Oscar 2017 | Produções do Universo Disney recebem nove indicações

2

oscar-2017-inicio-camundongo

Em uma cerimônia transmitida através da internet, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta terça-feira, 24 de Janeiro, os concorrentes das vinte e quatro categorias do Oscar®, com o aclamado La La Land: Cantando Estações (2016) indicado catorze vezes. O musical empatou com Titanic (1997) e A Malvada (1950) como os filmes com maior número de indicações.

Já as produções do Universo Disney receberam nove indicações, distribuídas entre seis categorias – os demais nomeados estão disponíveis no site oficial da premiaçãoMoana: Um Mar de Aventuras (2016) disputa dois prêmios, a saber: Melhor Longa-metragem de Animação e Melhor Canção Original, pela faixa “How Far I’ll Go“, composta por Lin-Manuel Miranda, em sua primeira indicação.

oscar-2017-001

Ver A Pequena Sereia, aos nove anos, mudou a minha vida completamente, então, poder trabalhar com os diretores desse filme, Ron Clements e John Musker, em Moana foi como um sonho se realizando. Compartilho essa honra com eles, meus parceiros de composição, Opetaia Foa’i e Mark Mancina, e toda a família Disney,” declarou Miranda.

Zootopia (2016), também do Walt Disney Animation Studios, é outro concorrente pela estatueta de Melhor Longa-metragem de Animação. “Queremos agradecer à Academia por honrar o árduo trabalho e a paixão empregados por cada um dos artistas em Zootopia – o filme e a sua mensagem de união em um mundo complexo foram reconhecidos de formas inimagináveis,” disse o produtor Clark Spencer.

oscar-2017-002

Lançado em Dezembro de 2016, Rogue One: Uma História Star Wars conseguiu duas nomeações, uma por Melhores Efeitos Visuais e outra por Melhor Mixagem de Som. John Knoll, supervisor dos efeitos, disse: “Em nome dos quase oitocentos artistas de todo o mundo que contribuíram incansavelmente para a realização deste projeto, estamos profundamente honrados em receber esse reconhecimento.

No entanto, a produção da Lucasfilm terá de disputar o prêmio de Melhores Efeitos Visuais com outros dois longas-metragens da casa do Mickey Mouse: Mogli – O Menino Lobo (2016) e Doutor Estranho (2016). Stephane Ceretti, supervisor dos efeitos do filme do Marvel Studios, agradeceu e parabenizou os seus parceiros no projeto, Richard Bluff, Vincent Cirelli e Paul Corbould, e todos os artistas envolvidos.

oscar-2017-003

Rob Legato, supervisor dos efeitos Mogli – O Menino Lobo, observou: “Esta nomeação é muito emocionante e modesta quando nos lembramos de que representamos as vastas contribuições de uma tremenda equipe – desde a direção de Jon Favreau até as performances dos atores e a parceria com os animadores para dar vida a essas atuações.

Piper: Descobrindo o Mundo (2016), do Pixar Animation Studios, e O.J.: Made in America (2016), produzido pela ESPN Films, completam a lista com indicações a Melhor Curta-metragem de Animação e Melhor Documentário, respectivamente. Com mais de sete horas de duração, O.J.: Made in America é a produção mais longa já indicada ao Oscar®.

oscar-2017-004

Chamam a atenção as ausências de Procurando Dory (2016) e Trabalho Interno (2016) entre os indicados. Desde a criação da categoria em 2001, Dory se torna a quarta produção da Pixar a ficar de fora da corrida de Melhor Longa-metragem de Animação, juntando-se a Carros 2 (2011), Universidade Monstros (2013) e O Bom Dinossauro (2015).

Trabalho Interno, dirigido pelo brasileiro Leo Matsuda, era um dos fortes concorrentes na categoria de Melhor Curta-metragem de Animação, devido ao avanço da combinação de animação tradicional e digital, técnica usada em O Avião de Papel (2012) e O Banquete (2014), ambos vencedores do Oscar®. Os vencedores serão revelados diretamente de Los Angeles em 26 de Fevereiro de 2017.

oscar-2017-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O atual editor-chefe de O Camundongo é um grande aficionado por cinema, séries, livros e, óbvio, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".



  • Mauricio

    Procurando Dory de fora. Ah, mas esse Oscar merece um boicote magistral! A Disney também por essa decisão infeliz! Farei a minha parte!

  • Aline

    Eu gosto muito de Zootopi, mas espero que Moana vença como melhor longa de animação. Esse filme é incrível.
    Triste por Trabalho Interno não ter sido indicado, amei esse curta.