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Glen Keane | A Fera que existe no homem!

 

Após uma longa temporada viajando, um dos grandes nomes da animação da Disney, Glen Keane, retorna em grande estilo em uma grande entrevista cheia de notícias sobre projetos pessoais, e da Disney. E o Disney Mania não podia deixar vocês, fãs dos estúdios e da arte da Disney, sem essa exclusiva. Neste especial vocês vão encontrar tudo o que rolou nessa coletiva que além de trazer grandes novidades retoma também antigos momentos da carreira do animador da Fera de “A Bela e a Fera”.

 

 

Especial I: Glen Keane – A Fera que existe no homem!


Glen Keane é desses artistas que não conseguem fazer nada que dê errado. Desde que entrou para o grupo de animadores da Disney Studios, em 1972 para fazer a Penny de “Bernardo e Bianca”, todos já sabiam que daquele homem grandes contribuições haveriam de nascer. E assim foi. De lá pra cá, A Pequena Sereia, Tarzan, Aladdin, Planeta Tesouro, Enrolados e muito mais surgiu das mãos geniais desse mestre da animação. Para quem se interessar em dar uma conferida em algumas animações, vale a pena olhar o blog “A Arte de Glen Keane”. O blog traz alguns esboços dos trabalhos de Glen. Uns conhecidos e outros, não.

Em uma entrevista exclusiva ao site “Why So Blu” o animador contou sobre seu projeto atual:

Na verdade, estou fazendo o meu primeiro show de arte, onde estarei mostrando um pouco de uma retrospectiva dos meus desenhos de animação, alguma coisa de “A Bela e a Fera”, bem como o resto da minha carreira. E isso é um terço do show. Os outros dois terços são na verdade desenhos do meu caderno de esboços. Mas a idéia é dar uma visão sobre o que se passa na vida de um artista, que é um animador, e onde você poderá obter sua inspiração. Mas este show é na Galeria (Arloudic) na Ile Sainte Marie em Paris, em novembro.

~ Glen Keane

 

Sobre como dar vida aos contos de fadas, Keane afirma que se trata de algo que envolve muita pesquisa, pois é difícil encontrar a chave que vai desbloquear o conto de fadas para um filme de animação da Disney. É uma coisa é ter um conto de fadas que você pode ler a uma criança antes de ir para a cama, mas outra é ter uma história que vai levar uma hora e meia e terá todo o impacto emocional, dramático. O animador afirma ainda sobre as novas tecnologias na produção da animação. Ele afirma que as novas tecnologias sempre fazem você apreciar o seu trabalho de maneiras diferentes.

Eu acho que há um monte de grandes coisas que poderíamos ter feito. Mas provavelmente, os melhores filmes que você já viu são aqueles que você realmente nunca viu, os que você acabou de ler em um livro, porque na sua cabeça, ele está lá, cada detalhe. Então eu acho que eu não me sinto triste porque nós não tínhamos a tecnologia na época, mas estou feliz que temos agora. A tecnologia nunca torna a vida mais fácil. Ela só faz diferente. Ele faz algumas coisas mais fáceis, mas depois ele sempre acrescenta alguma coisa nova sobre a mesa que você nunca imaginou, e agora você tem que lidar.O computador faz todas aquelas extra entre as etapas. Mas agora você tem iluminação, e como é que funciona a iluminação em torno das bordas de um personagem? E depois há o tecido, e há a figurinos, e tudo é real, tudo tem uma textura. Tudo tem que ser pintadas e planejado. Você usa porque ela faz o mundo mais credível e convincente. Essa é a beleza dela, e é por isso que nós queremos fazer filmes em CG. Há uma conexão imediata com a opção – Não sei, a alma do artista, – alguma coisa acontece no meu cérebro. Eu sei que quando eu desenho com um lápis, as ideias vêm. E isso não acontece com as palavras. Isso acontece pelo fato do grafite tocar o papel, e isso é uma coisa realmente importante para mim. Isso é uma forma de arte única. Imagine se você considerar que, nós temos música de sintetizador. Agora não temos de te mais tocadores de violino. Podemos simplesmente mandá-los trabalhar no sintetizador. E orquestra inteira, não precisamos mais deles. Não perdemos uma coisa tão incrível? É tão importante que animação continue. E, assim como CG deve crescer por conta própria, desenhados à mão tem que evoluir também.

~Glen Keane

 

Ainda sobre seu trabalho em “A Bela e a Fera”, Glen contou como foi trabalhar com uma equipe tão grande de animadores, incluindo Andreas Deja.

Bem, nós trabalhamos como uma equipe. Estamos todos muito próximos ao lado do outro, e nós nos reuníamos com o animadores e mostramos constantemente uns aos outros o nosso trabalho. Queríamos que o filme tenha uma coesão, por isso há um amplo espectro de algo muito realista. O Fera, por exemplo, mas ele ainda é caricaturado, e Andreas com a abordagem sobre Gaston, eles definiram esculpindo para ficar realista. Então você tem Lefou que é muito, muito, muito amplo. A música, eu acho, é a cola que mantém projetos de nosso caráter juntos em uma maneira engraçada. É como se você estivesse fazendo um grande jantar, e você tem todos esses elementos diferentes juntos, você tem esse salmão grande, um pouco de arroz, então há alguns legumes e tudo isso. Então você garoa um pouco de vinagre balsâmico por cima, e ele simplesmente unifica toda a refeição. E isso é o que a música de Howard Ashman e Alan Menken fez para mim.

~ Glen Keane

Enquanto descrevia os projetos ele nomeou os grandes nomes com quem gostaria de trabalhar, dentre eles estava Dean Wellins que trabalhou com ele em Enrolados. Outra aposta do animador é Michael Dudok de Wit. Um animador belga que fez um curta-metragem chamado “Mãe e Filha” que de acordo com Glen “…é tão sensível, tão bonito. Eu realmente admiro o seu trabalho”.

Quando questionado sobre ser considerado um dos “Nove Anciões” da animação, junto com grandes nomes como Les Clark, cuja especialidade era animar o rato Mickey. Ollie Johnston (cujo primeiro trabalho foi Branca de Neve e vários personagens em Peter Pan, Cinderela, Robin Hood e outros) e Frank Thomas (que deu vida à madrasta de Cinderela e ao Reino de Copas, de Alice no País das Maravilhas) a modéstia é enorme;

Estou de segunda geração, como um vinho fino. Cada vez melhor. Há uma nova geração, porém, que está saindo de nossa geração, sabe? Eu diria que estamos nos movendo para agora a terceira geração” termina.

Esse especial não acabou! Fique de olho aqui no Disney Mania para mais partes!

 


Escrito por Ana Navarrete

Estuda Comunicação Social - Jornalismo, na UNESP. Natural de Votuporanga. Atualmente, em Bauru. Atua em diversas áreas do Jornalismo mais precisamente o Cultural e Social. Pesquisa sobre perfis femininos das personagens Disney. Estuda francês, fala em espanhol e "se vira" em inglês. Fala muito. Ama jornalismo e escrever. É repórter da revista radiofônica "Diferente, Pero no Mucho" sobre assuntos da América Latina, veiculada na Rádio Unesp Virtual. É bolsista e editora-chefe do projeto de extensão universitária - jornal comunitário "Voz do Nicéia". Editora de Expressão da revista digital Livrevista.