Disney prepara gigantesca linha de produtos licenciados ainda este ano

0

colecionaveis-2015-inicio-camundongo

A Disney é conhecida há anos como uma empresa que investe pesado em merchandising. Os produtos baseados em seus filmes e séries são vendidos não só em diversas lojas do varejo, como também em todos os Parques Disney e na rede de lojas próprias Disney Store. Com o tempo, a Disney tornou-se a maior licenciadora de produtos do mundo. Só em 2014, ela arrecadou mais de $45 bilhões de dólares em produtos licenciados. E ela se prepara para aumentar esse número e dominar as vendas de final de ano em diversos setores do mercado.

No dia 03 de setembro, durante a nossa cobertura do evento Star Wars: O Despertar da Força – Unboxing Mundial, nós mostramos algumas das figuras de ação do novo filme que foram apresentadas naquele dia. Aquilo foi só uma pequena amostra do que está por vir este ano. A revista Variety apresentou esses dias mais algumas prévias do que a Disney terá à venda neste final de ano e nós reunimos as informações da revista com outras fontes nacionais e internacionais para trazer para vocês um guia completo do que esperar da Disney este ano.

Pode começar a poupar, porque ideias de presentes de amigo oculto e Natal é o que não vão faltar!

colecionaveis-2015-star-wars

O carro-chefe da Disney em termos de merchandising para este ano é claramente Star Wars e seu novo filme O Despertar da Força (17 de Dezembro de 2015). No dia 03 de setembro, a Disney organizou um evento global para apresentar as figuras de ação do novo filme fabricadas pela Hasbro.

O evento foi transmitido para mais de quinze locais em doze países – algo “enorme e nunca antes visto”, descreveu a revista Wired. Embora não se tenha números exatos de quantos fabricantes receberam a licença para fabricar os produtos, é previsível que a lista vá das maiores fabricantes até as menores e independentes.

colecionaveis-2015-star-wars-001

A fabricante de brinquedos Hasbro, que cuida das figuras de ação dos filmes desde os anos 1990, lançou mais de cem brinquedos Star Wars na sexta-feira passada, que ficou conhecida como Force Friday. Porém, mesmo com a grande experiência da Hasbro no ramo, a investida de marketing da Disney é sem precedentes. “Eu não acho que já se teve tanto entusiasmo por uma linha de produtos e filme como este“, disse Joe Ninivaggi, gerente senior de marketing da Hasbro.

O Walmart, a maior rede de lojas do mundo, terá mais de quinhentos produtos individuais de O Despertar da Força nas lojas e “mais centenas” disponíveis online. “Eles têm feito isso parecer bem especial só pelo tamanho disso tudo“, diz Marie Khoe, vice-presidente de brinquedos do Walmart.

colecionaveis-2015-star-wars-002

E isso é só uma parte do plano da Disney. Ela já está de olho no lançamento do video game da EA, Star Wars Battlefront, em novembro, nos DVDs e Blu-rays de O Despertar da Força e em Rogue One, primeiro filme da nova série de derivados baseados em Star Wars lançado ano que vem.

A previsão de especialistas é que a Disney fature $5 bilhões de dólares com as vendas de merchandising de Star Wars só no primeiro ano. E não acabará em um ano, porque toda essa investida de marketing da Disney faz parte da “nova norma” da empresa e, segundo a revista Wired, “será impossível escapar de produtos licenciados pelos próximos anos“.

Aqui no Brasil, você já encontra a linha de produtos Star Wars em diversas lojas, como a Ri Happy.

colecionaveis-2015-descendentes

O filme Descendentes, do Disney Channel, foi sucesso absoluto nos Estados Unidos e, claro, a linha de produtos licenciados também promete ser. As lojas terão mais do que bonecas, roupas e acessórios baseados no filme. Fantasias para o Halloween são esperadas e um livro também. Descendants: The Isle of the Lost, escrito por Melissa de la Cruz, focará no público jovem adulto.

Vocês já podem encontrar bonecas de Descendentes aqui no Brasil em lojas como Ri Happy e Toymania.

colecionaveis-2015-tsum-tsum

A linha de pelúcias cilíndricas da Disney, os Tsum Tsum, é uma febre global. Além de terem um jogo para celular, as pelúcias são também baseadas em diversos personagens de filmes da Disney. E esse fenômeno só tende a crescer – nas lojas Disney Store nos Estados Unidos, camisetas, canecas e até abajur com Tsum Tsum estampados já são vendidos e a previsão é que ainda este ano sejam lançadas figuras feitas de vinil e até batons.

Você pode comprar alguns modelos de Tsum Tsum no Brasil na loja Fom.

colecionaveis-2015-disney-infinity

Com a inclusão de personagens Star Wars e do Marvel Studios no Disney Infinity 3.0, lançado dia 30 de Agosto, era de se esperar que as adoráveis miniaturas de personagens como Yoda de Star Wars fossem lançadas ao mesmo tempo – e elas já estão à venda avulsas em diversas lojas dos Estados Unidos, como a Toys”R”Us, e prometem ser sucesso de vendas.

Já chegaram alguns personagens individuais de Star Wars, como o Yoda, na Saraiva.

colecionaveis-2015-frozen

Mesmo quase dois anos após sua estreia, Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) ainda é bastante quente. Os produtos derivados do filme ainda são uma febre nas lojas – desde os brinquedos, até roupas, sapatos e material escolar. E a Disney pretende manter isso assim, pelo menos até o final do ano, junto com os produtos do sucesso da Pixar desse ano, Divertida Mente, e da franquia Carros.

colecionaveis-2015-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

Administrador, viciado em filmes e música. Colecionador de DVDs, Blu-rays, CDs e action figures.