Listas 2000 | Canções Preferidas da Nossa Equipe

3

listas-musicas-inicio-camundongo

Quem ama a Disney, sabe que uma das coisas mais presentes em cada uma de suas produções, são as muitas canções que fazem nossas emoções aflorarem e entrarem em conexão com as mais belas tramas de suas obras de arte cinematográficas.

Elas podem ser animadas, românticas, sentimentais, tocantes ou até mesmo fazerem você se sentir em um show de rock, não importa o estilo, e sim, o quão importante é o papel da música em nossas vidas. E hoje, para comemorar o dia internacional da música (01 de Outubro), decidimos fazer um bom apanhado da preferência da equipe do O Camundongo. Isso aí! Apresentaremos ao nosso tão respeitável público, as nossas canções preferidas do mundo Disney.


listas-musicas-012

Mary Poppins (1964) não é apenas um dos maiores marcos da industria cinematográfica, é também o primeiro filme da carreira da tão querida Julie Andrews (A Noviça Rebelde). A atriz emprestou não só seu talento corporal e interpretativo para papel da babá mais querida do mundo, mas sua voz também foi cedida para as deliciosas canções presentes neste clássico. Apesar de “Supercalifragilisticexpialidocious” (e aí, você ainda consegue pronunciar?) ter se tornado um fenômeno no mundo Disney, principalmente entre as crianças americanas e quiz presentes nos parques (Oi, Fantasmic!), “Let’s Go Fly a Kite” ainda é a nossa preferida. Há inclusive uma bela homenagem a ela em Walt nos Bastidores de Mary Poppins (2014).


listas-musicas-011

Imaginem só: Você se senta à mesa e os seus objetos de cozinha o apresentam o seu jantar. Isso não seria demais? Por mais que em A Bela e a Fera (1991) tenha canções lindas como “Alguma Coisa Aconteceu” (“Something There“) e “Sentimentos” (“Beauty and The Beast“), essa última vencedora do Oscar® pelas perfeitas cordas vocais da diva Celine Dion, a nossa escolha fica por conta daquela ministrada pela lábia francesa do candelabro galanteador da Disney. “À Vontade” (“Be Our Guest“) é, além de um som animado e instigante, um enorme abridor de apetite, e por mais que Horloge tenha sido contra contar toda aquela canção, Lumière e Madame Samovar trouxeram todo encanto à mesa da nossa tão amada convidada, aquela cujo nome quer dizer beleza e não há melhor nome para ela.


listas-musicas-010

Quem diria que alguém que viveu preso dentro de uma catedral por toda sua vida, teria um gogó tão poderoso que ecoasse por toda Paris? Não sei se essa sensação acontece somente com a gente, mas vocês já perceberam o quão contagiante é a emoção passada por Quasimodo em “Lá Fora” (“Out There“)? Mesmo depois de receber Frollo no campanário onde vive, o protagonista consegue passar por cima de sua tristeza intrínseca e destruir em uma das canções mais emocionantes de todos os clássicos Disney. Em O Corcunda de Notre Dame (1996), há ainda uma outra canção que merece destaque e muita gente deixa passar despercebida por estar presente apenas nos créditos, inclusive é a primeira participação de Ed Motta dentro de um clássico; o que? Nunca ouviram? Que tal conhecer, então? Tem as duas versões aí para o deleite de nosso leitores: “Um Dia” (“Someday“).


listas-musicas-009

A Princesa e o Sapo (2009) tem uma canção que nós amamos, e não estou falando de “Never Knew I Needed” cantada por Ne-Yo, e sim, de “Quase Lá” (“Almost There“) cantada pela própria Tiana. Em uma animação onde a música faz-se presente em tudo, principalmente na história, não existe nada mais justo do que estampar sua presença na nossa lista. Ah! E só mais um detalhe: Curtem deixar a música rolando enquanto fazem alguma outra coisa? Recomendamos então o CD inteiro desse clássico, jazz é sempre bom e nunca é demais.


listas-musicas-008

Enquanto na versão original de Tarzan (1999) temos uma overdose de um dos maiores ícones da música mundial, Phil Collins, em sua versão nacional podemos ver que Ed Motta faz jus à toda a qualidade dessa incrível e emocionante animação dos estúdios que tanto amamos. É até complicado escolher apenas uma no meio da maravilhosa trilha sonora deste clássico, “No Meu Coração Você Vai Sempre Estar” (“You’ll Be in My Heart“), “Dois Mundos” (“Two Worlds“) e “Como Um Grande Homem Deve Ser” (“Son of Man“) têm uma musicalidade impecável, a primeira delas inclusive vencedora do Oscar® de Melhor Canção Original e Globo de Ouro, mas a nossa escolha fica por conta de “Estranhos Como Eu” (“Strangers Like Me“). Vocês também ficaram com vontade de rever Tarzan? Estão esperando o que? Ah! Querem acabar de ler a Listas 2000, não é? Aí a gente perdoa!


listas-musicas-007

Antes de falar qualquer coisa a respeito de Mulan (1998), é bom deixar claro que há uma música que é, para um dos membros da equipe (Oi!), a melhor presente nos clássicos Disney. O nome dela é “The Transformation“, e acompanha uma das cenas mais emocionantes de toda a saga de nossa princesa oriental pela China. Mas quem não se recorda daquela canção onde acontece a real transformação da personagem? Estou falando de “Vou Vencer”Homem Ser” (“I’ll Make A Man Out of You“) que apesar de muitos brasileiros cantarem errado, é um som de arrepiar, não concordam? Isso não tira os méritos de “Imagem” (“Reflection“), que inclusive possui versão cantada pela diva Christina Aguilera, mas coloca o solo de Shang na nossa seleção.


listas-musicas-006

Que “Aqui no Mar” (“Under The Sea“) recebeu Oscar® de Melhor Canção Original, todos já sabem. Acontece que muitos de nós concordamos que a canção que merecia tal premiação era na verdade “Parte do Seu Mundo” (“Part of Your World“), por quê? Simplesmente por ser a melhor música do filme, oras! E nem mesmo a mudez conquistada por Ariel em “Corações Infelizes” (“Poor Unfortunate Soul), diga-se de passagem uma das melhores protagonizadas por um vilão, e que quase fora quebrada em “Beije a Moça” (“Kiss The Girl“), é capaz de tirar o canto de A Pequena Sereia (1989) do nosso ranking.


listas-musicas-005

Nós somos as musas, deusas das artes e proclamadoras de heróis… e heróis como Hércules?” Querida, se você quer dizer amplitude vocal, eu queria fazer um dueto legal com ele! E não é que a canção que entrou para a escolha de nossa equipe não foi nenhuma das duas principais cantadas pelas divas do filme? “De Zero a Herói” (“Zero to Hero“) e “Brilhou no Céu” (“A Star is Born“) até tentaram, mas a canção que escolhemos foi “Vencer Distâncias” (“Go the Distance“). Hércules (1997) também faz parte daquele tipo de longa da Disney onde se torna muito difícil selecionar qualquer uma das músicas, mas como todo bom herói, conseguimos escolher nosso vencedor sem deixar de fazer as honras às Musas do Olimpo.


listas-musicas-004

Um filme vencedor de dois Oscar®, Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora, deveria ou não estar aqui na nossa lista? Tudo bem que nem sempre o que o mundo curte, é o que nós da equipe curtimos, mas nesse caso é unânime. Por mais que “Você Nunca Teve Amigo Assim” (“Friend Like Me“) seja uma canção daquelas difíceis de parar de ouvir, “Um Mundo Ideal” (“A Whole New World“) é algo que nos transporta para uma viagem de tapete mágico mesmo estando com os pés fincados no chão. Aladdin (1992) é um dos clássicos mais soberbos da Disney, e não poderíamos deixá-lo de fora da nossa lista. Curiosidade aqui, entre nós: Vocês, quando cantam, ficam tentando fazer as duas vozes ao mesmo tempo durante a canção? Mesmo quando elas se sobrepõem? Saibam que não são só vocês!


listas-musicas-003

Vocês devem estar se perguntando: “Já estamos chegando no final e a equipe do OC nem sequer citou a minha amada Pocahontas!“. Mas calma, Camundongos, o que é melhor vai ficando para o final mesmo, isso é normal. A musa das terras indígenas não deixaria de ficar de fora da nossa lista com sua voz incrível e que tanto ecoou pela floresta. E é bem curioso ver que, bem aqui, em Pocahontas (1995) a nossa canção preferida vai bem além de algo romântico ou animado, “Cores do Vento” (“Colors of the Wind“) chega a ser um ensinamento de vida que todos nós deveríamos levar para si. No Brasil, a canção recebeu uma versão cantada por nada mais nada menos que Daniela Mercury que, além de ter cumprido muito bem seu papel, também emprestou sua voz para um dueto maravilho com Jon Secada em “Se Eu Não te Encontrasse” (“If I Never Knew You“).


listas-musicas-002

Nants ingonyama bagithi Baba, Sithi uhm ingonyama“. Quem não se arrepia quando estes dizeres trazem aquele grande sol ao fundo, fazendo com que várias espécies de animais caminhem até a pedra do rei? O Rei Leão (1994) dispensa qualquer tipo de comentário. Além de ser, possivelmente, a animação mais aclamada da Disney, tem uma trilha sonora impecável que não deixa qualquer margem de dúvida quanto estar basicamente no topo do nosso ranking. A animação teve um desempenho tão alto no quesito musical, que colocou não somente uma, mas três músicas pela disputa do Oscar® de Melhor Canção Original. “Hakuna Matata” (“Hakuna Matata“), “Esta Noite o Amor Chegou” (“Can You Feel the Love Tonight“) e “Ciclo Sem Fim” (“Circle of Life“), essas últimas com versão cantada por Elton John, tiveram praticamente uma disputa interna para ser dona da estatueta, não teve nem graça para a concorrência. E mesmo que o tema de Simba e Nala tenha vencido a disputa por lá, quem venceu aqui na nossa equipe, foi o grande nascer do sol no princípio da animação. E não se esqueçam, Hakuna Matata!


listas-musicas-001

E se pegarmos uma canção homenageando todas as outras para ser nosso primeiro lugar? Uma que retrata tudo aquilo que a gigante dos sonhos prega! E se, mais que isso, essa canção vier regada da mais pura emoção visual e energética que um amante da Disney poderia um dia sentir? Isso é algo bem presente nos shows que acontecem durante todos os dias nos parques da Disney ao redor do mundo, e é principalmente em “Wishes“, encerramento que acontece todos os dias no Magic Kingdom, em Orlando, que a realidade da lugar à magia se fundindo em uma só sensação, aquela de que tudo que amamos é real.


E aí, o que acharam da nossa seleção? Concordam com a escolha da nossa equipe? Querem dividir conosco quais canções são as preferidas de vocês? Adoraríamos saber aí em baixo, nos comentários. Na semana onde comemoramos esse dia tão especial, qualquer música será bem-vinda! E não se esqueçam que também estamos esperando todos vocês no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Tumblr. O som já está ligado, então chega mais para curtir com a gente!

listas-musicas-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

Formado em Administração com especialização em Marketing, o atual colunista do “O Camundongo” é amante nato do Universo Disney, viagens e games. Curioso com a arte da fotografia e culinária, tem como representantes de suas paixões “O Rei Leão”, “Orlando” e “Kingdom Hearts” com menções honrosas de “Mario”, “Zelda”, “Final Fantasy”, fotos sem flash e Cheesecake de amora.



  • rodrigo duarte

    Muito bacana coisa e tal, mas acho que deveria ser “As canções preferidas de cada filme”, sei que a lista ficaria gigante, porque apesar de Wishes ter várias sonzeras, ainda faltaram muitas ótimas canções, tipo por exemplo Somente o Necessário, Eu Não Vou Esquentar, Estou Aqui, Eye To Eye, Eu Vou, Basta Ouvir Seu Coração,Todo Mundo Quer A Vida Que Um Gato Tem, ai, ai… Etc. etc… É tanta coisa boa não tem como escolher a melhor.

    • Ah, isso sim, com certeza. Se pegarmos todas as melhores músicas, a lista ficaria gigante, hehehe. Mas partimos do princípio de cada membro do OC falar suas 5 músicas preferidas. E com isso criar o Listas 2000 dessa semana. Por isso o campo não foi tão amplo assim. Hehe

  • Diogenes

    Tarefa difícil está de escolher as melhores, mas vou tentar fazer o meu top 15.

    15. Cruella De Vil – Impossível não gostar desta, que é a melhor canção de uma vilã Disney.

    14. Good Company – Esta marcou muito a minha infância! Uma canção tão doce sobre encontrar o melhor amigo que vc sonhou.

    13. In a World of My Own – Foi muito difícil pra mim escolher esta canção de Alice, pois no quesito musica acho que Alice no País das Maravilhas é o melhor clássico Disney, comparando com os clássicos de 1937 a 1988. Amo “Very Good Advice”, “All In the Golden Afternoon” e “Alice In Wonderland”, mas fiquei com esta, pois quem nunca sonhou com um mundo só seu, com um mundo melhor.

    12. On My Way – Amo as canções de Irmão Urso também, mas fico com esta, por ser uma música que fala sobre seguir o seu caminho e não desistir por qualquer motivo que seja, pois todos os problemas são passageiros.

    11. When Will My Life Begin? / When Will My Life Begin? (Reprise) – Pra mim esta é a melhor de Rapunzel, muuuito melhor do que a que concorrente do Oscar “I See the Light”, e a reprise chega a ser melhor ainda, por mostrar a alegria dela por estar realizando um sonho.

    10. That’s How You Know – Como não amar as canções de Encantada, e a mais encantadora e esta, que nos diz para não termos medo de demonstrar o nosso amor, que devemos fazer com que a pessoa amada saiba como nos sentimos em relação a ela.

    11. Almost There – Sem dúvida nenhuma esta é a melhor canção sobre batalhar pelo seu sonho. Uma canção pra cima que mostra que vc deve sempre ser positivo e esforçado para com seu sonho.

    10. Reflection – Uma bela canção sobre você se encontrar, saber quem é e ser motivo de orgulho. E quem nunca se sentiu um pouco triste por se sentir deslocado?

    09. I Just Can’t Wait to be King – Nostalgica. Amo d+! É uma canção bem animada, com o leãozinho mostrando ter um ego bem inflado, principalmente na minha parte favorita em que ele diz “olhe pra direita, olhe pra esquerda, pra que lado olhe, eu estou em foco”. Ai ai que vontade de voltar à época de lançamento de O Rei Leão nos cinemas!!! Rsrs

    08. Just Around the Riverbend – Minha favorita da Pocahontas! Acho que uma das poucas canções Disney que falam sobre a indecisão, sobre não sabermos qual caminho seguir.

    07. My Strongest Suit – Sei que é uma canção de uma personagem mimada e talvez raza que só liga pra aparência, mas amo personagens assim (Charlotte La Bouf e a minha favorita de A Princesa e o Sapo), e pq não uma música que fala sobre a aparência, sobre a roupa que você usa ser o mais importante. Amo d+!!

    06. Let It Go – O hino do momento da Disney não poderia faltar. Gosto muito desta por celebrar o que somos, por ser uma música que fala sobre a aceitação de si próprio, de se desprender das amarras que te aprisionam.

    05. I Won’t Say (I’m In Love) – Acho que esta é a única canção Disney que fala sobre vc ter medo de cair no amor, e um dos motivos de eu gostar tanto dela é este, pois quem nunca teve medo de se apaixonar e sofrer? E claro né gente, tem as musas que são divas né? Precisa de mais motivos pra amar?

    04. You’ll Be In My Heart – Linda, linda, linda!!! Uma canção de ninar sobre amor incondicional.

    03. A Whole New World – Acho que esta era a canção mais famosa da Disney de todos os tempos (disse acho) até Frozen sair, e para mim ainda é uma das melhores. Uma das canções mais mágicas e românticas da Disney.

    02. Beauty and the Beast – Amoooo. Uma canção romântica, muito poética.

    01. Part of Your World / Part of Your World (Reprise) – A melhor de todas (claro que na minha opinião). A canção fala sobre Ariel se sentir deslocada, um peixe fora d’água e querer mais do que tudo aquilo que está a sua volta, sobre sonhar mais alto, sobre fazer de tudo para realizar seu sonho. Por esse motivo a sereia é minha personagem favorita de todas da Disney, ela é a mais sonhadora de todas, uma fonte de inspiração para os sonhos. Sobre a reprise, por muito tempo foi até melhor que a primeira comentada (para mim) , acho ela uma canção muito doce sobre estar com quem ama e fazer parte do mundo desta pessoa. Ainda sonho com uma versão para as rádios e estendida desta reprise!

    Posição Bônus: She’s In Love – Sei
    que já deu pra ver que eu tenho um carinho enorme pelo clássico A Pequena Sereia e coloquei esta posição bônus pq não queria colocar mais de uma canção do mesmo longa e amoooo d+ esta canção do musical que fala sobre as irmãs de Ariel estar desconfiando que ela está apaixonada. Muto divertida!

    Parabéns pela coluna!!