in

Galavant | Conclusão e Considerações Finais

Laid by my side, and we’ll sail away. Off to the shores of another day. All set to go once I hear you say: Goodnight, my friend, until the morning. Up we will float as we close our eyes. Stars all around us like fireflies. Just me and you drifting through the skies. Goodnight, my friend.

Goodnight, My Friend

Com um gosto bem amargo, “Galavant” chega ao seu final. Os seis episódios anteriores seguiam em uma crescente e o que vimos nesse final foi uma quebra desse trabalho e do ritmo da série. A sensação de que nada significativo ocorreu em 90% do tempo é significativa.

Ao final do sexto capítulo, Galavant e seus companheiros de cela, descobriram que as celas estavam destrancadas o tempo todo, porém, no sétimo, eles continuam ali, jogando a oportunidade fora. E bom, eles vão e voltam ao calabouço diversas vezes durante o final, algo que beira o ridículo e incomoda bastante.

galavant-ultimos-episodios-001

Em um dos momentos em que os prisioneiros são levados para fora, Rei Richard e Kingsley decidem travar um duelo, enquanto o segundo escolhe Gareth como seu campeão, cabe a Galavant salvar a pele de Richard, sob a condição de ele libertar seus amigos, quando vencer.

No entanto, o malfadado duelo nunca acontece. A primeira tentativa é interrompida pela chegada do Príncipe Harry, primo e noivo de Isabella. E mesmo com Richard decidido a lutar por ele mesmo, nós não chegamos a assistir ao combate, o que invalida toda a ideia e cria um clima de estarmos andando em círculos.

galavant-ultimos-episodios-002

Esse clima não se restringe apenas ao confronto de vida e morte e permeia a ambos episódios. Chefe – ou seria Vincenzo? – e Gweyn ganharam outro dueto romântico macabro sobre envenenar a nobreza, o que também não leva a lugar nenhum, pois o Chefe tem coragem apenas de causar uma reação alérgica neles.

A tentativa de Galavant e Richard de matar Kingsley igualmente não resulta em nada. Aliás, qual o propósito da participação de Kingsley? Além de ser o personagem mais irritante, o irmão de Richard não tem função alguma na trama. E sua morte pelas mãos de Madalena não chega sequer a chocar. Príncipe Harry é outro totalmente descartável.

galavant-ultimos-episodios-003

Toda essa enrolação acaba por limitar o desenvolvimento da trama aos últimos oito minutos. Os piratas do quarto episódio retornam para levar Galavant e Richard de volta para o reino dele; Madalena e Gareth assumem o trono de Valência, com Sid como prisioneiro do novo rei; e os demais vão para o castelo de Harry, onde Isabella é trancafiada em um quarto rosa.

Essa ideia de levarem Isabella e os outros para Hortência soa extremamente forçada. Retornar para a vila de Galavant – ou até para Sidneyland – era uma decisão mais sensata do que essa. Chega a ser desrespeitoso por parte dos roteiristas terminar a série com tantas pontas soltas, quando a probabilidade de vermos um novo ano é mínima.

galavant-ultimos-episodios-004

Para não menosprezar o resultado final, alguns momentos isolados se destacaram positivamente. A canção de ninar “Goodnight, My Friend” entra facilmente para as melhores apresentadas pela dupla Alan Menken e Glen Slater nos oito episódios. As piadas continuaram bem certeiras e sagazes – a cena em que tentam nocautear Gareth e o Bobo alegando que a cantoria matou a audiência, especialmente.

Galavant” estreou como uma opção divertida e uma sátira aos contos de fada. Aos poucos, a série foi crescendo e melhorando, investindo mais nas piadas e apostando mais em músicas divertidas e irônicas. Então, apresentar um final totalmente oposto a isso e sem conclusão é, no mínimo, decepcionante. Agora, só nos resta esperar. Diga-nos sua opinião sobre os episódios finais nos comentários!

galavant-final-sid-camundongo

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".