Recomendações S.A. #13 | Conheça os documentários do Disneynature

0

recomendacoes-disneynature-inicio-camundongo

Recomendações S.A. deste mês não vem indicar apenas um filme, mas toda uma série de produções espetaculares: o Disneynature! Em 1948, Walt Disney se aventurou no mundo dos documentários de natureza e lançou através de seu estúdio o filme Seal Island (Ilha das Focas, em tradução livre).

O projeto ousado foi premiado com um Oscar® e recebeu críticas positivas, pois conseguia ir além do documentário usual, permitindo a construção de uma narrativa quase fictícia relatando o comportamento animal. Depois desse primeiro filme, o estúdio continuou com outros documentários de natureza até a década de 1960.

recomendacoes-disneynature-001

Muitos anos se passaram e, finalmente, em 2008 foi fundado um novo estúdio, o Disneynature, que teria o único propósito de produzir filmes sobre a natureza. O primeiro lançamento foi Terra (Earth, 2009) que contou a história de três famílias, uma de ursos polares, outra de baleias e outra de elefantes. O longa foi uma parceria com a BBC, a Greenlight Media e o Discovery Channel, e provou ser um grande sucesso.

As imagens são simplesmente espetaculares! Em muitos momentos. eu me peguei pensando em como tal material foi capturado. E assim como o pioneiro Seal Island, o documentário Terra constrói uma narrativa quase que fictícia de tão bem que seu roteiro e edição são construídos. Parece que os animais atuaram para contar a sua história!

recomendacoes-disneynature-002

Desde o primeiro filme, mais outras oito produções foram lançadas, cada uma focando em determinadas espécies. A sequência de lançamentos foi a seguinte: Grande Balé Vermelho: Mistério dos Flamingos (2009), Oceanos (2010), Wings of Life (2011), Reino dos Felinos (2011), Chimpanzé (2012), Ursos (2014), Monkey Kingdom (2015) e Born In China (2017).

A trilha sonora dos filmes é sensacional e as narrações são feitas por grandes personalidades como Meryl Streep, Samuel L. Jackson e Tina Fey. Para o ano que vem, já foi programado o lançamento de Dolphins, que você pode conferir o trailer logo abaixo.

Trailer de Dolphins

Não há texto que possa explicar a preciosidade de cada um desses filmes, por isso, separei o trailer de cada um deles e coloquei aqui embaixo para você conferir! O que mais posso dizer? Assista! Alguns deles estão disponíveis em Home Vídeo no Brasil, como Chimpanzé  e Ursos. Mas se quiser assistir online, alguns estão espalhados pelo YouTube e são bem fáceis de encontrar.

Precisamos quebrar o estigma que permeia os documentários, de que são chatos e sem graça. Posso afirmar que não irá se arrepender ao assistir a qualquer uma dessas produções. Qual destes animais mais te chama atenção: flamingos, borboletas, leões, macacos ou pandas? Escolha um deles e assista ao filme no qual eles são retratados. Certamente será uma ótima introdução às espetaculares produções do Disneynature!

Trailer dos documentários do Disneynature

Conte nos comentários se você já assistiu a algum desses filmes. E caso você siga minha recomendação, diga o que achou das produções! Aproveite também para seguir as redes sociais do O Camundongo — no Twitter, no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Tumblr e no Snapchat (OCamundongo).

recomendacoes-disneynature-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

Mouseketeer desde que se entende por gente. Finalmente realizei meu maior sonho de Camundongo e visitei todos os parques da Disney no mundo!