in

Novas chances de um Parque Disney no Brasil

Parece até notícia velha, mas, acreditem: a Disney ressuscitou os planos de instalar um parque temático no Brasil.

Parque Disney no Brasil

Empreendimento seria erguido em algum ponto entre Rio e São Paulo

Parece até notícia velha, mas, acreditem: a Disney ressuscitou os planos de instalar um parque temático no Brasil. O projeto prevê também a construção de um complexo hoteleiro na mesma área, replicando o modelo usado pelo grupo na Flórida.

Executivos da Disney deverão vir ao país no início de 2010 para mapear os locais candidatos a receber o
empreendimento. A preferência recai em regiões entre o Rio de Janeiro e São Paulo, mantendo equidistância com os dois maiores mercados consumidores do país. Se o trem-bala sair do papel, então, será como um conto de fadas para a Disney.

Um banco de investimentos americano tem assessorado a Disney no projeto, incluindo a busca de um investidor brasileiro. A instituição trabalha com uma lista de potenciais parceiros, que, entre outros nomes, inclui GP Investimentos e Iguatemi. A GP tem uma experiência não muito agradável no setor. Foi sócia do Hopi Hari e do
Playcenter, onde acumulou um histórico de prejuízos.

No fim da década de 90, a Disney chegou a estudar a construção de um parque temático no Brasil. Mas novos investimentos nos Estados Unidos e, sobretudo, a sucessão de fracassos de outros projetos semelhantes em terras brasileiras desmotivaram os norte-americanos. Agora, o Brasil faz parte de uma seleta lista de nações para onde o grupo pretende se expandir. O mapa inclui China e Emirados Árabes.

No caso do Brasil, os norte-americanos apostam suas fichas na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016, eventos que costumam deixar como legado um aumento do número de turistas.

Como ocorreu no caso da EuroDisney, o empreendimento no Brasil funcionaria como uma espécie de tira-gosto. Ao contrário do que possa parecer, ele não concorreria com os parques na Flórida e na Califórnia, reduzindo o fluxo de brasileiros para os Estados Unidos. Pelo contrário. Empreendimentos como este costumam atiçar o apetite dos turistas e aumentar o número de visitantes aos parques originais.

© Relatório Reservado publicado no Cidade Biz


Disney Mania

Escrito por Jonas

O diretor de marketing de O Camundongo iniciou sua aventura virtual com a Disney há mais de seis anos e, desde então, acompanha o crescimento do projeto e se orgulha do que foi e será feito por aqui.