Por onde anda Oswald, o Coelho Sortudo?

6

oswald-inicio-camundongo

Para quem não sabe, antes do camundongo Mickey Mouse, Walt Disney junto com Ub Iwerks e uma grande equipe de animação, criaram uma série de cartoons com um personagem chamado Oswald, o Coelho Sortudo.

Porém, em 1928, Charles Mintz, distribuidor dos curtas e quem sugeriu a criação dos personagem para Disney e Iwerks, iria cortar os custos de produção e, se a dupla não concordasse, Charles levaria Oswald e seus direitos autorais junto. E foi isso que aconteceu.

OLR - 500 - meio sup

Em 2006, após muitas batalhas para conseguir os direitos de novo, Oswald  voltou para sua casa de origem e, então, foi lançado um merchandising com o personagem e uma série de DVDs intitulada Disney Treasures, que possui algumas das animações do personagem. Depois, Oswald  teve uma participação importante nos três jogos da franquia “Epic Mickey” e no “Disney Infinity“, como townsperson.

OLR - 500 - MEio2

No entanto, desde o ano passado, Oswald vem conquistando seu espaço dentro do Universo Disney, a começar por suas aparições na Disneyland, onde encontra e recebe os visitantes e, recentemente, para a surpresa de muitos, um curta-metragem estrelado pelo coelho sortudo foi encontrado em uma biblioteca na Noruega.

Com o título “Empty Socks“, o curta é o primeiro com tema natalino criado por Walt Disney e Ub Iwerks e possui aproximadamente cinco minutos e trinta segundos. Porém, dentro desse trecho encontrado na Noruega, falta ainda um minuto de filme. A biblioteca onde foi encontrado digitalizou as peças encontradas e as enviou para a The Walt Disney Company, para decidirem o que será feito.

OLR - 560 - FINAL v2

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

Editora d'O Camundongo. Coleciono tsum tsums. Meu filme favorito da Disney varia de acordo com o meu humor. Sou apaixonada pelas trilhas sonoras da Disney e o mascote do site é o meu maior xodó gráfico.



  • Eu acredito que o retorno real do Oswald foi com o Epic Mickey. Antes disso a luta pelos direitos do personagem ainda estava meio complicada. Engraçado que o Warren Spector conseguiu fazer uma história muito maneira e competente para o retorno do personagem na mídia mundial. Era um jogo muito promissor e para uma das plataformas mais vendidas da geração passada. Vendeu até bem mas no final das contas, mesmo com o jogo tendo um clima e um enredo magníficos, foi mal executado e com gameplay super péssimo. Oswald não teve apenas uma participação… ele era o antagonista/protagonista de igual valor com o Mickey no jogo. E no Epic Mickey 2 ele ganhou ainda mais destaque pois se tornou jogável em uma ação cooperativa… tbm com boa história mas mal executado. Depois disso a Disney Interactive fechou as portas do estúdio. Deveriam ter tentado mais… a ideia boa eles tinham… pena que não investiram mais na parte técnica.
    Eu adoro o Oswald. Deram uma personalidade muito única que faz com que ele não seja tão bonzinho e nem mesmo vilão. Ficou muito legal pois se tornou algo bem original dentro do universo Disney. Pensar que foi o primeiro personagem do Tio Walter, e de lá para cá, fora do reino Disney ele foi basicamente esquecido (como é retratado no próprio Epic Mickey), o personagem conseguiu voltar com bastante presença. A linha de merchandising presente nos parques é até que bem plausível. Eu tenho um boneco lindo que comprei no World of Disney e uma camisa que comprei lá tbm com essa imagem no centro do banner da matéria. Lindos! Pena que muita gente infelizmente não conhece.
    No mais, cliquei no nome “Epic Mickey” e pensei que seria exportado para a matéria que fiz a anos atrás quando ingressei no DM. Acabei indo para uma página não encontrada! Sofri! =(
    Enfim… mais uma ótima matéria Cataria. Parabéns!!! =)

  • Vítor Ximenes

    Eu, sinceramente, nunca tinha ouvido falar do Oswald até meu pai me dar de presente o DVD da Coleção Treasure. Eu li aquele papel explicando a história dele, e me interessei. Quando eu assisti, não vou dizer que não gostei, mas não achei tão bom quanto o Mickey (ou seja, a perda dos direitos autoriais do Oswald não foi tão ruim). E gostei da matéria por ter explicado o motivo da perda dos direitos autoriais. Havia achado estranho como a Disney perdeu os direitos de uma criação própria dela.

  • Caroline Calzolari

    Que notícia legal, tomara que eles façam uma restauração e passem o desenho para a gente de alguma maneira! =D

    Curiosidade (provavelmente você já sabe hahaha) Charles Mintz é quase o mesmo nome dado, propositalmente, ao vilão de Up, Altas Aventuras! XD

    • A primeira coisa que pensei foi no Charles Muntz ao ver o nome, mas julguei ser apenas um coincidência curiosa. Realmente não sabia dessa 😀

    • catarinadea

      O pessoal da Pixar confirmou que o nome teve a ver com o Charles Mintz mesmo. Achei bem ousado haha 😀

  • hick j.b

    bem que a equipe da disney channel poderia usar esses episodios pequenos do oswald e do mickey (esses da coleções treasures) e colocar na grade de programação como um curta na parte dos comerciais, como eles fizeram com “as grandes historias do mate”, isso anunciaria mais o oswald e o mickey daquela época, fazendo com que os telespectadores do disney channel comprassem os disney treasures, do oswald e mickey e tal, e ainda traria lucros para a walt disney company, que desse modo poderia lucrar com a imagem do oswald criando bonecos, dvds, brinquedos, jogos e etc, e ajudando os colecionadores brasileiros que são loucos para que a disney relançasse os treasures. o que vcs acham dessa ideia?