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Equipe de animadores tradicionais é demitida

 

O tempo fechou no estúdio do chapéu na última quinta-feira, 11 de Abril, quando a Walt Disney Animation Studios demitiu grande parte de sua equipe de animadores tradicionais, indicando o fim da divisão bidimensional, o que não chega a ser surpresa após as declarações de que não havia intenção de produzir filmes no formato pelos próximos anos.

Ao todo, de acordo com o The Animation Guild, nove veteranos foram liberados, são eles: Nik Ranieri, Ruben Aquino, Frans Vischer, Russ Edmonds, Brian Ferguson, Jamie Lopez, Dan Tanaka, e mais dois nomes não revelados – alguns deles trabalham na empresa por décadas.

Na mesma notícia, Steve Hulett informa que outros animadores estão sendo chamados a reuniões a respeito de cortes salariais e/ou aquisições. Mark Henn, supervisor de animação dos clássicos “A Bela e a Fera” e “O Rei Leão”, e dos recentes “A Princesa e o Sapo” e “Winnie the Pooh”; e Eric Goldberg, designer do Gênio, em “Aladdin”, e co-diretor de “Pocahontas”, têm seus empregos garantidos, por enquanto.

 

 

O blogueiro, em outra postagem, comenta que, depois de parte da antiga equipe ter sido resgatada para uma tentativa de revitalização com “A Princesa e o Sapo”, os animadores foram transferidos para escritórios menores e mais escuros no primeiro andar do edifício, há um ano e meio, e seriam mantidos ali por mais alguns anos.

O sucesso de “Enrolados”, com quase US$600 milhões arrecadados mundialmente, teria delimitado o caminho a ser trilhado pelo estúdio. Alguns animadores antigos possuem projetos nos quais estão trabalhando atualmente, como no caso de Ron Clements e John Musker.

 

 

A dupla de diretores, cujos créditos incluem “A Pequena Sereia”, “Hércules” e “Planeta do Tesouro”, estaria desenvolvendo seu primeiro longa-metragem em computação gráfica, o qual, porém, terá certos elementos de animação à mão e o visual, certamente, não será semelhante ao do curta-metragem “O Avião de Papel”. Especula-se que tal projeto seja uma adaptação do conto de Rumplestiltskin, batizado de “The Name Game”.

Bog Iger, atual presidente da The Walt Disney Company, ordenou a diversas divisões um corte orçamentário, o departamento de animação, portanto, teria dispensado o que considerava fungível.

 

 

Em adição às baixas, cerca de cinquenta pessoas foram dispensadas da divisão de videogames do conglomerado e, no início deste mês, a LucasArts, adquirida em conjunto com a Lucasfilm, em Outubro de 2012, foi fechada, o que resultou na demissão de aproximadamente 150 pessoas e cancelamento da produção dos jogos “Star Wars: First Assault” e “Star Wars: 1313”.

Como parte de uma revisão em curso para garantir que a estrutura operacional econômica dos estúdios alinhassem-se com as exigências do mercado atual, nós tomamos a difícil decisão de reduzir nossos números de funcionários em várias divisões,” confirmou o porta-voz da Disney ao The Wrap. O número exato de demissões não foi divulgado.

 

 

Soma-se ainda a queda no número de vendas do mercado de home vídeo – “Valente” e o relançamento de “Cinderela” ficaram aquém do esperado –, o gasto de US$50 milhões no stop-motion cancelado de Henry Sellick, e o afastamento de produções próprias nos últimos anos, após as aquisições da Pixar, da Marvel Studios, e, recentemente, da Lucasfilm.

 

Escrito por Lucas

Um grande aficionado por cinema, séries, livros e, claro, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".