Listas 2000 | Filmes desconhecidos do Universo Disney para dar uma chance

6

listas-filmes-atores-inicio-camundongo

Mary Poppins (1964), O Diário da Princesa (2001), Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003), Encantada (2007), Cinderela (2015)… São inúmeros os exemplos de longas-metragens de ação real do Universo Disney a terem se tornado um sucesso, seja de bilheteria, seja de crítica, seja de ambos.

Porém, muito além desses títulos tão conhecidos, há várias pérolas escondidas, as quais merecem uma chance para serem descobertas. Nessa edição da Listas 2000, separamos doze filmes com atores produzidos pela empresa do Mickey Mouse, mas não são muito populares entre o grande público. Venha conosco para descobrir essas raridades!


listas-filmes-atores-012

Eu preciso começar a minha colaboração dizendo que, sim, eu sou um romântico incorrigível. Adoro comédia romântica e a melhor época para esses filmes, foram os anos 1990. Em 1995, nós ganhamos Enquanto Você Dormia, estrelado por Sandra Bullock. Na trama, ela interpreta Lucy, uma funcionária de um metrô, que é secretamente apaixonada por Peter, e ele acaba sofrendo um acidente nos trilhos, fazendo com que ela salvasse sua vida. A trama se complica quando ela chega ao hospital anunciando ser a noiva do rapaz para obter informações e se depara com toda a família dele acreditando no tal noivado. Gente, não preciso dizer mais nada, não é? Só essa pequena sinopse já mostra que o filme rende ótimas risadas com situações nada convencionais. Esse filme é um clássico da Sessão da Tarde, que provavelmente você já assistiu, mas vale assistir uma segunda, terceira, quarta, quinta vez… Só para se apaixonar por esses personagens tudo outra vez.

~ por Hudson


listas-filmes-atores-011

Duelo de Titãs (2000) é um filme que que você provavelmente já viu na televisão aberta e apenas não lembrava seu nome, ou pelo menos não sabia que era Disney. De qualquer modo, é um longa que merece ser visto e revisto. Estrelado pelo vencedor do Oscar®, Denzel Washington, e por Will Patton, o filme conta a história real do time de futebol americano Titans. A equipe, tradicionalmente formada por jogadores brancos, irá se desestruturar, após a escola à qual pertence começar a receber alunos negros. Em plena década de 1970, na Virgínia, os atletas terão que superar suas diferenças e se unir se quiserem ganhar o campeonato e, mais importante, mudar a sociedade na qual vivem. Infelizmente, dezesseis anos após seu lançamento, os temas tratados no filme continuam atuais e relevantes.

~ por Caroline


listas-filmes-atores-010

John Carter: Entre Dois Mundos (2012) foi uma grande aposta do Walt Disney Studios de criar uma nova franquia, porém, a ideia acabou não vingando. Baseado no livro de Edgar Rice Burroughs, a mesma mente responsável pela criação do Tarzan, e com direção de Andrew Stanton (Procurando Dory), o projeto acompanha as aventuras do personagem-título, um terráqueo, o qual é inexplicavelmente transportado para Marte – ou como os seus habitantes o chamam, Barsoom. Lá, Carter se descobre em meio a uma guerra entre duas cidades rivais. Fugindo dos padrões do estúdio, o longa apresenta uma trama extremamente satisfatória, combinada com uma majestosa fotografia e outra excelente trilha sonora de Michael Giacchino. É, com certeza, uma boa dose de diversão para quem aprecia ficção científica e fantasia.

~ por Lucas


listas-filmes-atores-009

Produção original do Disney Channel, Um Geek Encantador (2011) é baseada no livro homônimo de Robin Palmer e conta a história de como uma troca de favores pode abrir os olhos de quem são seus verdadeiros amigos e de como as coisas funcionam na escola. Tudo começa quando Dylan (Sarah Hyland) deixa cair sua bolsa de grife em uma fonte e Josh Rosen (Matt Prokop) a resgata e, então, em troca da salvação, a menina mais popular do colégio o ajudaria com seu documentário sobre hierarquias sociais na escolas. A partir daí, o relacionamento dos dois se desenvolve entre altos e baixos, com problemas e soluções que ajudam a enxergar o universo de cada um. Por se tratar de um filme do Disney Channel, é uma história previsível, mas é interessante o desenrolar da trama e como certos acontecimento têm um grau de importância para cada indíviduo de acordo com sua história de vida.

~ por Catarina


listas-filmes-atores-008

Ah, mas quem não conhece Operação Cupido (1998) com a Lindsay Lohan? O que poucos sabem é que a versão com Lindsay é a refilmagem do filme de mesmo título lançado em 1961, também pela Disney. A história é basicamente a mesma da versão de 1998: irmãs gêmeas tentando reunir seus pais separados. O longa foi um grande sucesso, sendo até indicado ao Oscar® por Melhor Edição. Afinal, imagine como era difícil criar as cenas das gêmeas com apenas uma atriz. Lembrando que estamos falando da década de 1960. O filme conta também com trilha sonora composta pelos muito conhecidos do Universo Disney Richard e Robert Sherman.

~ por Paulo


listas-filmes-atores-007

Vagamente baseado na história real do time jamaicano de bobsleigh, Jamaica Abaixo de Zero (1993) é um dos maiores sucessos do começo do anos 1990. O filme de 1993 conta a história de Derice Bannock, um atleta que, por conta de um acidente estúpido, não consegue se classificar para as Olimpíadas de verão na categoria atletismo. Decidido em ir para as Olimpíadas de qualquer jeito, Derice encontra um antigo técnico de bobsleigh chamado Enrico Blitzer, que havia desgraçado sua carreira ao colocar pesos extras no seu time, sendo forçado a devolver as medalhas que havia ganhado. Ao chegarem no Canadá para as Olimpíadas de inverno de Canadá o time é desacreditado e ridicularizado, mas, com garra e força de vontade, a equipe consegue mostrar a todos seu talento e habilidade. Muito mais do que um filme de esportes, Jamaica Abaixo de Zero é um longa de superação e de amizade, que mostra o quanto podemos fazer quando estamos nos dedicando de corpo e alma para realizar um sonho. A crítica do filme foi imensamente positiva, e o filme fez sucesso no mundo todo. A trilha sonora também é bem cativante e o single “I Can See Clearly Now“, de Jimmy Cliff, alcançou o Top 40 em países como Canadá, França e Reino Unido. O filme fugia bastante do escopo que a Disney estava acostumada, e portanto, muita gente o associou à distribuidora Buena Vista, ao invés da Disney, que o produziu.

~ por Sarah


listas-filmes-atores-006

Como eu havia dito, os anos 1990 nos trouxeram os melhores filmes de comédia romântica, mas isso não quer dizer que, nas décadas seguintes, foram só fracassos, pelo contrário, em 2009, Sandra Bullock retorna em uma nova comédia romântica produzida pela Disney, A Proposta. Desta vez, ela interpreta Margaret Tate, uma editora-chefe que está prestes a ser deportada de volta para o Canadá e, como solução, ela resolve propor um acordo de “casamento” com seu assistente Andrew Paxton (Ryan Reynolds). A química dos protagonistas é incontestável, eles funcionam muito bem juntos, além de todo o elenco secundário ser excelente. Queridos leitores, nós temos Sandra Bullock e Betty White contracenando em uma mesma produção. Nós vivemos para ver essa cena, é uma vitória que merece ser celebrada. O filme fez tanto sucesso a ponto de a Disney anunciar, em Junho deste ano, que pretende co-produzir uma versão chinesa da trama. Se você ainda não assistiu, corre, pois vale a pena.

~ por Hudson


listas-filmes-atores-005

Querida, Encolhi as Crianças (1989) é pura nostalgia para qualquer pessoa nascida nos anos 1990. O filme foi um tremendo sucesso quando foi lançado, além de ter ganhado continuações, as atrações do filme ficaram anos nos Parques Disney. O ator Rick Moranis faz o papel de um cientista que acidentalmente torna seus filhos minúsculos com uma máquina maluca. Enquanto ele as procura, as crianças se perdem em seu quintal e têm a difícil tarefa de voltar para casa em segurança. Parece fácil atravessar um jardim? Bem, não quando cada grama é gigantesca e cada inseto, um verdadeiro monstro nessa nova proporção. Se você não conhece o filme, dê uma chance. A história possui uma premissa muito original e seus efeitos especiais foram um destaque à época.

~ por Caroline


listas-filmes-atores-004

Lançado em 1960, Pollyanna pode ser considerado como um dos clássicos da Disney. O comovente longa-metragem tem como protagonista uma órfa de doze anos, a qual vai morar com a sua tia rica, Polly, em uma nova cidade. Apesar de sua condição, a garota está sempre contente e otimista, tentando buscar o lado bom da vida, independente da situação na qual se encontra. Com toda a sua alegria, Pollyanna acaba conquistando as pessoas daquele local, inclusive os personagens mais isolados e aborrecidos. Para alguns críticos de cinema, esse é o melhor filme com atores já produzido por Walt Disney, apesar de não ter obtido o retorno esperado nas bilheterias. Pollyanna é uma obra extremamente leve, encantadora e traz uma belíssima lição de moral para todos nós.

~ por Lucas


listas-filmes-atores-003

Um filme pouquíssimo divulgado à época da estreia, A Estranha Vida de Timothy Green (2012) conta a história de um pequeno milagre e a importância do amor. Um casal, depois de muito tentar ter filhos, resolve enterrar, no quintal de sua casa, uma caixa contendo todas as características que gostariam que seu filho tivesse. Logo depois, surge Timothy Green, um garotinho que aparece para trazer mais vida ao casal e a todos ao seu redor. Para não entregar muito mais da história, apenas pense no ciclo de vida de uma planta e pense como aquilo pode trazer felicidade e compaixão para a vida de muitas pessoas. É um filme leve e gostoso de assistir em qualquer momento.

~ por Catarina


listas-filmes-atores-002

O filme conta as aventuras de uma família que sofre um naufrágio e precisa sobreviver em uma ilha deserta. A história foi criada por Johann David Wyss e publicada em 1812. Muitos anos depois, a RKO adaptou o livro para as telonas mas foi apenas em 1960, com a adaptação da Disney, que a Família Robinson conheceu o grande sucesso. O longa foi a maior bilheteria do seu ano de lançamento e é considerado um grande clássico do estúdio. Hoje, pouco é falado sobre os Robinsons, mas é possível visitar sua casa na árvore no Magic Kingdom, no Walt Disney World.

~ por Paulo


listas-filmes-atores-001

Se Minha Cama Voasse é um clássico de 1971, ao qual também é atribuído o crédito de produção à sua distribuidora, a Buena Vista. Durante a Segunda Guerra Mundial, os irmãos Charlie, Carrie e Paul Rawlins são levados para morar com uma aprendiz de bruxa chamada Eglantine Price. Charlie tenta chantageá-la quando descobre que ela é uma bruxa, e Eglantine decide dar algo em troca para os irmãos. Ela coloca uma maçaneta na cama de seu falecido pai e coloca um encanto viajante nela, porém, somente o mais novo dos irmãos, Paul, pode ativá-lo. Eles decidem viajar para Londres, onde encontram Emelius Browne, diretor da escola de bruxaria por correspondência de Eglantine. A bruxa, então, conta que tem um plano para utilizar um feitiço conhecido como Locomoção Substitutiva, que traz objetos inanimados à vida, para que assim possa colocar um fim à guerra. O filme é bem leve, repleto de canções e mistura atores reais com animação. Apesar de ter basicamente o conceito criado por Walt Disney em sua concepção, o filme é normalmente esquecido da filmografia da empresa e associado a outras companhias.

~ por Sarah


Bom, é isso. Antes de nos despedirmos para comer mais um pouco de queijo, queremos saber de você: para quais filmes dessa seleção você pretende dar uma chance? Ou qual filme você sentiu falta entre os nosso escolhidos? Comente abaixo! Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais, estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Tumblr e no Snapchat (OCamundongo). Até mais, Camundongo!

listas-filmes-atores-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

"Aqui, no entanto, nós não olhamos para trás por muito tempo. Nós continuamos seguindo em frente. Abrindo novas portas e fazendo coisas novas, porque somos curiosos. E a curiosidade continua nos conduzindo por caminhos novos." - Walt Disney



  • Aline

    Camundongo do céu tô chocada que o filme A Proposta é da Disney. Eu amo esse filme, é tão lindo, mas não sabia que era da Disney. Post de utilidade pública esse rsrsrsrs

    • HAHAHA! Há mais coisas no Universo Disney do que pode imaginar nossa vã filosofia 😛

  • Maravilhosos cada um dos filmes da lista, já pude assistir a maioria. Só uma observação, a imagem da “Família Robinsons” não é da versão da Disney, e sim da RKO 😉

    • Paulo

      A imagem realmente é da versão de 1940, da RKO. Segue uma curiosidade: com a produção da sua versão da Família Robinson, a Disney adquiriu os direitos e as cópias restantes do filme da RKO para evitar comparações entre os dois longas.

      • É, na época que pesquisei a respeito dos dois filme li sobre isso. Uma atitude atualmente polêmica e de certo modo errada tomada por Walt, mas na época era até “normal”. Mas não diminui o fato da versão da Disney ser superior a da RKO hehehehehe

  • Gabriel Hansen

    Um que estará nesta lista em breve é Canção do Sul. Daqui a pouco o pessoal só vai conhecer os personagens devido à Splash Mountain. Pena que nunca será re-lançado. Mesmo sendo racista, eu acho que é algo histórico, pois mostra também como era a mentalidade da época do filme. Mostra como a Disney e a sociedade evoluiram.