Listas 2000 | Músicas do Universo Disney em estilo jazz

0

listas-disney-jazz-inicio-camundongo

Existe algo de especial e mágico nas músicas do Universo Disney. Talvez seja pelo fator nostálgico, nos fazendo relembrar as tardes nas quais assistimos aos clássicos animados na infância; ou talvez seja pela forma como elas conseguem tocar a nossa alma e nos emocionar das mais diferentes formas. Não importa qual seja o motivo, essas canções são inegavelmente marcantes e inesquecíveis.

Com um catálogo musical tão vasto, não é surpresa alguma existir uma trilha sonora perfeita para cada momento, desde aquelas para embalar uma viagem de carro, um jantar romântico ou até a ceia de Natal. E tampouco é novidade existirem uma infinidade de adaptações para gêneros diferentes, incluindo versões rock. Nesta Listas 2000, te apresentamos canções originais e versões de músicas populares em estilo jazz. Aumente o volume e aperte o play, Camundongo!


listas-disney-jazz-010

Quem nunca cantou junto a música dos anões em Branca de Neve e os Sete Anões (1937)? Composta por Frank Churchill e Larry Morey, essa divertida canção ganhou diversas versões pelo mundo afora, incluindo em outras obras da casa do Mickey Mouse, a exemplo de Walt nos Bastidores de Mary Poppins (2013), quando P.L. Travers (Emma Thompson) está visitando o estúdio. Essa interpretação mais enérgica foi feita pelo renomado pianista e compositor Dave Brubeck e, embora não traga a famosa letra, o ritmo contagiante e envolvente do instrumental é ótimo para levantar qualquer astral e dissipar todo mau-humor até do Zangado!


listas-disney-jazz-009

Foi você o sonho bonito que eu sonhei. Foi você, eu lembro tão bem, você, da linda visão…” O primeiro encontro de Aurora e Felipe, em A Bela Adormecida (1959), ficou eternamente marcado por essa linda canção. Ao longo dos anos, o dueto desse casal também foi regravado diversas vezes, tanto para os relançamentos da animação em Home Vídeo, com a banda No Secrets e, depois, com Emily Osment, quanto para Malevóla (2014), a readaptação do conto pelo ponto de vista da vilã, que contou com uma interpretação mais sombria feita por Lana Del Rey. Para integrar essa seleção, escolhemos a versão da cantora Laïka Fatien, em um trabalho extremamente delicado.


listas-disney-jazz-008

Apesar de A Família do Futuro (2007) ser uma das obras mais subestimadas do Walt Disney Animation Studios, sua trilha  instrumental, composta por Danny Elfman, é um de seus grandes trunfos, mas as poucas canções presentes no longa-metragem também merecem atenção, em especial a ótima “Litte Wonders“. Mas como o assunto da vez é jazz, a nossa selecionada foi “Give Me the Simple Life“, interpretada pelo sapo falante Frankie – ou melhor, pelo cantor britânico Jamie Cullum. Composta por Rube Bloom e Harry Ruby em 1945, a música fala sobre levar uma vida simples em um pequeno chalé, sem grandes extravagâncias.


listas-disney-jazz-007

When You Wish Upon a Star” é um símbolo do Universo Disney, por ser a primeira música do estúdio a ganhar o Oscar® de Melhor Canção Original e também servir como o tema dos créditos da clássica abertura do castelo presente nos filmes, além de ter sido escolhida como a sétima melhor canção da história do cinema pelo American Film Institute. Assim como as demais integrantes dessa Listas 2000, a música de Pinóquio (1940) foi regravada por diversos artistas, desde Julie Andrews a Jesse McCartney, mas também se tornou um marco entre os artistas do jazz, como Louis Armstrong, Bill Evans e Gregory Porter, cuja melódica interpretação figura em nossa seleção.


listas-disney-jazz-006

Depois de mais de uma década sem vencer, o Walt Disney Animation Studios recebeu mais um Oscar® de Melhor Canção Original para a sua coleção devido à grudenta e cativante “Let it Go“, de Frozen: Uma Aventura Congelante (2013). Embora seja mais recente do que as escolhas anteriores, a canção-tema da Rainha Elsa também já recebeu a sua cota de regravações, das quais se destacam as excelentes interpretações de Alex Boyé e do The Piano Guys. Uma outra versão digna de apreciação é a da cantora e violoncelista francesa Anne Sila, a qual traz um arranjo instrumental mais simples, deixando a marcante voz de Anne se sobressair.


listas-disney-jazz-005

Cinderela (1950) é outro importante marco da história da empresa do Mickey Mouse, por ter salvado o estúdio dos riscos de falência e permitiu Walt Disney continuar a se aventura pelos longas-metragens de animação. E como diz a canção da protagonista, basta ter fé no seu sonho para, um dia, ele se realizar, apesar dos males da vida. Por isso, “A Dream is a Wish Your Heart Makes” aparece como representante desse grande clássico em nossa playlist. Em uma belíssima versão instrumental, a The Rob Mounsey Orchestra apresenta uma composição tão encantadora quanto a original, capaz de acalmar os anseios de todos os sonhadores.


listas-disney-jazz-004

Louis Prima foi um dos grandes artistas do meio musical, ajudando a popularizar diversos gêneros e ritmos. E seu talento não ficou de fora do Universo Disney. Prima foi escolhido para emprestar a sua voz ao carismático Rei Louie, em Mogli – O Menino Lobo (1967). A sua participação no projeto chamou a atenção do público por conta da envolvente e provocante música “I Wan’na Be Like You“, composta por Robert e Richard Sherman, a qual se tornou um grande sucesso na época do lançamento e impulsionou a gravação de outros dois álbuns com Phil Harris, o intérprete do Baloo. A canção recebeu muitas regravações, mas a nossa escolha não poderia ser outra além da original!


listas-disney-jazz-003

Tiana chegou de mansinho e conseguiu roubar um cantinho no coração dos Camundongos. Além de apresentar uma das personagens mais dedicadas e focadas do estúdio, A Princesa e o Sapo (2009) roubou os holofotes por trazer uma trilha sonora nada convencional para os clássicos. Ambientada em Nova Orleans, considerada atualmente como a capital mundial do jazz, a animação faz uma grande mistura de ritmos musicais, usando e abusando do jazz. E muitas das canções mereciam aparecer em nossa seleção, porém, optamos por ressaltar as qualidades de “Almost There“, interpretada pela maravilhosa Anika Noni Rose, pois é impossível não se sentir animado ao ouvir essa música.


listas-disney-jazz-002

Nossa seleção musical de jazz não estaria completa sem o hino “Ev’rybody Wants To Be a Cat“, de Aristogatas (1970). Tanto a cena na qual os personagens dançam no beco, com um fantástico jogo de cores, quanto a música são memoráveis e, mesmo após os créditos finais, esse momento continuará passando na sua mente por vários minutos, afinal todo mundo quer ter a vida que o gato tem. A canção se destaca pela letra simples e igualmente cativante, assim como pelo ritmo impressionante e frenético, se mostrando como a opção mais acertada para quem deseja ter uma noite divertida e cheia de dança e esquecer os problemas do cotidiano.


listas-disney-jazz-001

Mais uma canção do clássico mais belo de todos surge em nossa listagem, pois é impossível falar dessa incrível conexão entre jazz e Disney e não comentar a respeito de “Someday My Prince Will Come“. A música interpretada por Adriana Caselotti, como a voz da Branca de Neve, se consagrou como um dos alicerces do estilo musical, recebendo inúmeras versões. Artistas de prestígio como Bill Evans, Dave Brubeck e Chet Baker interpretaram a canção de modos distintos e cheios de charme. No entanto, como podemos incluir apenas uma delas, a selecionada foi a versão de Miles Davis, cuja marcante interlúdio de pedal entre os coros foi imitado por muitos músicos.


Gostou das músicas acima? Então, você não pode deixar de ouvir a nossa incrível playlist Disney Jazz no Spotify e se deleitar com quase quatro horas de puro jazz. E se deseja mais conteúdo da Disney, acompanhe as nossas redes sociais — estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Tumblr e no Snapchat (OCamundongo)!

listas-disney-jazz-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O atual editor-chefe de O Camundongo é um grande aficionado por cinema, séries, livros e, óbvio, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".