in

Críticas e bilheterias de FRANKENWEENIE

 

Após “9, A Salvação”, “Alice no País das Maravilhas” e “Sombras da Noite”, o cineasta Tim Burton finalmente recompôs sua moral perante à crítica especializada. Sua mais nova animação, “Frankenweenie”, já obteve 86% de aprovação no conceituado Rotten Tomatoes, ganhando assim o almejado tomate maduro do portal.

Descrito como uma “energética paródia em stop-motion dos filmes de terror, com uma história sincera e esquisita acompanhada de efeitos visuais criados com amor”, o longa-metragem chegou a ser considerado como a melhor criação de Burton desde os aclamados “Edward Mãos de Tesoura” (1990) e “Ed Wood” (1994), dentre outros.

 

 

Entretanto, se os críticos receberam calorosamente Victor e seu cão Sparky, o mesmo não se pode dizer em relação ao grande público estadunidense. Estreando em 5º lugar nas bilheterias norte-americanas, “Frankenweenie” arrecadou, em seu primeiro final de semana, apenas U$11.4 milhões de dólares – uma quantia bastante aquém das expectativas da Disney. E ao desenrolar desta semana, o longa obteve, até agora, outros míseros U$3 milhões, permanecendo na 5ª posição do ranking e totalizando U$14.4 milhões de dólares em solo norte-americano.

Mas vale ressaltar que “Frankenweenie” ainda não estreou em seu circuito internacional, de modo que tal arrecadação ainda possui chances de, pelo menos, cobrir o orçamento de U$39 milhões de dólares (para começar a obter lucro, um filme precisa, no mínimo, arrecadar mais que o triplo de seu orçamento – no caso de “Frankenweenie”, cerca de U$117 milhões de dólares). E claro, nunca podemos subestimar o poder do “boca-a-boca” descontraído das primeiras plateias (“A Pequena Sereia” e “A Bela e a Fera” que o digam…).

 

 

Em síntese, torcemos para que a animação obtenha êxito dentre os números para a Disney investir de vez no gênero stop-motion (afinal, um projeto já chegou a ser cancelado no estúdio, mesmo com U$50 milhões investidos). Com vozes originais de Charlie Tahan (Victor), Winona Ryder( Elsa), Martin Short (Edward Frankenstein) e Catherine O’Hara (Mãe de Victor), “Frankenweenie” chega aos cinemas nacionais em 02 de Novembro de 2012.

Do gênio criativo Tim Burton (Alice no País das Maravilhas, O Estranho Mundo de Jack) chega “Frankenweenie“, um conto acolhedor sobre um menino e seu cão. Depois de perder, inesperadamente, seu adorado cão Sparky, o jovem Victor usa o poder da ciência para trazer de volta à vida seu melhor amigo – com apenas alguns pequenos ajustes. Ele tenta esconder sua criação feita à mão, mas quando Sparky sai, os colegas de sala de Victor, seus professores e toda a cidade aprendem que tentar “dominar a vida” pode ser algo monstruoso.
Um filme de animação stop-motion, “Frankenweenie” será filmado em preto e branco e renderizado em 3D, o que engrandecerá o estilo clássico e levará a uma experiência inteiramente nova.

Fonte: Box Office Mojo

Escrito por Luís Fernando

"Tupi or not tupi! That is the question..."