O Despertar da JediCon 2015 no Rio de Janeiro supreende positivamente

1

topo-jedicon-2015

A Força realmente foi abalada em terras cariocas no ano de 2014. No entanto, o retorno da JediCon Rio não poderia ter acontecido de forma melhor. Às vésperas do lançamento mais aguardado pelos fãs de Star Wars nos últimos dez anos, o evento contou com uma organização profissional e com muita paixão de todos os envolvidos.

Dividido em setores como dois auditórios para palestras e apresentações, uma área de estandes para venda de souvenires e itens colecionáveis, área para exposições e praça de alimentação com interessantes food-trucks.

foto1-jedicon-2015

Na abertura, contamos com um bem humorado vídeo satirizando a venda da LucasFilm para Disney, com os fictícios executivos do estúdio em reunião com George Lucas, onde precisou haver intervenção dos Stormtroopers para manter os negócios em ordem. Em seguida, os apresentadores Fernando Caruso e Mariana Mel abriram oficialmente a convenção com a presença de representantes dos Conselhos Jedi dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, com os quais tivemos a oportunidade de conversar com exclusividade e traremos a entrevista para vocês em breve.

Também conversamos com Felipe Trotta, o maior colecionador de action-figures de Star Wars do país, com nada menos que dois mil e quinhentos itens em seu acervo, com o destaque para o R2-D2 em tamanho real e totalmente funcional. Vocês também poderão conferir detalhes desta entrevista em breve aqui n’O Camundongo.

foto2-jedicon-2015

Uma das apresentações mais interessantes foi a exibição do documentário de longa duração Jedi Carioca: A Trajetória do Conselho Jedi RJ, o qual havia sido exibido de forma limitada em uma sala de cinema em Agosto de 2015, comemorando o aniversário de 18 anos do fã-clube. Nele, pudemos acompanhar com detalhes a movimentação inicial dos fãs para a construção do primeiro Conselho Jedi do Brasil, de forma leve e bem humorada, repleta de reportagens antigas da década de 1990. Sem dúvidas, é um excelente documentário que mostra a força que os fãs reunidos podem ter.

Já a palestra mais interessante para nós foi a ministrada por André Gordirro, que tratou a respeito do receio da influência da Disney sobre a franquia, o que vem gerando certos rumores infundados. Nela, foram desmistificados boatos, apresentando os bastidores da negociação e a união de interesses da Casa do Mickey Mouse com o próprio George Lucas.

O mais importante ponto colocado em pauta foi a liberdade que a Disney dá para cada mundo que lhe pertence, bastando verificar como as estratégias do Marvel Studios e do Pixar Animation Studios se diferenciam claramente do Walt Disney Animation Studios. Por exemplo, a extinção de todo o universo expandido da saga foi decisão da executiva Kathleen Kennedy, escolhida a dedo por George Lucas para comandar a LucasFilm nesta nova fase.

Assim, a Força se manifestou com vontade neste final de semana, proporcionando a melhor JediCon no Rio de todas! E é claro que os fãs atenderam em grande número ao chamado, inclusive surpreendendo com cosplays do Star Wars: O Despertar da Força. Que venha a estreia e a JediCon 2016!

final-jedicon-2015

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O diretor de marketing de O Camundongo iniciou sua aventura virtual com a Disney há mais de seis anos e, desde então, acompanha o crescimento do projeto e se orgulha do que foi e será feito por aqui.



  • Adorei a matéria ! O evento foi maravilhoso,muito bem organizado e surpreendeu a todos . Fico muito feliz de ter feito parte dessa festa.