Disney Imagicademy: Aprendendo enquanto se joga

1

Com o aumento das tecnologias, ficou fácil para uma criança aprender a jogar em tablets e smartphones por serem ferramentas com funções muito intuitivas. A partir daí, surge um problema que é como a criança, através desse constante desejo em jogar, pode aprender coisas novas sem ser de uma maneira maçante, com atividades inteligentes e ainda assim sentir a presença da família nesse aprendizado? Bom, após terem escutado esse desejo dos pais, a Disney, que está sempre de olhos no que pode fazer para misturar o bom aprendizado com criatividade e imaginação, lançou o aplicativo Disney Imagicademy.

A Disney Publishing Worldwide junto com a Disney Consumer Product, criaram esse novo aplicativo in-app (o aplicativo em si é gratuito, mas possui materiais extras que podem ser pagos) que traz trinta atividades, sendo cinco em cada aplicativo, o aplicativo para os pais e os livros que serão vendidos em breve. Essas atividades estimulam a criança a aprender de maneira mais fácil e divertida com a ajuda dos personagens da Disney e com as histórias que já conhecemos. Os dois primeiros aplicativos lançados pelo Disney Imagicademy foram Mickey’s Magical Math World e o Imagicademy for Parents.

Imagicademy - 1300x500 - MEIO

No primeiro, como o próprio nome já diz, são atividades com conceitos básicos de matemática como contagem de números na ordem crescente e decrescente, raciocínio lógico básico, reconhecimento de formas e números entre outras atividades. O segundo é um aplicativo voltado especialmente para os pais, que não conta como parte das trinta atividades. Ele é carregado de artigos que mostram aos pais como manter sua participação na vida da criança, atividades para fazerem juntos com elas (refletindo com os aprendizado adquiridos nos outros aplicativos) e um apanhado de artigos denominado como “Parents 411” que seriam informações com um teor mais científico e psicológico.

Os aprendizados obtidos através do Disney Imagicademy são extremamente importantes para a formação da criança. Segundo o Dr. Douglas H. Clements no release do aplicativo, “A experiência com a matemática desde cedo é parte essencial para construir estudantes confiantes”. Além disso, todo esse projeto foi pensado na experiência e na ação de contar histórias, o que rege todo o departamento de produtos e jogos. Desde sempre a Disney se preocupa com esses dois conceitos, muito encontrados em seus livros que fazem com que as crianças se sintam estimuladas em ler e fazer parte de suas histórias favoritas, resultando também em um alto estímulo a imaginação e criatividade.

O lançamento do aplicativo reuniu pessoas da imprensa, convidados e público em geral no Interpid Sea, Air & Space Museum, em Nova Iorque. Como parte da experiência para os convidados, o ambiente foi montado com a identidade visual do projeto e com as atividades do mundo da matemática, que é o primeiro aplicativo. No evento, o presidente da Disney Consumer Products, Bob Chapek anunciou uma doação de 55 milhões de dólares no Disney Imagicademy de aplicativos e livros para crianças carentes na Casa Branca no programa “Early Education”. Esse tipo de ação, além de refletir os valores da empresa, deixa uma marca grande para o público em geral que é o investimento na educação através da tecnologia e na inclusão de todos nesse universo.

O Disney Imagicademy está disponível somente para dispositivos Apple, sendo que os aplicativos com as atividades para as crianças são somente para tablets e o aplicativo para os pais podem ser baixados nos smartphones ou tablets. Em Janeiro deste ano, será lançado Mickey’s Magical World of Arts, o qual estimulará a criatividade e a imaginação através do mundo da arte.

imagicademy-002

Minha experiência com Disney Imagicademy:

Eu não poderia escrever sobre esse aplicativo sem ter tido uma experiência tática com ele. Então, fiz o download dos dois aplicativos disponíveis e os explorei. Começando pelo Mickey’s Magical Math World, primeiramente, o aplicativo com os jogos requer espaço no dispositivo senão ele funciona mais lentamente.

Segundo, o aplicativo é inteiramente em inglês, o que você pode ver como uma oportunidade para as crianças terem acesso ao idioma mais cedo e assim, desenvolvê-la de uma forma clara e divertida. Os jogos em si são bem criativos, bem feitos e intuitivos, sem sombra de dúvida. Tem toda uma história por trás de cada atividade e os personagens são extremamente graciosos.

Quanto ao aplicativo para os pais, achei sensacional. Os artigos são muitos bons, as explicações e os assuntos abordados são essenciais para os pais ou até mesmo para qualquer pessoa que queira expandir seu conhecimento, que foi o meu caso.

Ao meu ponto de vista, esse projeto tem altas chances de se tornar algo grande, pois as atividades são bem funcionais e com a agilidade das crianças em cima dessas telas, acredito que o resultado esperado tanto pelos pais que relataram tal problema, quanto para a Disney, será positivo. Além disso, por ser algo considerado “pioneiro” no mercado e, ainda por cima, levando o nome da empresa, muitas pessoas vão adquiri-lo e desfrutar das maravilhas que são participar e aprender coisas novas com as crianças. Explorem, aprendam e divirtam-se!

Imagicademy - 1300x560 - FINAL

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

Editora d'O Camundongo. Coleciono tsum tsums. Meu filme favorito da Disney varia de acordo com o meu humor. Sou apaixonada pelas trilhas sonoras da Disney e o mascote do site é o meu maior xodó gráfico.



  • Luiz Felipe Matos

    Só a Disney pra pensar nisso <3