Dono da Voz | Biografia da atriz e cantora Lea Salonga

0

dono-da-voz-lea-salonga-inicio-camundongo

Em 22 de Fevereiro de 1971, em Manila, na Filipinas, nascia Maria Lea Carmen Imutan Salonga, a nossa querida Lea Salonga. Atriz, cantora e muito talentosa! No Universo Disney, ela é responsável por dar voz, nas canções, para Jasmine, em Aladdin (1992), e para Mulan, em Mulan (1998) e Mulan II: A Lenda Continua (2004).

Foi nomeada, em 2011, uma Disney Legend por seus trabalhos com a companhia, ao lado Jodi Benson, a voz original da Ariel; Paige O’Hara a voz original da Bela; Linda Larkin, a voz original nos diálogos da Jasmine; e Jim Henson, criador dos Muppets. O programa Disney Legends reconhece aqueles que realizaram, pelo menos, uma extraordinária e íntegra contribuição à Disney. Mais que merecido o prêmio, não acham?

dono-da-voz-lea-salonga-apresentacao

Mas sua carreira vai muito além dos seus trabalhos com a Disney e, hoje, vamos conhecer um pouquinho mais sobre essa cantora sensacional! Conhecida no mundo todo por sua voz marcante e poderosa, Lea Salonga é principalmente conhecida por seu papel de Kim, em Miss Saigon, musical da Broadway .

O último papel a fez ganhar os prêmios Olivier, Tony, Drama Desk, Outer Critics e Theatre World. Ela foi, também, a primeira atriz asiática a interpretar Eponine, do musical Os Miseráveis, na Broadway, em 1993, e voltou a integrar o elenco treze anos depois no papel de Fantine. Em seu currículo também estão inclusos musicais filipinos como: Grease, no papel de Sandy; e Into the Woods, no papel da Bruxa.

Lea Salonga e Brad Kane interpretam “A Whole New World“:

E não podemos esquecer que “A Whole New World”, canção do filme Aladdin que leva a sua voz, ganhou um Oscar®, em 1993, por Melhor Canção Original e um Grammy como Canção do Ano, em 1994, sendo a primeira e única música da Disney, até hoje, a ganhar um Grammy nessa categoria.

Lea começou sua carreira, nas Filipinas, ainda criança e participou do seu primeiro musical, O Rei e Eu, aos sete anos. Depois disso, participou de muitos outros musicais como A Noviça Rebelde, Annie e Cat on a Hot Tin Roof. Três anos depois, Lea daria início a sua carreira na indústria da música com seu primeiro álbum “Small Voice“.

dono-da-voz-lea-salonga-001

Lea assinou com a Atlantic Records em 1993, se tornando a primeira artista filipina a assinar um contrato com uma gravadora internacional. Ela também participou de shows de artistas famosos, como Menudo e Stevie Wonder. Mas sua carreira decolou definitivamente quando ela foi selecionada para o papel de Kim, no musical Miss Saigon.

Em trinta e sete anos de carreira, ela cantou para seis presidentes filipinos, desde Ferdinand Marcos até Benigno S. Aquino III; três presidentes dos Estados Unidos, George H. W. Bush, Bill Clinton e George W. Bush; para Diana, Princesa de Gales; e para Rainha Elizabeth II. Atualmente, Lea é jurada na versão filipina do programa The Voice.

dono-da-voz-lea-salonga-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

Graduada em Disney com PhD em "Pocahontas". Viciada em séries e apaixonada por "Once Upon a Time". Adora dar pitaco e, por isso, além de escrever n'O Camundongo, mantém um canal no youtube onde fala, claro, sobre Disney.