Então, o que aconteceu com o filme sobre o Dia dos Mortos da Pixar?

6

muertos-sumico-inicio-camundongo

Há três anos, em 24 de Abril de 2012, o Pixar Animation Studios revelou que Lee Unkrich, diretor de Toy Story 3 (2010), estava trabalhando em um filme original sobre o feriado mexicano conhecido como Dia de Los Muertos (ou Dia de Finados), ainda sem título e data de estreia definidos. Darla K. Anderson, com quem Unkrich trabalhou no aventura de Woody e Buzz, seria a produtora. Porém, de lá para cá, quase nada foi comentando a respeito do projeto. Então, o que aconteceu?

Meses antes do anúncio oficial, o diretor havia utilizado a sua conta no Twitter para informar o início da produção de um novo longa-metragem e a criação de um Tumblr, no qual postaria fotos diariamente sobre o desenvolvimento do tal projeto. Isso aconteceu em 26 de Setembro de 2011. A ideia durou pouco tempo e tanto o tweet quanto o microblog foram deletados sem quaisquer explicações.

Segundo John Lasseter, chefe criativo dos três estúdios de animação da casa do Mickey Mouse, a trama seria sobre uma fantástica história familiar. Ao L.A. Times, o diretor declarou: “Os filmes da Pixar se saem muito bem no México. Isso nos permitirá explorar um aspecto realmente interessante da cultura de lá. É uma visão diferente da morte. Não é assustadora, é comemorativa.” Uma abordagem inédita no estúdio e oposta a vista em Procurando Nemo (2003), em que a morte da mãe de Nemo dá ignição à trama; e UP: Altas Aventuras (2009), sobre as consequências do luto.

muertos-sumico-livro-da-vida

The Book of Life, que estreou no ano passado, também é sobre o Dia dos Mortos.

Em 2013, a The Walt Disney Company entrou com o pedido para patentar o título Dia de Los Muertos, porém desistiu, após despertar ira e levantar inúmeras críticas por tentar se apropriar do nome associado à data mexicana. “O pedido de marca registrada se destinava a proteger qualquer possível título para o nosso filme e atividades relacionadas. Desde então, foi determinado que o título do filme irá mudar, e, portanto, estamos retirando nosso pedido,” declarou a empresa.

Além da polêmica envolvendo o nome do filme, no ano passado, chegou aos cinemas Festa no Céu (The Book of Life, no original), animação produzida pelo mexicano Guillermo del Toro e indicada ao Globo de Ouro, cuja temática também é o Dia dos Mortos. Depois do incidente FormiguinhaZ e Vida de Inseto, ambos de 1998, a Pixar tem evitado ideias semelhantes a de estúdios concorrentes, o que a levou a cancelar Newt, que se assemelhava a Rio, da Blue Sky Studios.

Se isso não fosse suficiente, um estúdio mexicano chamado Metacube está finalizando sua animação Dia de Muertos, prevista para 16 de Outubro de 2016, de acordo com o Animation Scoop. A pré-produção começou em 2007, quando registraram o título e roteiro, mas foi somente em 2012 que o projeto pôde seguir em frente, ao receber financiamento de diversas fontes. Um teaser trailer e um cartaz já foram liberados. Um é pouco, dois é bom, três é demais…

Teaser trailer de Dia de Muertos:

Não seria de se espantar, então, que o projeto tivesse sido cancelado ou totalmente reformulado. Na área de Próximos Filmes, em seu site oficial, a casa do Luxo Jr. o apresenta como Untitled Lee Unkrich Film (Filme Sem Título de Lee Unkrich) sem qualquer menção ao feriado, diferente do que aconteceu na CinemaCon, três anos atrás, em que até um logo provisório para Untitled Dia de Los Muertos Film havia sido exibido.

Durante a manhã dessa quarta-feira, 20 de Maio, Lasseter discutiu os lançamentos futuros do Pixar e do Walt Disney Animation Studios, em uma apresentação de duas horas no Festival de Cannes. Foram exibidas artes conceituais, clipes e maiores detalhes de The Good Dinosaur, Procurando DoryToy Story 4ZootopiaMoana. Repetindo o que ocorreu na D23 Expo 2013, não houve nenhuma referência ao novo trabalho de Unkrich.

Randy Newman, compositor das trilhas da trilogia Toy Story, de Monstros S.A. (2003), Universidade Monstros (2013) e outros, em uma entrevista recente à rádio Classic FM, disse que Lee Unkrich não deve voltar a trabalhar com ele no seu próximo longa, o qual será um musical. A afirmação de Newman abre duas hipóteses: Dia de Los Muertos será um musical ou Dia de Los Muertos foi descartado e estão trabalhando em outro conceito.

muertos-sumico-arte-conceitual

A única arte conceitual divulgada do Filme Sem Título de Lee Unkrich.

Ambas hipóteses são válidas. Considerando que um longa-metragem de animação demora cerca de quatro anos para ficar pronto, um musical certamente gastaria mais tempo. O mesmo se aplica no caso de terem decidido abandonar o plano original, ainda mais visto o nível de exigência que voltou a imperar em Emeryville, após o fracasso de Carros 2 (2011) e Valente (2012) entre os críticos – algo que atrasou The Good Dinosaur para 2015, a fim de ser totalmente repensado.

Isso explicaria a demora para anunciarem uma data de lançamento. Para fins comparativos, a tão aguardada sequência Procurando Dory foi confirmada em 02 de Abril de 2013 e está prevista para chegar aos cinemas do Brasil em 30 de Junho de 2016. Ou seja, quase um ano depois do estúdio divulgar qual seria o próximo trabalho de Unkrich. Toy Story 4, anunciado no final de 2014, também já tem dia certo para estrear. Pela lógica, uma data já deveria ter sido revelada.

Resta ainda uma data reservada no calendário de lançamentos do estúdio – 22 de Novembro de 2017 – e três possíveis ocupantes: Os Incríveis 2Carros 3 e o Filme Sem Título de Lee Unkrich. O primeiro é carta fora do baralho, pois Brad Bird ainda está trabalhando no roteiro. A nova aventura de Relâmpago McQueen sequer tem diretor e/ou roteirista. O de Unkrich é o candidato mais provável, mas será que veremos isso acontecer? Ou o buraco está a sete palmos do chão e estamos diante de um filme morto e enterrado?

muertos-sumico-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O atual diretor de redação e editor-chefe de O Camundongo é um grande aficionado por cinema, séries, livros e, óbvio, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro" e "A Família do Futuro".



  • Poxa, que pena isso. A data é muito interessante não só para o México mas para todo o mundo. A cultura que rola e a história que envolve tudo é algo tão grandioso e folclórico que merecia um filme maneirasso da Pixar. Eu faço muitos votos para que saia… é uma festa que gosto muito e queria muito ver nas telonas.
    Festa no Céu é muito massa… eu recomendo a todos que nunca viram. Vale muito a pena.

    • É uma data interessantíssima mesmo e, com certeza, renderia uma boa animação pelas mãos da Disney, ainda mais na questão visual. Vamos torcer para que revelem algo do filme em breve, pois três anos sem qualquer informação é muito estranho :(

  • rodrigo duarte

    Mixou, mixou geral, mas vão-se os mortos e ficam os vivos, tomara que tenham uma ideia inovadora pra substituir essa e deixem Carros 3 um pouquinho na geladeira.

    • Por mim, colocavam Carros 3 e Toy Story 4 na geladeira e nunca mais tiravam 😛

  • Jean Pires

    Triste por Newt também, espero que retomem o projeto daqui alguns anos.

    • O caso de Newt é um pouco mais complicado. Segundo o Ed Catmull, eles iriam levar o projeto pra frente sob o comando do Pete Docter, mas ele apresentou uma ideia, que hoje se tornou o Divertida Mente, e preferiram seguir com ela. Muito difícil retomarem o projeto, mas quem sabe. As artes conceituais eram tão lindas =(