Listas 2000 | Países que merecem ganhar uma Princesa Disney

0

listas-princesas-inicio-camundongo

De Branca de Neve a Moana, o Universo Disney está recheado de princesas, algumas mais conhecidas e outras menos. E cada uma dessas personagens possui uma origem e suas histórias se passam em períodos diferentes. Branca de Neve e Aurora, por exemplo, vêm dos países baixos. Já as aventuras de Cinderela e Bela acontecem na França, enquanto as de Pocahontas e Tiana são ambientadas no sul dos Estados Unidos, e assim por diante…

Rapunzel, Elsa e Anna, por outro lado, nasceram em países fictícios, os reinos de Corona e Arendelle, respectivamente, os quais possuem influências de alguns países europeus. Recentemente, fomos apresentados à primeira princesa da região do Pacífico e, em breve, conheceremos a primeira de origens espanholas. E como gostamos de especular, elaboramos essa Listas 2000 com ideias de países que também merecem ganhar uma princesa para chamar de sua.


listas-princesas-005

Uma vez escutei que os melhores chocolates vêm de Bruxelas, uma das regiões da Bélgica. Por essa razão, não digo que uma princesa de lá seria convencional, mas sim, algo bem fantasioso. Uma história que perambularia nas referências de A Fantástica Fabrica de Chocolate, de Roald Dahl, e detalhes em Art Noveau, grande influência na arte e arquitetura do país. Como disse, não seria uma história muito comum, mas exigiria muita capacidade criativa.

~ por Catarina


listas-princesas-004

Nós já tivemos Mulan, uma princesa chinesa. Então, que tal uma japonesa? O Japão, além de ter uma cultura muito ampla, possui uma arquitetura, incluindo os seus belíssimos castelos, templos e jardins, e um vestuário bem característicos. Embora se passe em uma cidade meio fictícia dos Estados Unidos, Operação Big Hero (2014) explorou o lado mais moderno e tecnológico da cultura japonesa, logo, seria interessante vermos a face mais tradicional da terra do sol nascente. Como John Lasseter e Hayao Miyazaki são amigos, poderíamos ainda ter o renomado diretor do Studio Ghibli servindo como consultor da animação. Seria algo, sem dúvidas, surpreendente.

~ por Lucas


listas-princesas-003

Zé Carioca é um personagem super carismático e que funcionou bem em sua época. Porém, o tempo passou. E por mais tendenciosa que possa soar, acredito que em meio a tantas heroínas novas haja um espacinho para uma brasileira, uma nova representação de nosso país. Como seria essa personagem? As possibilidades são inúmeras! Diversas etnias compõem nosso povo e, por isso, há uma gama imensa de características físicas para compor seu design. E quanto a sua história? Talvez uma índia e nosso folclore tenham vindo a sua mente, uma trama fantástica. Quem sabe tenha pensado em um filme mais histórico, com uma guerreira como Maria Quitéria. Que tal uma protagonista mais contemporânea, que mostre os desafios que enfrentamos diariamente? E também não seria nada mal ver nosso país sob um olhar futurista. Há tantos elementos de origens diversas presentes em nossa cultura, tantos cenários diferentes, que fonte de inspiração não iria faltar aos roteiristas!

~ por Caroline


listas-princesas-002

Até hoje não tivemos uma princesa africana e apenas por isso já deveria valer a pena. Tudo bem, tem gente que diz que Aladdin (1992) se passa em uma espécie de Marrocos, então, Jasmine seria africana. Mas vamos lá… um continente inteiro sem uma princesa pra representá-lo? Um filme passado na África do Sul contaria com uma mitologia ainda intocada pelo estúdio e traria junto sons e instrumentos muito interessantes para a trilha sonora. Isso sem contarmos com a natureza do país que é extremamente linda e diversa. E claro, nem entrei no mérito de termos apenas uma princesa negra na realeza Disney. Que tal uma princesa negra sul-africana? Eu ia adorar!

~ por Paulo


listas-princesas-001

O folclore irlandês tem várias crenças e superstições. Entre elas: fadas, leprechauns, sereias, fontes mágicas, e muito mais. Tem ou não tem cara de conto de fadas? E falando em fadas, seria muito interessante e inovador uma princesa do reino das Fadas. Sei que existe a franquia Fadas, mas, de realeza, temos apenas a Rainha Clarion – e, convenhamos, nunca falam muito dela. A história poderia ser sobre uma jovem princesa que, por um erro, é afastada do reino das fadas e busca seu caminho de volta pra ele. O número de crenças para se inspirar, não somente de criaturas mágicas, mas de superstições e rituais, é imenso! Será que a Disney toparia algo assim?

~ por Verônica


Agora é a sua chance de opinar! Qual país você acha que também merece ganhar uma Princesa Disney? Não deixe de nos contar o porquê de sua escolha. E se você deseja mais conteúdo do Universo Disney, pode ficar à vontade para nos seguir em nossas redes sociais – estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Tumblr e no Snapchat (OCamundongo). Até a próxima!

listas-princesas-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

"Aqui, no entanto, nós não olhamos para trás por muito tempo. Nós continuamos seguindo em frente. Abrindo novas portas e fazendo coisas novas, porque somos curiosos. E a curiosidade continua nos conduzindo por caminhos novos." - Walt Disney