Listas 2000 | Referências ao Universo Disney em Unbreakable Kimmy Schmidt

0

listas-kimmy-schmidt-inicio-camundongo

Lançada em 2015, Unbreakable Kimmy Schmidt é uma série original da Netflix, cuja trama gira em torno de uma moça de vinte e nove anos resgatada, depois de quinze anos, de um culto pós-apocalíptico. Kimmy, então, se muda para Nova York, a fim de tentar descobrir quem ela é agora e provar ainda haver espaço para a sua energia e seus pensamentos positivos nesse mundo caótico.

Qual a sua relação com o Universo Disney? Apesar de ser produzido pela Universal Television, o seriado apresenta uma grande variedade de piadas e comentários às produções, personagens e até ao criador do conglomerado do Camundongo. Abaixo, separamos as nossas referências favoritas das duas temporadas.


listas-kimmy-schmidt-008

Vamos começar com Titus, então. O companheiro de apartamento da protagonista inicia a série trabalhando na Times Square como uma versão não-autorizada do Homem de Ferro, personagem de Robert Downey Jr. No segundo episódio, Kimmy o convence a enfrentar o malvado dono da loja de fantasias com a ajuda de todas as pessoas prejudicadas por ele, incluindo os falsos Woody e Miss Piggy. Em Kimmy Vai Brincar!, da segunda temporada, descobrimos que Titus possui também uma fantasia de Mickey Mouse entre seus pertences.


listas-kimmy-schmidt-007

No oitavo episódio do segundo ano, Kimmy se Hospeda num Hotel!, a protagonista tenta ter uma noite romântica com Dong em um hotel abandonado. Porém, nada sai como o planejado e Kimmy fica nervosa sobre levar o relacionamento para o próximo nível. Então, Dong sugere para eles esperarem. “Não, eu quero. Por qual outro motivo eu teria vestido essa camisola chique?,” responde a moça, revelando uma camisola azul da Elsa com uma péssima imitação de Olaf nas costas.


listas-kimmy-schmidt-006

Um dos maiores clássicos do Universo Disney também foi mencionado algumas vezes. No sexto e no sétimo episódios da segunda temporada, Kimmy faz duas referências a Mary Poppins (1964). Após uma briga com sua patroa, Jacqueline Voorhees, a personagem diz: “De agora em diante, apenas quero saber de ser paga, assim como o pai em Mary Poppins, antes de eles empinarem pipas.” No episódio seguinte, Kimmy vai a um bar e acha curioso suas bebidas acompanharem pequenos guarda-chuvas, os quais ela pretende dar ao camundongo “Mousey Poppins”.


listas-kimmy-schmidt-005

O segundo ano da série está repleto de menções às animações da casa do Camundongo. Em Kimmy Vai Brincar!, a protagonista e Jacqueline estão conversando, quando essa usa o personagem Robin Hood como uma metáfora. “Você conhece o Robin Hood,” pergunta Jacqueline. “Claro. Aquele filme da Disney no qual Robin Hood é uma raposa. Quando você era pequena, você também achava ele bonito?,” responde Kimmy. “Você está brincando? Aquela voz e o fato de ele não usar calças,” completa Jacqueline.


listas-kimmy-schmidt-004

A Pequena Sereia (1989) também entrou na brincadeira. O episódio Kimmy Tem uma Consulta! começa com a protagonista trazendo uma televisão estragada e encontrada na rua para dentro do apartamento. Ao vê-la com o objeto, Titus reclama: “Ariel, essa coisa curiosa não vai funcionar!” No final da segunda temporada, os colegas de quarto viajam para Orlando. Durante o caminho, Titus está preocupado e questiona: “E se uma bruxa do mar disser que posso conhecer o Príncipe Eric se eu der a minha voz para ela? Eu faço isso, certo?


listas-kimmy-schmidt-003

Há três referências ao clássico Cinderela (1950) no decorrer da primeira temporada. No terceiro episódio, Kimmy sonha estar voltando de um baile do rei e trazendo o Príncipe Encantado para casa. Quatro capítulos depois, Titus e Kimmy estão fazendo uma faxina no apartamento. “Eu me sinto como a Cinderela. E veja, até os pássaros e camundongos estão ajudando,” exclama a protagonista ao ver os animais sobre a cama. Por fim, a dona do apartamento, Lilian, briga com Jacqueline e declara: “Eu sei como vocês ricos tratam os pobres. Eu assisti a Cinderela.”


listas-kimmy-schmidt-002

Para alguns não passa de tolice, para outros é algo verdadeiro, para uns é a premissa perfeita para um filme de comédia. Independente disso, a lenda urbana da cabeça de Walt Disney ter sido congelado também não passou batida em Unbreakable Kimmy Schmidt. Em uma das cenas de Kimmy Tem uma Festa!, o Senhor Voorhees discute com alguém pelo telefone. “Coloque a cabeça de Walt Disney no telefone. Então, acorde ele!,” ordena ele. “Olá, Walt,” diz o personagem após alguns minutos.


listas-kimmy-schmidt-001

Com certeza, o maior homenageado foi O Rei Leão (1994). Logo no primeiro episódio, Titus revela ter feito quinze testes para a adaptação para a Broadway do musical, e no fim do episódio, o personagem e Kimmy cantam “Circle of Life” a pleno pulmões no meio da Times Square. No próximo episódio, Titus confessa ter montado uma versão não-autorizada de um único ator do espetáculo e enfrentado problemas com os advogados da Disney. Depois, Mikey cita o clássico animado para conquistar Titus e usa Timão e Pumba como exemplo de um relacionamento perfeito.


Embora não sejam referências, há mais duas curiosidades dignas de comentários. Tituss Burgess, o intérprete de Titus Andromedon, foi o Sebastião do elenco original do musical A Pequena Sereia. E James Monroe Iglehart, o Gênio de Aladdin na Broadway, aparece em dois episódios da série, como um rival de Titus. E você, Camundongo, já assistiu ao seriado?

listas-kimmy-schmidt-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O atual editor-chefe de O Camundongo é um grande aficionado por cinema, séries, livros e, óbvio, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".