Editorial #31 | Fazer o seu melhor

0

editorial-julho-2017-inicio-camundongo

Olá, Camundongo!

Por que se preocupar? Se você fez o seu melhor, se preocupar não irá melhorar nada. Eu me preocupo com muitas coisas, mas não com a água na barragem,” disse Walt Disney certa vez. Um dos aspectos mais conhecidos – e talvez até polêmicos – do visionário era o seu perfeccionismo, se importando com os mínimos detalhes de todos os seus projetos.

Mesmo quando era arriscado demais e as chances de lucros eram pequenas, Walt sempre buscava entregar o seu melhor. E mesmo assim, ele sabia haver algo a ser melhorado. Quando as animações eram produzidas em preto e branco, ele ousou e passou a desenvolvê-las com cores. O mesmo aconteceu quando decidiu unir imagem e som em um curta-metragem.

editorial-julho-2017-001

Sempre haverá algo para ser melhorado. Não importa o quanto de esforço você utilize, um ou outro detalhe ainda poderá ser retocado. Essa busca por melhorias é vantajosa, afinal, foi ela a responsável por fazer Walt Disney se destacar dentre os seus competidores e tornar o seu nome um dos mais conhecidos de todo o mundo.

Fazer o seu melhor significa não aceitar a mediocridade. Uma pessoa medíocre se contenta em apenas fazer o possível dentro de suas condições, seja por falta de motivação, seja por preguiça ou seja por desinteresse. Fazer o seu melhor não quer dizer atingir a perfeição, mas fazer tudo com capricho e dedicação, ainda que a situação não seja tão favorável.

editorial-julho-2017-002

Depois de fugir do Caçador, Branca de Neve acaba encontrando um pequeno chalé, aparentemente abandonado, devido ao grande acúmulo de sujeira. Ela não apenas faz uma faxina completa na casa inteira, como também prepara uma sopa, em uma tentativa de ser acolhida pelos donos do local. Branca de Neve não tinha muito a oferecer aos anões, mas fez o seu melhor com o que tinha.

Aceitar a mediocridade é ficar em cima do muro, sem saber de qual lado cair; é encontrar desculpas para não transformar seus sonhos em realidade; é usar o seu meio ou a sua condição como justificativa para realizar um trabalho meramente razoável. Ser medíocre é viver no meio-termo e conduzir a própria vida no limite do aceitável.

editorial-julho-2017-003

O mais importante de fazer o seu melhor é poder ter a mente tranquila. E aí está o segredo da frase acima de Walt Disney, porque, é preciso saber o momento de parar. Na maioria das vezes, fazer o seu melhor já é muito mais do que o suficiente, pois diversas pessoas sequer se dão a esse trabalho. Então, é preciso ter coragem para reconhecer o limite.

Ninguém é perfeito, nem mesmo com a busca incessante por melhoramentos. Todos os dias nós temos algo de novo para aprender, algo a ensinar, algo a aperfeiçoar, porque estamos sempre mudando. Viver é um eterno aprendizado. E saber que fizemos o nosso melhor, no lugar de fazer apenas o possível, é motivo suficiente para não nos preocuparmos. Você está fazendo o seu melhor?

Carinhosamente,

Lucas Neves

Editor-chefe

editorial-julho-2017-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O atual diretor de redação e editor-chefe de O Camundongo é um grande aficionado por cinema, séries, livros e, óbvio, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro" e "A Família do Futuro".