in

Especial Walt Disney World | Parte 4

 

O Disney’s Hollywood Studios foi o terceiro parque inaugurado em Walt Disney World, em 1989. Como seu próprio nome diz, o seu tema é Hollywood e tudo que está relacionado com o cinema. Este parque é formado por umas das melhores atrações de todo o Resort e é o oitavo parque de diversões mais visitado do mundo. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele.

Se você perdeu a matéria sobre o Magic Kingdom, visite aqui. Para visitar nossa matéria sobre o Epcot, visite aqui.

A origem de Disney’s Hollywood Studios está em Epcot. Os engenheiros Disney estavam criando uma atração em Epcot relacionada ao cinema e a idéia ficou tão boa que Michael Eisner, o CEO da Disney na época, sugeriu que um parque completo fosse construído com o propósito de abrigar esta nova atração e outras que pudessem surgir sobre o mesmo tema. Nascia então o parque da Disney dedicado ao cinema. No início seu nome era Disney-MGM Studios (numa parceria da Disney com a Metro-Goldwyn-Mayer), e em 2008 este nome mudou para Disney’s Hollywood Studios.

Grandes atrações estão presentes neste parque, como por exemplo a “Torre do Terror” e a montanha-russa “Rock n’ Roller Coaster”, baseada na banda americana Aerosmith. A mais nova área temática do parque é totalmente dedicada a Pixar, chamada “Pixar Place”, com atrações, lojas e restaurantes baseados nos premiados filmes do estúdio.

 

 

Além das famosas atrações, Disney’s Hollywood Studios possui shows em platéias, baseado em filmes e clássicos Disney, como é o caso de Indiana Jones e A Bela e A Fera.  Em várias áreas do parque é possível ver objetos e cenários usados nas gravações de filmes, sendo que até mesmo a mesa escolar da segunda série de Walt Disney está exposta no parque, em uma atração dedicada a ele. Vamos conhecer cada uma da atrações e shows de Disney’s Hollywood Studios.

The Sorcerer’s Hat (Chapéu de Feiticeiro do Mickey)

 

“Chapéu de Feiticeiro do Mickey”, o marco de Disney’s Hollywood Studios – Foto: Matt Pasant

 

O Magic Kingdom possui o castelo da Cinderela, o Epcot possui a Spaceship Earth e o Disney’s Hollywood Studios tem como marco central o Chapéu de Feiticeiro do Mickey, com 37 metros de altura. Este marco foi inaugurado no centenário de Walt Disney, em 2001, e é baseado no famoso personagem de Walt Disney “O Aprendiz de Feiticeiro”, do clássico “Fantasia”, de 1940. Diferente de Spaceship Earth, o Chapéu do Mickey não possui atração em seu interior. Ele fica praticamente no centro do parque e pode ser visto desde a sua entrada, como os outros marcos de Walt Disney World.

Antes do chapéu do Mickey, o marco do parque (que ainda se chamava Disney-MGM Studios) era uma caixa d’água, típica dos estúdios de Hollywood, com as orelhas do Mickey. Esta caixa d’água ficava logo após a entrada do parque, o que fugia um pouco do padrão dos outros parques, cujos marcos ficam no centro do parque. Muitos visitantes nem se davam conta que aquela caixa d’água era o símbolo e marco do Disney-MGM Studios. Quando a Disney teve problemas com a parceria Disney-MGM, eles mudaram o nome do parque e retiram a caixa d’água, criando assim o “Chapéu do Mickey Feiticeiro”, um marco que hoje está no centro do parque, como deve estar. A mudança foi grande e fez toda diferença.

 

Rock ‘n’ Roller Coaster, estrelando Aerosmith

 

Uma das melhores montanhas russas de Walt Disney World, a Rock ‘n’ Roller Coaster é um passeio que os visitantes podem fazer por Hollywood, na limusine da banda Aerosmith. Foi inaugurada em 1999 e é uma montanha-russa interna, assim como Space Mountain, no Magic Kingdom. Entretanto, diferente da Space Mountain, esta montanha-russa de Hollywood Studios possui 3 loopings e a velocidade é muito superior, chegando a 105 km/h.

 

A entrada de “Rock ‘n’ Roller Coaster” – Foto: Gary Burke

 

Mas o principal diferencial desta montanha russa não é a velocidade e nem as inversões, e sim o seu sistema de som. Cada assento do veículo (são ao todo 24 assentos por veículo)  possui potentes caixas de som, de onde é possível ouvir as músicas de Aerosmith numa qualidade incrível. Músicas como “Walk This Way” e “Nine Lives” estão presentes no repertório, além de outras. O cenário por onde a montanha-russa percorre é muito legal, e totalmente diferente das montanhas-russas comuns. Outro diferencial da atração é a forma como os carros são “lançados”. Diferente das montanhas-russas comuns, onde os veículos sobem uma rampa para então descerem, no Rock ‘n’ Roller Coaster os carros já saem em alta velocidade, como se o carro estivesse dando uma largada. Vale a pena investir um tempo nesta atração.

 

 

The Twilight Zone Tower of Terror (A Torre do Terror)

 

Baseado na série de televisão “The Twilight Zone”, esta é na minha opinião uma das melhores atrações de todo o resort. Inaugurada em 1994, ela é a segunda maior obra de Walt Disney World, com 60,7 metros de altura, perdendo apenas para Expedition Everest, no Disney’s Animal Kingdom, que tem 60,8 metros.

 

“Torre do Terror” – Foto: devildog1.0

 

Neste passeio os visitantes entram em um hotel chamado “The Hollywood Tower” (que foi inspirado num hotel real de Los Angeles, de 1929). Neste hotel, assim como os personagens da série, os visitantes entram no elevador, que durante seu percurso, é transportado para outra dimensão. O resultado é a queda do elevador. Na série, uma ala inteira do hotel é atingida por um raio e então enviada para outra dimensão, e é por isso que a construção da torre parece estar “faltando” uma ala inteira do hotel.

Existem muitas atrações de “elevadores” pelo mundo, mas nenhuma se compara a “Torre do Terror”. Nesta atração pode-se perceber a idéia de Walt Disney de que tudo deve contar uma história, desde um produto até uma atração de parque de diversão. Esta atração não é simplesmente uma maquinário onde os visitantes entram, sobem e descem, sem nenhum propósito. A entrada no hotel já é algo fora do comum, quando você se sentirá na década de 30. Os objetos antigos e as teias de aranha impressionam. Quando se entra na sala de máquinas dos elevadores, tudo parece ser perigoso, e ninguém ousa tocar a mão nas coisas, mesmo sabendo que aquilo tudo é apenas um cenário. Na minha opinião, esta é a melhor “fila” entre todas as atrações de Walt Disney World. A visitação da “Torre do Terror” é obrigatória. Se visitar o Resort, esqueça o medo e encare, é inesquecível.

 

A Bela e A Fera – Show


“A Bela e A Fera”, o show – Foto: PeterPanFan

 

Este é o show baseado no clássico de 1991, “A Bela e A Fera”. Inaugurado no mesmo ano de lançamento do filme, o show ocorre num auditório com capacidade para 1500 pessoas. Esta peça não é exatamente a mesma que esteve presente na Broadway e que veio para o Brasil, há alguns anos, mas possui várias referências a ela, com cenas muito parecidas. As músicas do clássico também estão presentes neste show, que dura cerca de 25 minutos. Se gostar de “A Bela e A Fera” ou estiver com crianças, esta atração é imperdível.

 

Fantasmic!

 

Mickey, no show “Fantasmic!” – Foto: Life by the Drop

 

Próximo ao auditório da e “A Bela e A Fera” e ao Hollywood Tower está este outro auditório, dedicado a este show de fogos. Neste show, que dura 25 minutos, os visitantes podem ver um espetáculo de fogos e projeções em água, o que faz do show algo totalmente inovador. A música tem um papel importante também no espetáculo, e é uma espécie de pout pourri das várias músicas dos clássicos Disney. Na performance, os protagonistas dos clássicos enfrentam todos os vilões. A origem do show se deu na Disneyland, em 1992, quando em 1998 veio para Walt Disney World.

 

Mickey, no show “Fantasmic!” – Foto: Express Monorail

 

Todo o cenário é uma montanha, com um rio em volta, onde barcos cruzam este rio, com os vários personagens Disney. O anfitrião de todo o show é o “Mickey Feiticeiro”, do clássico Fantasia, de 1940. Praticamente todos os personagens dos clássicos Disney também estão no show, desde os “Sete Anões” até o dragão de “A Bela Adormecida”. Vale visitar esta atração, que ocorre à noite. Cheque o calendário para verificar horários e datas do show.

 

Luzes, Motores e Ação! (Show de carros)


“Luzes, Motores e Ação!” – Foto: ExpressMonorail

 

Neste show, relativamente novo, um enorme local é cenário de manobras radicais com carros, como uma espécie de amostra do que ocorrem com carros nos filmes de Hollywood. Num auditório com capacidade para 5000 pessoas, o show ocorre por cerca de 25 minutos.

O interessante é que os carros são projetados para as manobras especiais, o que muitas vezes surpreende os espectadores, como por exemplo as manobras em que os carros andam de ré o tempo todo. Herbie, o fusca de “Se Meu Fusca Falasse” fazia aparições no show. Agora, desde 2011, o carro convidado da vez é o Lightning McQueen, o querido protagonista de “Carros”. E não é que ele ficou perfeito?

 

McQueen, no show “Luzes, Motores e Ação!” – Foto: littlestschnauzer

 

The Great Movie Ride


O início da atração “The Great Movie Ride” – Foto: Scott Smith – SRisonS

 

Esta é a atração clássica de Hollywood Studios e é ela que deu origem a idéia do parque. Planejada para ser uma atração em Epcot, “The Great Movie Ride” é um passeio nas cenas clássicas dos filmes de Hollywood. O lado exterior da atração é uma réplica em escala real do Teatro Chinês, de Hollywood. Do lado de fora existe, assim como no original, uma calçada da fama, com as mãos de astros e estrelas do cinema. Em seu interior, é possível ver exposições de objetos reais usados nas filmagens de grandes filmes. Esteve lá, por exemplo, os sapatos de rubi da Dorothy, do clássico “O Mágico de Oz”. Atualmente está exposto o cavalo do carrossel de “Mary Poppins”.

 

O Teatro Chinês – Foto: Cory Disbrow

 

Na atração, cenas clássicas dos filmes são representadas tanto por atores quanto por audio-animatronics. “Alien”, “Casablanca”, “O Mágico de Oz”, entre outros, estão presentes. Os visitantes passam por cenários perfeitos dos filmes e até ficam no meio de uma troca de tiros. Na minha opinião, é uma atração imperdível. Presente lá desde 1989, esta atração tem duração de 22 minutos.

 

Star Tours

 

O filme “Star Wars” também está presente no parque, em forma de um simulador. Sendo uma atração antiga, o “Star Tours” foi totalmente reformulado e reformado, sendo reaberto em 2011. Neste simulador, os visitantes entram no “Starpeeder 1000” (com capacidade para 40 pessoas) e viajam por cerca de 4:30 minutos, portando óculos 3D, aqui chamados de “óculos de voo”.

 

Trecho da fila de “Star Tours”, onde pode ser visto o “Starpeeder 1000” – Foto: Matt Pasant

 

O interessante desta nova atração é que o rumo que a nave percorre a cada visita é diferente, sendo algo inédito para um simulador em 3D. São 54 diferentes percursos, e a cada visita a atração, o visitante percorre um caminho diferente, com diferentes surpresas. É um passeio obrigatório para os fãs da saga.

 

Studio Backlot Tour

 

Esta também é uma clássica e antiga atração do parque, juntamente com “The Great Movie Ride”. Aqui, os visitantes entram em uma espécie de trem e percorrem durante 35 minutos os “fundos” dos estúdios, onde objetos e cenários podem ser vistos. As motos de “Indiana Jones” estão aqui, além de objetos de “Piratas do Caribe” e “A Rocha”. Além disso, durante o percurso, há uma demonstração de efeitos especiais, com explosões, pirotecnia e inundações. Por se tratar de uma atração de 1989, os efeitos chegam a impressionar até mesmo nos dias de hoje. Vale a pena visitar.

 

Muppet Vision  3D

 

Este é um filme 3D, com a participação dos “astros” de “Os Muppets”. Foi inaugurado em 1991 e até hoje é um sucesso no parque. O interessante é que este foi o último projeto em que Jim Henson, o criador de Muppets, participou, antes de sua morte em 1990. Dirigido por ele, esta atração é uma mistura de cinema com audio-animatronics, que estão também presentes dentro da sala com os visitantes. Assim como as outras atrações 3D de Walt Disney World, esta é uma atração imperdível.

 

Toy Story Mania!

 

Esta é mais uma nova atração de Disney’s Hollywood Studios, e lembra bastante a atração de Buzz Lightyear, do Magic Kingdom. Na fila, os visitantes se sentem como se fossem brinquedos, em meio aos objetos e brinquedos gigantes de Andy. Nesta mesma fila pode-se ver o “Sr. Cabeça de Batata”, um dos personagens mais queridos da série. Este “Sr. Batata” é considerado um dos audio-animatronics mais complexos já criados pela Disney, com movimentos das bocas, olhos e com uma extensa combinação de frases e interação com os visitantes.

 

“Toy Story Mania!” – Foto: imagem de divulgação

 

Na atração, os visitantes entram em veículos que possuem duas armas cada um. Os veículos se movem e os visitantes devem atirar em diferentes alvos. Os tiros são “virtuais” e são sempre diferentes, podendo ser dardos, ovos, entre outros objetos. É uma mistura de atração móvel com cinema 3D, sendo considerado um dos melhores passeios deste parque. Não tive a oportunidade de visitar, mas já está entre os meus preferidos.

Vale lembrar que “Toy Story Mania!” está localizado numa nova área do parque, chamada “Pixar Place”. Vamos a ela.

 

Pixar Place


A entrada do “Pixar Place”, a área dedicada a Pixar – Foto: TheTimeTheSpace

 

Esta é uma área no parque dedicada aos fenômenos da Pixar. Com a presença de personagens e referências aos diferentes filmes, a área tem uma entrada que é réplica da entrada da Pixar Animation Studios, na California. Nesta área os visitantes podem também ver a famosa luminária do estúdio, a “Luxo Jr”. É um audio-animatronic simpático que aparece na área várias vezes ao dia. Se quiser tirar fotos com os personagens da Pixar, este é o lugar certo.

 

Luxo Jr, no “Pixar Place” – Foto: Peter E. Lee

 

 

Walt Disney: One Man’s Dream

 

Esta atração foi inaugurada no centenário de Walt Disney e é uma museu multimedia que conta a história do responsável por este fenômeno chamado Walt Disney. Desde a história de Mickey Mouse até a criação de seus parques, a atração também mostra artefatos de Walt Disney, maquetes dos parques e as estatuetas do Oscar de “Branca de Neve e Os Sete Anões”. São cerca de 400 objetos a mostra, sendo que até a mesa escolar deste gênio está presente no local. Vale a pena visitar.

As atrações aqui apresentadas são as principais do parque. Vale lembrar que este parque fica localizado muito próximo ao Epcot. Se o visitante possuir o “Hopper Ticket”, ele pode visitar os dois parques no mesmo dia, sem pagar um ticket extra. Basta pegar um barco (fica próximo a França, no Epcot) em direção ao Disney’s Hollywood Studios.

Em nossa próxima matéria exploraremos o quarto e último parque de Walt Disney World, o Disney’s Animal Kingdom, um parque totalmente dedicado aos animais. Lá está a mais recente atração de todo o resort, o “Expedition Everest”. Aguarde!

FastPass atualmente disponíveis nas seguintes atrações do Disney’s Hollywood Studios:

  • Rock ‘n’ Roller Coaster Starring Aerosmith
  • Toy Story Mania!
  • Star Tours – The Adventures Continue
  • The Twilight Zone Tower of Terror