Recomendações S.A. #09 | Conheça o Manual do Tio Patinhas

0

Recomendacoes_Manual_Tio_Patinhas_topo

Ano novo e provavelmente aquela promessa de que vai economizar e ajustar as finanças, certo? Para te dar uma mãozinha e um pouco de inspiração, vamos falar sobre O Manual do Tio Patinhas. Um livro recheado de histórias, dicas e curiosidades sobre o que Tio Patinhas mais conhece, que é o dinheiro.

Para quem não conhece, Tio Patinhas é tio do Pato Donald e você pode encontrá-lo na série DuckTales, que retorna com novos episódios neste ano. Neste manual, depois de muita relutância, ele conta como se tornou um hipermultitantastiquilionário – sim, essa palavra está no livro – em meio às histórias que passou, em viagens e situações com seus sobrinhos de uma forma leve e gostosa.

Recomendacoes_Manual_Tio_Patinhas_MEIO4

A primeira edição do livro foi publicada em 1972 e recentemente a editora Abril resolveu relançá-lo, assim como O Manual do Escoteiro Mirim. O Manual do Tio Patinhas tem 253 páginas e seu conteúdo é muito completo. Além de explicar coisas como propina, inflação e câmbio, ele mistura pequenas histórias como O Rei Midas com curiosidades, por exemplo, quanta custa um filme.

O livro começa contando de onde Tio Patinhas veio e como foi que ele conseguiu sua fortuna. Em resumo, sua primeira moeda foi ganha após engraxar o sapato de um homem que estava cobertos de lama ressecada. A partir deste momento, aquela moeda passa a ser o amuleto de sorte e salvador da pátria em diversas situações.

Recomendacoes_Manual_Tio_Patinhas_MEIO2

Então, uma coisa já é aprendida logo de cara: você pode ser milionário e ainda assim se meter em problemas. Encrencas essas causadas por personagens conhecidos como os Irmãos Metralha e a bruxa Maga Patalójika. Tudo isso porque ou querem os rios de dinheiro ou estão atrás dessa famosa moedinha.

Depois dessa breve introdução sobre como tudo começou, estão algumas curiosidades, começando pelo interesse do mundo por ouro e os rivais do Tio Patinhas – rivais de verdade, pessoas como Henry Ford. Aí, então, começa o ritmo do livro.

Recomendacoes_Manual_Tio_Patinhas_MEIO

Duas histórias, uma curiosidade e a explicação de termos relacionado ao dinheiro como gorjeta e caixa registradora. Ele explora os mais diversos temas, desde a história do dinheiro, até o valor de monumentos mais conhecidos como nosso próprio Cristo Redentor.

Vocês ficariam surpresos com a quantidade de termos econômicos que podem aprender com este livro. Não vou rotular para qual público seria o Manual do Tio Patinhas, porque qualquer pessoa pode ter interesse no assunto e não há nada melhor do que começar a aprender com personagens conhecidos e textos didáticos.

Recomendacoes_Manual_Tio_Patinhas_MEIO3

Outra coisa que achei bem interessante foi mostrar o fato de nada nesta vida se atinge de maneira fácil. As histórias que o personagem conta são como uma metáfora da vida real. Você tem que trabalhar duro para alcançar sua riqueza, seja financeira ou até mesmo espiritual. Bem inspirador.

E por fim, como somos curiosos e queremos que vocês tenham fácil acesso ao conteúdo que indicamos por aqui. O livro pode ser encontrado na Livraria Cultura e na Saraiva.  Ah, para quem ficou com vontade de saber: a famosa moeda do Tio Patinhas, após as tentativas de roubo, fica guardada a sete chaves.

Recomendacoes_Manual_Tio_Patinhas_final

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

Editora d’O Camundongo. Coleciono tsum tsums. Meu filme favorito da Disney varia de acordo com o meu humor. Sou apaixonada pelas trilhas sonoras da Disney e o mascote do site é o meu maior xodó gráfico.