Listas 2000 | As canções excluídas do clássico Aladdin

2

listas-aladdin-musicas-inicio-camundongo

Clássico Disney é, praticamente, sinônimo de musical, e dos bons! Claro que isso não é novidade para alguém, em contrapartida, realmente muita coisa acontece antes que nossas amadas canções sejam apresentadas nos cinemas e guardadas para sempre em nossas memórias.

Entre a composição das letras e as adaptações dos roteiros, muito material acaba descartado por inúmeras razões, desde criativas à corporativas. Quando apresentamos o lado obscuro de A Nova do Imperador (2000) isso ficou bem evidente. Mas, hoje, vamos pairar pelas canções esquecidas de Aladdin (1992), enquanto a equipe de produção se esforçava para atingir a um mundo musical ideal.

Antes mesmo de começarem a trabalhar em A Bela e a Fera (1991), Howard Ashman e Alan Menken compuseram várias canções para um arranjo inicial da história de Aladdin. Este arranjo para a história incorporou vários elementos do enredo do conto popular original, e, também, personagens adicionais que foram eliminados durante o desenvolvimento da história mais tarde.

Leia também:

Somente três músicas deste arranjo original – “Noites da Arábia“, “Amigo Insuperável” e “Príncipe Ali” – sobreviveram à versão final do filme. Menken compôs várias canções adicionais para as revisões subsequentes da história, após a triste morte de Ashman, em 1991. Em seguida, houve o envolvimento de Tim Rice com o projeto.


listas-aladdin-musicas-008

Depois da morte de Howard Ashman e antes de contratem Tim Rice para substitui-lo, Alan Menken trabalhou sozinho por um curto período, no qual ele compôs “Count on Me“. Essa é uma típica música “Eu Quero” e Aladdin compartilha com seu fiel amigo Abu quais são os seus sonhos e aspirações. Na versão final do filme, ela foi substituída por “One Jump Ahead” e sua reprise.


listas-aladdin-musicas-007

Aladdin teria três inseparáveis amigos e eles cantariam melodias no estilo barbearia e tentariam evitar o trabalho pesado. “Babkak, Omar, Aladdin, Kassim” seria a responsável por introduzir o quarteto. Quando o roteiro foi reescrito, o trio de amigos foi trocado pelo macaco Abu e, como consequência, a música foi excluída. Ironicamente, Abu não está presente no musical da Broadway e Babkak, Omar, e Kassim foram recuperados, assim como a faixa.


listas-aladdin-musicas-006

How Quick They Forget” seria um lamento cantado pelo trio remanescente após Aladdin se transformar em um príncipe e ir para o palácio. Apesar do trio ter sido trazido de volta para o espetáculo na Broadway, essa canção composta por Howard Ashman e Alan Menken foi deixada de lado.


listas-aladdin-musicas-005

Junto aos três amigos, Aladdin teria outro companheiro: um Gênio do Anel, igual ao conto Aladim e a Lâmpada Maravilhosa. “High Adventure” mostra Aladdin tentando reunir seus amigos relutantes de volta à ação, para defender Jasmine de Jafar e do Gênio da Lâmpada. Essa tão empolgante canção teve sua letra retrabalhada para ser inserida no musical da Broadway, excluindo as referências ao Gênio do Anel.


listas-aladdin-musicas-004

Nas versões originais do roteiro, Jasmine seria mimada e egocêntrica, ela até teria uma canção onde isso ficaria bem claro! Em parte da letra, ela cantaria “Outras meninas trabalham para ganhar misérias, algumas esfregam o chão com as mãos e joelhos. Eu prefiro ter um tratamento facial, por favor, cubra meu rosto com argila.” Ainda bem que ficamos com uma versão amável no final. Alan Menken fez uma demonstração da canção, e você pode ouvi-la abaixo.


listas-aladdin-musicas-003

Esta música seria interpretada pelo Jafar, a equipe de produção havia adorado por ter sido cantada por Jonathan Freeman. Nela, Jafar lamentaria seus fracassos passados enquanto traçaria o seu futuro megalomaníaco, uma vez que ele tem a lâmpada mágica. É extremamente cativante e se encaixa perfeitamente em sua personalidade peculiar.


listas-aladdin-musicas-002

E, novamente, temos outra canção do Jafar, obviamente, de um dos primeiros rascunhos do roteiro. Nela, Jafar tomaria posse da lâmpada mágica e sadicamente humilharia Aladdin na frente de Jasmine, do Sultão, e até mesmo de sua mãe. O nome da canção é uma clara e diabólica oposição à musica seguinte de nossa lista.


listas-aladdin-musicas-001

Certamente a canção cortada mais conhecida hoje é “Proud of Your Boy“, cujas letras foram escritas por Howard Ashman, antes de seu falecimento. Ashman tinha grande apreço ao personagem da mãe de Aladdin, e lutou para que essa música permanecesse no filme. Porém, quando a mãe de Aladdin foi cortada por ser considerada supérflua, esta canção levou o mesmo destino. Apesar de tudo, a canção seu ganhou seu lugar no atual musical da Broadway inspirado no Clássico Disney.


  • Menções Honrosas: “My Time Has Come” (Alan Menken) e My Finest Hour” (Alan Menken & Tim Rice), ambas seriam interpretadas por Jafar. A primeira foi cortada por ser muito lenta, e a segunda, por ser muito espalhafatosa. 

Já conhecia alguma dessas músicas? Comente qual delas é a sua favorita e não se esqueça de nos acompanhar em todas as nossas redes sociais – estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Tumblr. Até mais!

Colaborou Caroline Calzolari.

listas-aladdin-musicas-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O diretor de marketing de O Camundongo iniciou sua aventura virtual com a Disney há mais de seis anos e, desde então, acompanha o crescimento do projeto e se orgulha do que foi e será feito por aqui.



  • rodrigo duarte

    Essa Jasmine mimada seria uma boa namorada pro Kuzco. Por todo fuzuê envolvido não tem como eu não achar que Proud Of Your Boy seja a melhor.

    • IF97

      Haha sério mande essa ideia para a Disney. Proud of Your Boy é a melhor com certeza.