in

ONG Orientavida cria produtos licenciados da Disney enquanto transforma vidas

OV---TOPO

É inegável que existem diversas pessoas que possuem habilidades manuais incríveis, criam, projetam e transformam certos trabalhos em verdadeiras obras de arte, mas quando isso é unido a fazer o bem para as pessoas, o resultado final se torna ainda melhor.

Recentemente, conhecemos a ONG Orientavida através de um quiosque presente no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, vendendo pelúcias do Mickey feitas à mão e em diversas estampas. O trabalho, muito bem feito, encantou aos olhos por trazerem aquele toque Disney com um “que” de elegância.

OV---MEIO2

A ONG Orientavida começou em 1999 em Potim, interior de São Paulo, com o objetivo de ajudar as pessoas menos favorecidas a terem uma oportunidade e a combater a pobreza de forma eficiente. São mulheres das cidades de Aparecida, Arapeí, Guaratinguetá, Lorena e Pindamonhangaba. No princípio, foi ensinado às mulheres a bordarem em bolsas e, quando foram comercializadas, o mercado teve uma boa aceitação e partir deste momento, a ONG começou a ampliar e expandir seus projetos.

O ano de 2003 foi marcado por uma grande conquista, pois foi autorizada pelo Museu Maison de Boutis, pela própria presidente, Madame Francine Nicole, que a ONG produzisse os bordados de técnica francesa, chamados boutis e piquê de Provence. A técnica foi ensinada pessoalmente para trinta e cinco bordadeiras que, devido ao seu excelente trabalho, em 2007, bordaram o enxoval do Papa Bento XVI quando esteve no Brasil.

OV---MEIO5

E, onde entra a Disney nisso tudo? Depois de divulgarem seus trabalhos em feiras, lançarem sua marca própria, firmarem clientes no Brasil e no exterior, em 2009, a ONG Orientavida fez uma parceria com a designer Ana Strumpf para lançarem uma coleção licenciada pela The Walt Disney Company no ano seguinte.

A primeira coleção foi com o tema de Alice no País das Maravilhas e, muito mais do que somente a venda bem-sucedida, a coleção ganhou o prêmio mundial de Melhor Produto Adulto na linha de decoração pela Fashion & Home dos Estados Unidos e assim, foi a primeira vez que a The Walt Disney Company Brasil conquistou tal prêmio.

OV---MEIO3

Atualmente, são mais de trezentas artesãs em capacitação constante, trabalhando e confeccionando peças lindas de decoração e vestimentas. Sem contar no apoio que a ONG fornece com palestras sócio-educativas, ginástica laboral, apoio psicossocial e auxílio alimentação.

Além do apoio às artesãs, alguns de seus projetos são:

  • Projeto Qualifica e Orienta Vidas – Por meio de cursos de empreendedorismo e workshops de costura e bordado, o projeto tem o objetivo de ensinar a desenvolver e qualificar  o próprio negócio.
  • Projeto Pense Rosa – Campanha feita pela ONG Orientavida para prevenção do câncer de mama através de palestras, workshops, materiais informativos e realização do exame de mamografia junto com o apoio de parceiros. O resultado? Mais dois milhões e quinhentas mulheres foram alcançadas pelo projeto e 5200 mamografias foram feitas.
  • Projeto Geração de Renda – A partir do Projeto Qualifica e Orienta Vidas, este projeto oferece palestras e orientação para acarretar na geração de renda e na formação de cooperativas de artesãs.
  • Mães que Transformam Vidas – Este projeto tem o objetivo de apoio e aconselhamento às mães que tenham filhos com deficiências mentais e que possuem baixa renda. A ideia é reuni-las em um espaço para terem uma troca de experiência e aprendizado com médicos, psicólogos e especialistas.
  • Projeto KM60 – Visando impactar o dia a dia das pessoas acima de sessenta anos e que vivem em regiões com alto número de idosos, o objetivo desse projeto é levar atividades culturais como artesanato, espetáculos de dança, oficinas e exposições.

OV---MEIO4

Durante seus dezesseis anos de estrada, a ONG Orientavida já beneficiou mais de vinte mil mulheres através da formação especializada que gerou renda e empregos, e já foram feitos setenta e cinco programas de treinamento e capacitação.

E ainda é só o começo de uma jornada voluntária que, com certeza, deixa sua marca por onde passa. Vocês podem encontrar mais sobre o trabalho delas  no site da ONG, na página no Facebook e também no quiosque presente no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

OV---FINAL

Escrito por Catarina

Colecionadora de tsum tsums, seu filme favorito da Disney varia de acordo com o humor. Apaixonada pelas trilhas sonoras da Disney e o mascote do site é o seu maior xodó gráfico.