Listas 2000 | Músicas para ouvir durante a prática de exercícios

0

listas-musicas-academia-inicio-camundongo

É preciso admitir: praticar exercícios não é uma coisa fácil, pois, se fosse, a palavra sedentário não existiria em nosso dicionário. E todo atleta sabe que um bom treino nunca está completo sem a trilha sonora perfeita, aquela capaz de te dar uma motivação para vencer distâncias e superar todos os obstáculos.

Como todo mundo precisa de uma dose de inspiração de vez em quando, apresentamos essa edição Listas 2000, com a seleção ideal de músicas do Universo Disney para qualquer tipo de treino. Escolhemos músicas das mais diferentes mídias, desde os tradicionais clássicos animados até seriados de televisão. Vamos à batalha?


listas-musicas-academia-015

Para começar o aquecimento, nada melhor do que “Just Around the Riverbend“, do clássico Pocahontas (1995), na qual a personagem principal precisa decidir entre seguir a tradição ou explorar o desconhecido e procurar por novas aventuras. A música composta por Alan Menken e Stephen Schwartz começa calma e o ritmo vai aumentando conforme ela se desenvolve, perfeita para dar aquela animada inicial.


listas-musicas-academia-014

Finalizando o aquecimento, a escolhida agora é “Rhythm of Tambourine“. Composta por Alan Menken e Stephen Schwartz exclusivamente para a versão estadunidense do musical inspirado na animação O Corcunda de Notre Dame (1996), essa canção é o número de dança de Esmeralda durante o Festival dos Tolos, logo, ela vai garantir aquela dose de empolgação para começarmos o treino de fato.


listas-musicas-academia-013

Já aquecidos e prontos, “It’s Goin Down” dá o primeiro pontapé em nossa rotina de exercícios e começa a nossa festa. A música retrata o duelo de espadas entre os grupos de filhos de vilões liderados por Mal (Dove Cameron) e Uma (China Anne McClain), em uma das melhores cenas de Descendentes 2 (2017), e se encaixa muito bem na realização do primeiro exercício.


listas-musicas-academia-012

Tarzan, o fisiculturista da floresta, não poderia ficar de fora da nossa lista de reprodução. O longa-metragem do homem macaco possui uma trilha sonora com faixas bem agitadas, das quais podemos citar “Trashin’ The Camp” e “Son of Man“, porém, a selecionada dentre as ótimas composições de Phill Collins foi “Strangers Like Me“, a qual nos faz pensar que nada é impossível!


listas-musicas-academia-011

Na sequência, temos a música “Immortals“, composta e interpretada pela banda Fall Out Boy para Operação Big Hero (2014), cuja inclusão na história acontece quando Hiro Hamada e seus amigos estão testando pela primeira vez os seus trajes especiais. A letra fala sobre testar seus limites, assumir os riscos e também sobre o azarão se tornar o protagonista da própria história.


listas-musicas-academia-010

A vida é um furacão e ninguém duvida disso. Por isso, a próxima escolhida para compor a nossa seleção é “DuckTales“, o tema de abertura do seriado de animação homônimo. Na versão original, exibida entre 1987 e 1990, a canção tinha uma melodia mais tranquila, porém, para a nova versão, o Disney XD a deixou muito mais emocionante, cheia de carisma e com um clima maior de aventuras.


listas-musicas-academia-009

Se Tarzan está presente, também não poderíamos nos esquecer de Hércules, o outro modelo de perfeição corporal inatingível do Universo Disney. E assim como no outro caso, a trilha de Hércules (1997) está repleta de ótimos exemplares, mas nenhuma delas captura tão bem o espírito de um exercício quanto “Zero to Hero“, afinal todo mundo se sente um herói quando o treino acaba.


listas-musicas-academia-008

Deixando um pouco a agitação de lado, “I’m Still Here” é a música seguinte na nossa rádio. Com metade da rotina de exercícios já concluída, é hora de fazer uma pequena pausa para beber água e recarregar um pouco das energias. E o tema de Jim Hawkins é a escolha perfeita para esse momento, pois inicia de modo melancólico e, aos poucos, vai elevando o astral, garantindo uma recarga completa de forças.


listas-musicas-academia-007

Voltando à nossa jornada, apresentamos um pouco de humor com “Hero’s Journey“, uma das canções de Galavant (2015-2016). Dentro da série de comédia musical, a faixa abre o segundo episódio da primeira temporada, no qual o personagem-título e seus ajudantes, Princesa Isabella e Sid, partem em uma viagem para resgatar Madalena, o grande amor de Galavant.


listas-musicas-academia-006

Zootopia (2016) nos trouxe muitas lições importantes para a sociedade, como a importância de nunca desistir e sempre continuar seguindo em frente. “Try Everything” resume muito bem a mensagem apresentada pela aventura de Judy Hopps e Nick Wilde. Além do mais, embalar aquele exercício mais complicado com a voz da Shakira pode ser a receita para o sucesso.


listas-musicas-academia-005

Um grande variedade de estilos e mídias ajudou a formar essa Listas 2000. Então, seria injusto não incluirmos uma “canção de vilão” aqui. E quem melhor para representar essa categoria tão ampla do Universo Disney do que Scar e sua “Be Prepared“? Apesar da letra ter um tom bem sinistro e macabro, o instrumental da música é sensacional e nos envolve de forma única e inusitada.


listas-musicas-academia-004

Moana: Um Mar de Aventuras (2016) chegou faz pouco, mas já encontrou um lugarzinho em nossos corações, e “How Far I’ll Go” vem para representar o mais recente longa dos diretores Ron Clements e John Musker. E com o nosso treino quase chegando ao fim, o tema da jovem exploradora vem para nos lembrar que podemos ir além do que imaginamos.


listas-musicas-academia-003

Há um clima de aventura no ar! Saindo de Motunui, seguimos rumo a Agrabah para cantar “High Adventure“, com Aladdin e seus amigos. Escrita por Howard Ashman para o clássico de 1992, a música foi incorporada ao espetáculo da Broadway e traz aquele impulso de energia muito necessário para os momentos finais da prática de qualquer rotina de exercícios.


listas-musicas-academia-002

Outra canção essencial para ajudar a completar a sessão é “Dig a Little Deeper“, de A Princesa e o Sapo (2009). Quando Tiana e Naveen não tinham mais ideia do que fazer a seguir, Mama Odie surge para ensinar a eles – e a nós – devemos cavar até o fundo para descobrir o que precisamos ter. E nesse caso, a música vem para nos motivar a seguir em frente mais um pouquinho.


listas-musicas-academia-001

I’ll Make a Man Out of You” é o hino de todo bom atleta e deveria ser obrigatório em toda aula de educação física, academia, escola de artes marciais, escola de natação e afins. E depois de todo o esforço, a incrível música de Mulan (1998) encerra a nossa seleção musical e o nosso treinamento de modo perfeito, nos deixando rápidos como um rio e com força igual à de um tufão. Que a luz do luar nos traga inspiração!


Qual a sua música favorita do Universo Disney para treinar, Camundongo? Nós conte nos comentários. E se deseja muitas outras músicas animadas para escutar durante os seus exercícios, precisa seguir a nossa playlist do Spotify, na qual há mais de trinta títulos para te ajudar a se manter motivado, incluindo todas as faixas acima. Até a próxima aventura, Camundongo!

listas-musicas-academia-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O atual editor-chefe de O Camundongo é um grande aficionado por cinema, séries, livros e, óbvio, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".