walt Disney Company, se pronunciou, em nome da empresa, a respeito do falecimento de Robin Williams, leia, abaixo, a tradução de sua declaração:

Estamos profundamente tristes pela perda de Robin Williams, um homem maravilhosamente talentoso que tocou nossos corações e nunca deixou de nos fazer rir. Um ator incrível e um gênio cômico, Robin será sempre lembrado por trazer alguns dos personagens favoritos do mundo para a vida, de seu alienígena  em “Mork & Mindy”, na ABC, ao gênio irascível no clássico “Aladdin”, da Disney . Ele foi uma verdadeira Lenda Disney, um membro querido de nossa família, e ele fará muita falta. Juntamo-nos aos amigos e admiradores de Robin de todos os lugares em luto, e oferecemos nossos pensamentos e condolências à sua família durante este momento difícil.

~ Robert A. Iger, presidente da The Walt Disney Company.

ATUALIZAÇÃO EM 14 DE JULHO:

Liderado por James Monroe Iglehart, o intérprete do Gênio, o elenco do musical “Aladdin”, atualmente em cartaz no New Amsterdam Theatre, na Broadway, convidou o público presente para cantar “Friend Like Me” (“Nunca Teve Amigo Assim”, em português) como forma de tributo ao ator. Assista, abaixo, ao vídeo divulgado pelo Disney Theatrical Group:

 

Elenco do musical “Aladdin” homenageia Robin Williams:

 

Com vinte e dois episódios produzidos, um de seus últimos trabalhos foi o seriado de televisão “The Crazy Ones”, no qual interpretava Simon Roberts, um excêntrico publicitário. Ele finalizava suas participações em outros três longas-metragens: “Uma Noite no Museu 3”, “Merry Friggin’ Christmas” e “Absolutely Anything”.

Robin Williams deixa sua esposa Susan Schneider e três filhos – Zachary, Zelda e Cody.

 

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".