Listas 2000 | As cenas mais assustadoras da Disney

0

listas-inicio-cenas-assustadoras

No mês do Halloween, não poderíamos deixar de fazer uma Listas 2000 temática para a época mais sombria do ano. Nesse fim de semana, vamos abordar as cenas mais assustadoras do Universo Disney. Algumas cenas não necessariamente passam medo, mas causam um incômodo, seja por ser algo que te assustava quando era menor ou simplesmente porque te causa alguma reclusa ou arrepio na espinha.

A maioria dos vilões da Disney tem aquele momento em que ele mostra a que veio e revela totalmente sua personalidade através de músicas, transformações e atitudes. Hades tem sua lábia em convencer Meg a fazer o que ele quer, Jafar hipnotiza, Úrsula compra os outros e assim vai por diversos momento que faz com que a gente ame ou odeie esses personagens. Pense em quais você tem medo e depois conte para gente, nos comentários, se tivemos escolhas semelhantes.


listas-cenas-assustadoras-011

Se Branca de Neve e os Sete Anões (1937) foi um dos primeiros filmes da Disney que você assistiu, com certeza você ficou com medo ou muito incomodado com a transformação da Rainha Má. A voz, a forma, tem tudo para ser sombrio o suficiente para você pensar que ela podia puxar seu pé na cama.


listas-cenas-assustadoras-010

Quando Branca de Neve foge pela floresta, os galhos formam figuras assustadoras que, para uma criança – ou mesmo um adulto –, é bem chocante e impactante a ponto de você ficar lembrando daquilo por alguns momentos.


listas-cenas-assustadoras-009

Quando se trata de clássico, Toy Story (1995) tem algumas cenas que dão tremeliques na espinha. O maior desconforto nos filmes do Pixar Animation Studios é quando a cabeça de boneca encaixado em uma aranha metálica faz aquele barulho fino e sobe para altura do Woody. Só de lembrar bate um arrepio.


listas-cenas-assustadoras-008

Antes de Úrsula quase se casar com o príncipe Eric, os animais invadem o casamento tentando interromper a cerimônia, e então, ela volta à sua forma cheia de tentáculos. O que mais incomoda é quando ela começa a se arrastar pelo chão para chegar a Ariel, por conta de sua expressão maléfica e a posição de câmera que a deixa grande suficiente para incomodar.


listas-cenas-assustadoras-007

Malévola é uma vilã cheia de pompa. Ela tem classe e elegância, mas na cena que ela ergue a floresta de espinhos e se transforma em um dragão, tudo isso vai embora. A forma como sua capa fica mais pontuda quando ela fica furiosa é bem semelhante à mudança de cor nas chamas de Hades. E convenhamos, quem nunca ficou tenso na luta entre ela e o príncipe Phillip? Todos aqueles espinhos e faíscas verdes tornam a cena um pouco assustadora.


listas-cenas-assustadoras-006

Se você foi uma criança amante dos animais, com certeza detestava Cruella e tinha até um pouco de medo dela. Sua ideia de tirar pele de bichos para criar casacos de pele fabulosos, sempre foi algo detestável, mas o fato que a torna assustadora é a cena na qual ela é retratada como doida, sua figura expressa loucura e raiva através dos olhos e cabelos.


listas-cenas-assustadoras-005

Não se envolva com magia negra e vudu ou você pode acabar sendo capturado pelos “amigos do outro lado” e acabar como Facilier. Nessa cena, as cores são muito importantes, porque refletem toda a mistura de sentimento e alma dos personagens. Podemos até dizer que o verdadeiro vilão nessa história é a prática do vudu e não necessariamente o Facilier.


listas-cenas-assustadoras-004

Enquanto temos Kuzco sendo transformado em lhama de uma forma divertida, Jack é transformado em burro de maneira assustadora, em Pinóquio (1940). Seja talvez pelas cenas anteriores em que os outros meninos são maltratados por serem animais burros ou até mesmo pela trilha sonora criando um momento de transformação não muito agradável, incomodando os olhos dos espectadores.


listas-cenas-assustadoras-003

Toda cena de alucinação de um bom filme acaba sendo um pouco assustadora. Seja pelo personagem estar bêbado ou sob o efeito de alguma substância, essas cenas cheias de cores e movimentos são feitas com o intuito de incomodar a mente e causar desconforto. Com Dumbo (1941) não é muito diferente, pela grande quantidade de cenas mais sóbrias, a dança dos elefantes causa um impacto com tons assustadores.


listas-cenas-assustadoras-002

Claramente, o filme considerado mais assustador da Disney não ficaria de fora. Todo seu estilo já te coloca em um estado de alerta, mas o Rei de Chifres tem tudo para ser assustador. A falta de luzes e a escuridão predominando provocam uma sensação que, a não ser que você goste de sentir essas coisas mais negativas, você assiste uma única vez para nunca mais.


listas-editavel-ca-001

Fantasia (1940) tem números musicais animados muito bonitos e delicados, mas se tem uma coisa que eles acertaram, foi na dose de terror na música “Night On Bald Mountain“. O cenário escuro e sombrio reflete bem o espírito de Halloween e também a ausência de um rosto na criatura de olhos acesos deixa um certo mistério e suspense, que intensificam os sentimentos.


E então, Camundongo, esquecemos alguma cena assustadora? Conte para nós através dos comentários! Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais, estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Tumblr e no Snapchat (OCamundongo). Até mais, Camundongo!

listas-final-cenas-assustadoras

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

Editora d'O Camundongo. Coleciono tsum tsums. Meu filme favorito da Disney varia de acordo com o meu humor. Sou apaixonada pelas trilhas sonoras da Disney e o mascote do site é o meu maior xodó gráfico.