in

ESPECIAL A Princesa e Sapo: O Legado Disney

legacy

Começando aqui o Especial da Semana de Estreia de “A Princesa e Sapo”, e durante toda essa semana até sexta-feira o DisneyMANIA trará todos os dias mais notícias e novidades ainda sobre esse grande filme que já poderia inclusive ser chamado de clássico!

E para começar com grande estilo, com vocês o:

 

LEGADO DISNEY

Dizem que os animadores são grandes atores que conseguem canalizar o seu desempenho para os personagens que criam — e no caso do mais novo lançamento do Walt Disney Animation Studio, A PRINCESA E O SAPO (THE PRINCESS AND THE FROG), esses personagens foram criados do jeito tradicional — com lápis e papel. Para três dos animadores por trás do novo elenco de personagens de A PRINCESA E O SAPO — Andreas Deja, Eric Goldberg e Mark Henn — sua animação clássica feita à mão dá continuidade ao rico legado dos lendários ‘Nine Old Men’: os grandes mestres do estúdio que deram ao mundo os adorados personagens Disney que ainda hoje encantam crianças de todas as idades.

Deja, que entrou para a Disney enquanto alguns desses animadores ainda trabalhavam no estúdio, em 1980, teve a oportunidade de conviver com os “fundadores” desse legado e dessa forma de arte e de lhes fazer muitas perguntas, como, basicamente: “Como vocês produziam aqueles filmes?” Inspirado pelos desenhos Disney passados na televisão, Goldberg começou a criar “flip books” de personagens animados quando era garoto. E enquanto Henn ainda era um novo estagiário nos estúdios Disney, ele trabalhou sob a supervisão do famoso animador e um dos ‘Nine Men’, Eric Larson. Para Ron Clements e John Musker, diretores de A PRINCESA E O SAPO, o seu estágio no programa de treinamento Disney lhes forneceu a oportunidade valiosa de conhecer pessoalmente alguns desses lendários artistas que ainda estavam vivos e que literalmente sobrepunham folhas de papel sobre o trabalho dos estagiários e refaziam os desenhos, indicando a melhor maneira de aperfeiçoar a sua técnica.

Seja através da instrução ou da inspiração, a marca deixada pelos “Nine Old Men” nas sucessivas gerações de animadores é indelével. Essa tocha criativa passada de mão em mão influencia todos aqueles que seguem os seus sonhos de dar vida a personagens desenhados à mão e perpetua o legado do pai do longa-metragem de animação… o próprio Walt Disney. Mark Henn afirma, com simplicidade: “Queremos ser os melhores que pudermos e queremos dar continuidade a esse legado.”

esta-sexta

Escrito por Jonas

O diretor de marketing de O Camundongo iniciou sua aventura virtual com a Disney há mais de seis anos e, desde então, acompanha o crescimento do projeto e se orgulha do que foi e será feito por aqui.