D23 Expo 2015 | Pixar revela Coco, a animação do Dia de Los Muertos

7

coco-anuncio-inicio-camundongo

Uma das grandes surpresas desse primeiro dia da D23 Expo 2015, a convenção que reúne todo o Universo Disney em apenas um local, foi a revelação do misterioso projeto de Lee Unkrich, o diretor de Toy Story 3 (2010), durante o painel do Walt Disney Pixar Animation Studios.

Coco é o título oficial do longa-metragem sobre o Dia de Los Muertos, como é conhecido o Dia de Finados no México, o qual havia sido anunciado em 2012 e, depois, nunca mais ouvimos falar nada a respeito, algo que nos levou a teorizar sobre a possibilidade da animação ter sido enterrada. O nome é o equivalente masculino da nossa Cuca, na cultura mexicana.

Darla K. Anderson e Lee Unkrich apresentam Coco ao público.

A descoberta do feriado, para Lee Unkrich, veio através de imagens. O seu deslumbre pela cultura das caveiras coloridas o levou a pesquisar mais sobre a data, incluindo viagens para o México, onde participou da celebração em diversas partes do país, conhecendo algumas famílias e experimentando a tradição com eles.

Durante essa extensa pesquisa, Unkrich percebeu o quanto aquela cultura o afetava e começou a pensar em seus familiares, incluindo naqueles que já partiram, antes mesmo de ele poder conhecê-los. “Então, eu pensei – e seu pudesse conhecê-los, o que eu iria perguntá-los?,comenta.

Arte conceitual de Miguel, o protagonista da animação Coco.

Miguel, um garoto mexicano de doze anos, é o primeiro protagonista latino do estúdio e sua jornada quando ele se encontra, de alguma forma, no reino dos mortos, onde a descoberta de um mistério que dura gerações leva à mais extraordinária e surpreendente reunião familiar.

Um diorama foi apresentado ao público presente na convenção, mostrando um personagem acendendo uma vela em um cemitério. Uma senhora aparece derrubando pétalas de flores, enquanto manca até a um túmulo colorido. Esqueletos coloridos e vestidos aparecem dançando e cantando, ao mesmo tempo em que separam suas cabeças e pernas.

coco-anuncio-003

Darla K. Anderson, de Monstros S.A. (2001) e Toy Story 3 (2010), é a produtora.

John Lasseter, diretor criativo dos estúdios de animação, descreveu o projeto como “de tirar o fôlego, bonito e divertido“, ao que Unkrich completou com “emocional“. Pouquíssimo da história foi comentada e algumas artes conceituais foram apresentadas, visto que ainda estão trabalhando no conceito.

Rumores indicam que Coco será o primeiro musical da Pixar, totalmente condizente com uma data tão festiva e cheia de canções. Darla K. Anderson, com quem Unkrich trabalhou na terceira aventura de Woody e Buzz, está produzindo. A animação tem previsão de estreia para 23 de Novembro de 2017.

coco-anuncio-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O atual editor-chefe de O Camundongo é um grande aficionado por cinema, séries, livros e, óbvio, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro", "A Família do Futuro" e "Operação Big Hero".



  • IF97

    Estava esperando vocês explicarem o nome, haha, achei que fosse outro o significado.

  • Jean Pires

    Empolgante!

  • Daniel Queiroz Gondim

    Deixa eu ver se eu entendi, é um musical?, “O PRIMEIRO MUSICAL DA PIXAR”?

  • Jean Pires

    Eles já deixaram de produzir Newt por ser parecido com Rio.
    Se forem deixar de fazer tudo que for parecido, não vai ter mais filmes. O segredo é contar a história de forma original.

  • Harley

    Pelo amor de deus Pixar, deixe os musicais apenas com o Walt Disney Animation Studios

  • Danillo Aguiar

    Ah cara, vamos ver, a Pixar é ótima em quase ou tudo que faz. Vai ver fique bom um musical, já que adoro as músicas do estúdio, como por exemplo “Amigo estou aqui”. Só não curto muito o tema abordado…

  • Danillo Aguiar

    Ah cara, vamos ver, a Pixar é ótima em quase tudo que faz. Adoro as músicas do estúdio, como por exemplo “Amigo estou aqui”, aprovo um musical. Só não curto muito o tema abordado…