Recomendações S.A. #04 | Conheça o livro The Illusion of Life, de Ollie Johnston e Frank Thomas

0

recomendacoes-illusion-life-inicio-camundongo

Disney, para mim, sempre será lembrada por suas animações clássicas e pioneirismo na área da animação. Não importa quantas franquias de sucesso sejam compradas (#TeamCap, aqui!), ou quantos filmes e animações fantásticas sejam lançados no futuro, seu maior tesouro é seu passado.

No entanto, a arte tradicional de animação se perdeu. Não completamente, claro. Mas acredito que irá demorar para vermos novamente algo como Branca de Neve e os Sete Anões (1937) ou O Rei Leão (1994) nas telas dos cinemas.

recomendacoes-illusion-life-001

Nesse clima de nostalgia, gostaria de sugerir um livro. Ele é grande e pesado — 576 páginas! —, e feito com um trabalho editorial fantástico! Se chama “The Illusion of Life”, e foi escrito por ninguém mais, ninguém menos do que dois dos maiores animadores que os estúdios já tiveram, Ollie Johnston e Frank Thomas.

Após praticamente se aposentarem, os dois melhores amigos se juntaram para unir seus conhecimentos e escrever a obra, que se tornaria uma das leituras obrigatórias para todos os futuros animadores. Isso porque, no livro, eles explicam suas técnicas para animar com riqueza de detalhes e há ilustrações para exemplificar.

recomendacoes-illusion-life-002

Lembrem-se que não havia muito material para ser usado como referência por aspirantes a animadores, mesmo nos dias de hoje é difícil encontrar algo com tamanha qualidade e conteúdo. A primeira edição da obra foi lançada em 1981 e sua linguagem continua tão atual quanto era na época de lançamento.

A leitura também é um entretenimento e tanto para qualquer fã Disney, já que o livro está recheado de fotos e detalhes dos bastidores dos estúdios da época do próprio Walt Disney. Ollie e Frank nos dão uma imensa aula de história. Podemos saber, através de seus olhos, mais sobre os Nove Anciões e sobre a ascensão e o sucesso dos estúdios.

recomendacoes-illusion-life-003

Há, no entanto, dois poréns se está pensando em adquirir o livro. Primeiro, seu preço costuma ser elevado, Isso devido ao fato de ser importado e sua qualidade de produção. Além da capa dura, luva, encadernamento com tecido e centenas de páginas, o livro é feito em um papel de qualidade, com gramatura alta e suas páginas são coloridas, cheias de imensas imagens.

Mas não se desespere! Pesquisando-se pode-se encontrar livrarias com desconto — no Brasil, o livro está disponível para encomenda nas lojas virtuais da Saraiva e da Livraria Cultura, a partir de R$171,10. Além disso, sempre podemos encher um porquinho pro futuro, não é?

recomendacoes-illusion-life-004

O segundo porém é: não há versão em Português. Isso pode ser um problema para aqueles que não possuem um amplo conhecimento em Inglês, pois por várias páginas temos parágrafos e mais parágrafos de histórias e explicações. Claro, a peça é tão bela e cheia de imagens que continua sendo um deleite para os olhos.

Na minha opinião, “The Illusion of Life” é um dos mais belos livros de sua categoria — arte conceitual e animação. Não é apenas didático e cheio de conteúdo, mas também uma pequena máquina do tempo que nos faz voltar para a Era de Ouro dos estúdios Disney. O que mais alguém poderia querer para ler em uma tarde de chuva?

recomendacoes-illusion-life-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

Designer Gráfico, Disney freak, viciada em café, quer ser roteirista e princesa quando crescer. Têm mais livros do que deveria e leu mais vezes “Orgulho e Preconceito” do que têm coragem de admitir.