in

Demolidor | Crítica dos últimos três episódios e Easter Eggs

demolidor-inicio-matthew-camundongo

Chegamos aos três episódios finais da primeira temporada de Demolidor, onde o primeiro arco da série se fecha. De fato, como a maioria dos fãs assiste aos episódios em sequência e quase ininterruptamente, faz sentido que a estrutura da narrativa se assemelhe à de um filme. Sabe aqueles instantes que antecedem o clímax de toda história onde tudo parece que vai dar errado? É nesse momento que nos encontramos!

Se caiu por um acaso nessa resenha sem assistir ao seriado, cuidado! O texto está recheado de spoilers. Lembrando que todos os treze episódios da série estão disponíveis na rede de streaming Netflix.

demolidor-terceira-resenha-001

“Nada traz as pessoas mais rápido para a igreja do que a sensação de que o Diabo está se aproximando. Talvez tenha sido o plano de Deus desde o início. A razão de tê-lo criado e permitido que caísse da graça, para se tornar um símbolo a ser temido, um aviso a todos nós, para andar no caminho dos justos.”

Padre Lantom

O último episódio terminou quando Vanessa foi envenenada em um evento beneficente. The Path of the Righteous começa no hospital, onde Fisk aguarda que ela se recupere, ele está transtornado, pois se culpa pelo ocorrido. Durante esse episódio, Wesley demonstra a real amizade e lealdade que sente por Wilson, ele lida com todos os problemas e cuida dos negócios para que seu chefe não precise se preocupar.

Foggy e Matt permanecem sem se falar e cabe à Karen garantir que as investigações continuem. Ela tenta a todo o instante forçar os dois a conversarem mesmo sem saber o que causou a briga. Outra personagem feminina presente é Claire, a enfermeira cuida mais uma vez das feridas de Matt e em seguida se despede alegando que vai viajar. Sabemos que esse adeus é temporário, pois a presença da atriz Rosario Dawson já está confirmada na segunda temporada da série.

demolidor-terceira-resenha-002

Sozinho e sem saber como parar Fisk, Matt mais uma vez busca refúgio na igreja. Ele se sente confuso e frustrado por sentir vontade de ser violento mas Padre Lantom o conforta. Diz que o demônio foi um símbolo criado por Deus para que os homens se mantenham no caminho correto. E não é exatamente isso que Matt precisa se tornar?

Melvin Potter surge novamente. Matthew percebeu o terno estranhamente resistente de Fisk e passa a buscar alguém que possa apontar quem o desenvolve. Ele encontra Potter em seu estúdio onde os dois brigam. Logo Matt percebe que Melvin sente pavor de Fisk e o pede que faça um uniforme para ele, algo que sirva como símbolo, em troca promete defendê-lo. Essa cena é bem interessante para os leitores de quadrinhos, a oficina de Melvin está recheada de trajes de outros personagens clássicos.

demolidor-terceira-resenha-003

No hospital, Wesley descobre que Ben e Karen visitaram a mãe de Fisk e decide cuidar sozinho da situação. Ele sequestra Karen e a leva para uma sala onde propõe deixá-la ir se prometer desistir das investigações e negar tudo o que dizia sobre Wilson Fisk. Ela se recusa e consegue pegar a arma em cima da mesa. Ela atira em Wesley várias vezes e foge assustada.

Esse final é ótimo para nos lembrar que não sabemos nada sobre as origens de Claire. Todos acreditamos em sua boa índole porque Matthew aceitou defendê-la, mas na verdade Urich é o único que pesquisou seu passado. Quando e por que ela já atirou em alguém? Por que não quer que ninguém saiba sobre sua vida ante de ir para Nova Iorque? Novamente os fãs de quadrinhos têm uma vantagem pois conhecem a história de Karen, para os novos fãs só resta esperar. Ou dar uma passadinha rápida no Google…

demolidor-terceira-resenha-004

“O mundo desabou. Não notou?”

Karen Page

The Ones We Leave Behind é uma direta continuação do episódio anterior. Karen não consegue dormir por sentir culpa e medo, e então decide ir ao escritório onde encontra Foggy. Ele diz que ainda está trabalhando no caso contra Fisk e que sua opinião sobre o Diabo de Hell’s Kitchen mudou. Ele conseguiu a ajuda de Marci, a advogada que antes enfrentava no caso da Sra. Cardenas, ela copia documentos da empresa onde trabalha, a Landman & Zack, mesmo escritório que representa Fisk e outros grandes nomes de Hell’s Kitchen. Ao sair, Foggy encontra Matt mas os dois não trocam um única palavra.

No hospital, Vanessa finalmente acorda. Ela não culpa Fisk pelo acidente e os dois, juntos, planejam se vingar do culpado. Novamente temos um exemplo de como Fisk e Matt são opostos apesar de se julgarem parecidos: enquanto Matt usa sua religião como fonte de força e guia para vida, Wilson admite ser incapaz de rezar, mesmo em momentos difíceis. Claire e Vanessa também se contrapõem de maneira interessante. Enquanto Vanessa aceita Fisk e todos os seus defeitos, Claire não está disposta a ser cúmplice dos atos de violência de Matt mesmo sabendo que têm um nobre propósito.

Sobre Claire:

Mascarado, Matt investiga os chineses que distribuem drogas na cidade. Urich diz que a heroína é chamada de “Serpente de Aço”. Ele segue uma das traficantes até o local onde a droga é manipulada. Nessa cena temos quadros e ângulos de câmera muito parecidos com os utilizados nos quadrinhos, suas habilidades de salto e agilidade cada vez mais se assemelham às de um super-herói, pois ultrapassam o condicionamento possível de um homem comum, a cena destoa levemente do resto do clima da série que foi mantido tão real todo esse tempo.

Na sede de produção de heroína de Madame Gao, ele se choca ao perceber que todos os trabalhadores são cegos. Ele encurrala Gao com o intuito de conseguir respostas mas, para a nossa surpresa, e a dele, ela é muito mais forte do que qualquer um que já tenha enfrentado, e o nocauteia com apenas um golpe. Gao claramente possui uma força sobre-humana apesar de, até o momento, ser inexplicável. Toda a produção de Gao pega fogo e se perde.

demolidor-terceira-resenha-005

Depois de se recuperar da briga com Gao, Matt voltar ao escritório e, sozinho com Karen, desmorona. Como já mostrado no episódio “Stick”, Murdock não é o estilo de super herói que quer ficar isolado. Ele sequer é realmente um herói e precisa do apoio daqueles que ama ao seu redor. Ele não aguentaria, e não quer, enfrentar o que precisa fazer sozinho. Karen garante que ele saiba que nunca o estará.

Em outra parte da cidade, Urich é despedido e sua esposa o convence a utilizar a internet para disseminar a história sobre Fisk. Em casa, quando está prestes à escrever tudo o que sabe e publicar online, é surpreendido pelo próprio Wilson que o espera na penumbra de seu quarto. Fisk admira Ben, e sabe que não é o culpado por matar Wesley, mas não pode perdoar ele ter ido falar com sua mãe, a pessoa com quem mais se importa. Urich garante que foi sozinho e Fisk o mata em mais um de seus ataques de fúria.

demolidor-terceira-resenha-006

“Você realmente acha que isso irá mudar alguma coisa? Acha que um homem com uma fantasia idiota fará a diferença?”

Wilson Fisk

A primeira cena do último episódio da série, Daredevil, é o enterro de Ben Urich. Karen sofre por se sentir culpada, já que levou Ben até a casa de repouso para conversar com a mãe de Fisk. Matt também se culpa imensamente porque sabe que se tivesse tido coragem de matar Fisk, Ben ainda estaria vivo.

Matt tenta espairecer indo para o ginásio, o mesmo onde seu pai treinava, e é lá que Foggy o encontra. O seriado acerta em não mostrar os dois se entendendo magicamente. Eles sabem que não há como as coisas voltarem a ser como antes, a confiança entre eles foi quebrada, mas estão dispostos a trabalhar para reconstruir sua amizade. Foggy sabe o quanto Matt sairá machucado se tentar matar Fisk e o convence a voltar a utilizar a lei como arma.

demolidor-terceira-resenha-007

Fisk se encontra com Leland para decidir como irão seguir sem Gao. Ele percebe que o contador está nervoso e após pressioná-lo, o faz confessar que ele e Gao envenenaram Vanessa. Eles o fazem com o intuito de retirar a única distração na vida de Wilson, para que ele possa voltar a se focar nos negócios. Leland o ameaça, diz que tem nas mãos um dos policiais corruptos, Hoffman, que pode depor contra ele. Mas Wilson não se importa e novamente mata alguém com as próprias mãos.

No escritório, o trio investiga documentos enviados por Marci e encontram o local onde Hoffman está escondido. Matt vai até ele e o obriga a se entregar a força. Com seu depoimento, todas as pessoas envolvidas no esquema de Wilson são presas, incluindo políticos, jornalistas e o próprio Fisk. Logo após ser preso, Fisk mais uma vez mostra seu poder sobre a polícia, ele troca de veículo e assim escapa.

demolidor-terceira-resenha-008

Ao saber da fuga, Matt sai em busca de Fisk já vestido com o icônico traje vermelho feito por Potter. Ele o encontra e o enfrenta em um beco. Fisk diz que só queria o melhor para a cidade mas agora percebe que tudo foi em vão e o que realmente quer é que a cidade se acabe. Matt, no entanto, tem esperanças de um futuro melhor, não irá desistir do lugar e daquelas pessoas. A luta física entre os dois é uma disputa entre agilidade, Matt, e força bruta, Fisk. Matthew dá o chute final que encerra a luta e em outro lugar, Vanessa parte sozinha em um helicóptero. Será que a veremos de novo?

O traje final usado por Charlie Cox é um dos poucos defeitos da série. A cor vermelha e os chifres remetem ao utilizado nos quadrinho mas ele se assemelha à uma armadura demasiadamente. Murdock parece ter dificuldade para se movimentar na nova roupa e o Demolidor não é nada sem sua agilidade. O seriado dá vários alertas de que a roupa ainda estaria em desenvolvimento ao longo da história, então acredito que podemos esperar algo diferente na próxima temporada.

demolidor-terceira-resenha-009

No dia seguinte, nossos personagens finalmente têm um final feliz, pelo menos por enquanto. Os jornais anunciam que o “Demolidor” prendeu Fisk e os três voltam a trabalhar juntos. Matt pergunta à Karen uma última vez por que ela parece estar com medo se a justiça foi feita, ela hesita e não confessa o assassinato que cometeu. Na cadeia, vemos Wilson Fisk finalmente vestindo branco. A captura do chefão foi, na minha opinião, muito apressada e fácil. Alguém com tanto dinheiro e influência não seria trancado tão facilmente, muito menos em uma sociedade corrupta como a de Hell’s Kitchen. No entanto, o personagem aguarda por julgamento, tenho esperanças de que na próxima temporada ele esteja em liberdade e agindo com mais astúcia.

Transformação:

Toda a qualidade da obra foi proporcionada pelo fato de ser uma série Netflix. Os criadores puderam explorar os personagens com mais  profundidade, pois tiveram mais tempo do que um filme disponibiliza e não precisaram se preocupar com censura ou alterar a trama de acordo com o gosto do público, como acontece em séries de canais de TV abertos.

A atuação de todos os atores são excelentes, principalmente a de Charlie Cox e Vincent D’Onofrio. Charlie conseguiu trazer veracidade para o personagem, mostrando seu lado vulnerável. Soube dosar humor, seriedade e pesar na medida certa. Murdock não é um personagem raso, carrega grandes conflitos dentro de si que apenas um rosto bonito não conseguiria sustentar. E Vincent criou uma nova personalidade para o famoso Rei do Crime.

demolidor-terceira-resenha-010

Todas as versões anteriores do personagem eram uma representação clássica de gângsters rasos e violentos. Vincent trouxe nuances para Fisk, ele ama, tem medo e não gosta verdadeiramente de violência. Ele parece sempre estar nervoso, prestes a explodir em fúria a qualquer minuto. Basta colocá-lo na cena para torná-la automaticamente tensa. Vincent foi tão excelente em sua atuação, que é impossível não torcer pelo menos um pouquinho por ele no final. De fato, Demolidor conta não somente a origem de um herói, mas de um vilão de igual importância.

Não poderia deixar de apontar a grande presença feminina no seriado. Criar personagens femininas bem desenvolvidas não significa dar-lhes super-força, significa explorar todos os aspectos que nos tornam únicas. É isso a série faz muito competentemente. Karen Page supera seu medo visando o bem de todos. Quando seus amigos discutem, ela leva a história sozinha, mostra força e personalidade, não está ali com a função de ser apenas um interesse romântico.

demolidor-terceira-resenha-011

Temos também Vanessa, que em momento algum parte para a ação física para mostrar o domínio que tem de sua vida e de toda a situação. Alguma dúvida de que ela possui o real poder nas mãos por ser a única capaz de controlar Fisk? E não podemos esquecer de Claire. O que começou como um romance tradicional de seriado acabou com ela impondo sua opinião sobre Matt. Além disso, nosso herói estaria literalmente morto sem a ajuda da enfermeira. Além das três principais, ainda temos Mrs. Cardenas, Marci e Mrs. Urich. Todas trouxeram histórias próprias e personalidades ímpares.

Com o fim da primeira temporada e Capitão América: Guerra Civil tão próximo, todos querem saber se Demolidor irá aparecer na trama. O desejo dos fãs é claro. No entanto, não acredito que essa seja uma idéia perfeita. Murdock foi criado para funcionar em seu pequeno universo. Ele ficaria deslocado em meio a tantos super heróis e todo o realismo que amamos iria se perder. Matt pararia de sangrar ou Rogers começaria? Apesar da minha opinião racional, meu lado fã torce para que haja pelo menos uma leve participação.

Por fim, na minha opinião, Demolidor é a melhor adaptação de quadrinhos já feita pela Marvel. Todos os personagens são complexos e a trama é imprevisível. A série conseguiu contar uma história sem se apoiar em franquias ou personagens já consagrados, é imperdível mesmo para aqueles que não costumam acompanhar as sagas Marvel nos cinemas e nos quadrinhos.

demolidor-terceira-resenha-012

Com esse início, fica difícil não criar expectativas para os próximos seriados do mesmo universo. Esse ano ainda teremos, também pela Netflix, A.K.A. Jessica Jones. No ano seguinte serão lançados Luke Cage, Punho de Ferro e a segunda temporada de Demolidor. Além da série Defensores, que une os quatro heróis. E vocês, Camundongos? O que acharam?

Ah, mais uma coisa! Como já dito anteriormente, o seriado está repleto de referências aos quadrinhos e às próximas séries. O próprio produtor, Steven DeKnight, disse que alguns dos easter-eggs que plantou nem ao menos foram encontrados. Cada placa, marca ou personagem secundário tem ligação com as histórias das HQs de Matthew Murdock. Fique com os olhos bem atentos. Separei alguns dos que mais gostei:

demolidor-terceira-resenha-013

1 – O Primeiro Uniforme de Murdock

A roupa preta que vemos Matthew usar quando sai nas ruas em quase todos os episódios não foi escolhida ao acaso. É o primeiro traje vestido pelo personagem em sua história mais famosa, escrita por Frank Miller e desenhada por John Romita Jr, “Demolidor – O Homem Sem Medo”.

demolidor-terceira-resenha-014

2 – Referências à Guerra Civil

Em uma das cenas de Murdock na delegacia, podemos ver um cartaz onde se lê “Você não precisa revelar sua identidade para ajudar a solucionar crimes violentos” que faz referência à causa principal de Guerra Civil, o fato da população e das autoridades se incomodarem com a presença de justiceiros mascarados fazendo justiça com as próprias mãos.

demolidor-terceira-resenha-015

3 – Elektra Natchios

Durante o flashback onde vemos Nelson e Murdock na faculdade, Foggy zomba e lembra que o amigo cursou Espanhol apenas para se aproximar de uma garota grega e Matt diz que os dois não deram certo. Se lembram que mencionei “Demolidor – O Homem Sem Medo” como sendo a história que inspirou a série? Bem, se nos basearmos nela e na fala de Foggy, podemos deduzir que os dois falam da personagem Elektra, principal interesse amoroso de Matthew. Só resta esperar para saber se a menção foi apenas para agradar os fãs ou se a personagem realmente irá fazer parte do universo.

demolidor-terceira-resenha-016

4 – Roupa do Rei do Crime

Vincent D’Onofrio criou um Rei do Crime muito mais atual e contido do que o dos quadrinhos e o seriado não perdeu a oportunidade de apontar a diferença através de um discreto trocadilho. Quando Vanessa e Fisk jantam juntos pela primeira vez ela conta que um homem vestindo terno branco e lenço já a cortejou uma vez. Fisk zomba, diz que lenço é um pouco de exagero. Ironicamente, essa é a exata descrição da roupa mais icônica usada pelo personagem nos quadrinhos e nas séries animadas.

demolidor-terceira-resenha-017

5 – Claire Temple nos Quadrinhos

Originalmente, Claire Temple é uma personagem ligada diretamente a Luke Cage, por ser seu par romântico. Em Demolidor, ela ocupa o papel da Enfermeira da Noite, personagem que nos quadrinhos se chama Linda Carter e frequentemente auxilia os heróis de Nova York cuidando de suas feridas.

demolidor-terceira-resenha-018

6 – Personagens Secundários que São Vilões

Os mais atentos devem ter percebido que há muitos outros vilões além de Wilson Fisk espalhados pela série, eles apenas não estão caracterizados. James Wesley, Leland Owlsley, Melvin Potter, o oponente de Jack Murdock, Carl “Crusher” Creel, entre outros.

demolidor-terceira-resenha-019

7 – “Mike” Murdock

Quando Claire salva Matt ele diz que se chama “Mike”. Mike Murdock é o nome do irmão gêmeo de Matthew, criado por ele para despistar as pessoas que suspeitavam da real identidade do Demolidor. A trama confundiu alguns leitores e foi logo abandonada nos quadrinhos.

demolidor-terceira-resenha-020

8 – A Rocha

No final do sétimo episódio vemos Stick conversando com um homem misterioso. Ele se chama A Rocha e é um dos seus discípulos tal qual Matt foi um dia. A mesma cena pode ser encontrada na HQ de Miller, no entanto com uma leve inversão de papéis. Nos quadrinhos, Stick parece ter certa autoridade sobre a Rocha enquanto na série ele parece estar se reportando a ele.

demolidor-terceira-resenha-021

9 – A Verdadeira Identidade de Madame Gao

Fisk a teme e Matthew não é páreo para ela. Por enquanto, Madame Gao é uma incógnita para os fãs da série. Ela possui força sobre-humana, diz que seu país é mais distante que a China e está ligada a uma droga chamada “Serpente de Aço”, tudo isso nos leva a crer que seja Crane Mother, uma das inimigas de Punho de Ferro, mais uma ligação com outra série do mesmo universo. Será?

demolidor-terceira-resenha-022

10 – Cameo de Stan Lee

Não seria uma obra dos Marvel Studios sem uma aparição especial de Stan Lee, não é?  O quê? Não percebeu? Não se sinta mal, a participação de Lee foi de fato muito sutil. No último episódio, podemos ver seu retrato pendurado na parede da delegacia.

demolidor-final-trio-camundongo

Escrito por Caroline

Designer Gráfico, Disney freak, viciada em café, quer ser roteirista e princesa quando crescer. Têm mais livros do que deveria e leu mais vezes “Orgulho e Preconceito” do que têm coragem de admitir.