Listas 2000 | Especial Dia do Rock: Músicas da Disney em versão Rock

2

listas-rock-disney-inicio-camundongo

A Disney é mundialmente conhecida por suas canções, que sempre deixam marcas em quem as ouve. Entre seus diversos compositores e artistas, está Phil Collins, baterista e vocalista da banda Genesis, que criou as maravilhosas trilhas de Tarzan (1999) e Irmão Urso (2003).

Este mesmo Phil Collins, durante um festival mundial conhecido como Live Aid, em 1985, expressou seu desejo de que o dia 13 de Julho se tornasse oficialmente o “Dia Mundial do Rock”. O evento, cujo objetivo era erradicar a fome na Etiópia, aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia, e contou com grandes nomes do Rock como Queen, Dire Straits, Scorpions, The Who, Led Zeppelin e David Bowie, entre muitos outros.

Apesar de o mundo não ter ouvido os apelos de Collins, aqui no Brasil a homenagem pegou, e o dia 13 de Julho acabou se tornando o “Dia do Rock”, que conta com diversas homenagens ao estilo em diversas regiões. E obviamente, O Camundongo não poderia ficar de fora, juntando dois dos grandes amores deste que vos escreve: o Rock e a Disney. Separei para vocês uma lista com algumas das melhores versões de músicas da Disney em versão Rock/Metal, tanto de bandas profissionais como de habilidosos artistas independentes, mostrando que a música quando é boa transcende estilos.


listas-rock-disney-005

A Banda de pop punk Calls Landing fez esta versão divertida e acelerada de uma das musicas mais legais de O Rei Leão (1994). Eles não mudaram muito o ritmo, acrescentando apenas um som levemente mais “sujo” que o original, com leves distorções nas guitarras.


listas-rock-disney-004

O Heavy Metal sempre se apresentou com uma atitude mais agressiva, que não “condizia” com o clima Disney. Mas a facilidade de gravar vídeos para a internet fez com que vários artistas pudessem mostrar suas visões das obras clássicas das animações. Grandes versões foram criadas por artistas que só tiveram sua visibilidade pela internet, e vocês conhecerão alguns deles nesta lista. É o caso desta versão bem legal de “Can You Feel The Love Tonight“, também de O Rei Leão (1994). Esta versão, particularmente, é uma das minhas favoritas, uma vez que gosto bastante de Power Metal. Os arranjos foram feitos pelo youtubber Johan Hedin com vocais de Tobias Westman.


listas-rock-disney-003

A banda Stellar Kart fez diversas versões de músicas da Disney em um estilo leve de rock, e minha versão favorita é a de “Be Our Guest“, de A Bela e a Fera (1991). Eles conseguiram manter o ritmo contagiante da música com um som bem diferente.


listas-rock-disney-002

O Jonathan Young é provavelmente um dos meus artistas favoritos, e tem diversas versões de músicas da Disney em uma versão mais pesada. Multi-instrumentista, ele é responsável não só pelos vocais mas por todos os instrumentos, e consegue encaixar perfeitamente ambos os mundos. Escolhi para mostrar a música do treinamento de Mulan, porque é uma das versões mais geniais que ele fez, e porque uma versão Heavy Metal dessa música é algo que pensei desde a primeira vez que a ouvi. O ritmo e a letra combinam perfeitamente com esse som mais agressivo.


listas-rock-disney-001

Esta é outra das músicas que eu penso em uma versão metal desde a primeira vez que ouvi. A música de Frollo em O Corcunda de Notre Dame (1996) já é intensa e obscura, e o peso das guitarras torna ela ainda mais agressiva. O artista PelleK é outro dos fãs de Disney que tem uma veia no Heavy Metal, e tem diversas outras versões. Ele também fez uma brincadeira com os dois temas, que você confere aqui embaixo:


  • Menções Honrosas:

Não poderia terminar essa lista sem citar duas coisas muito bacanas. O artista PelleK fez uma brincadeira com o Heavy Metal, cantando hinos do estilo em versão Disney, como esta versão de Over The Hills And Far Away, da banda Nightwish, que você pode conferir abaixo:

A outra menção especial é de 1978, quando o mito Gene Simmons, da banda KISS lançou seu CD solo, com uma versão de uma das músicas mais icônicas da Disney: “When You Wish Upon a Star“. Apesar de a versão não ser Rock, ela chocou o público, em especial os fãs de Gene, que não esperavam algo deste tipo vindo do roqueiro agressivo que ele era.


E ai, gostaram da lista? Conhecem outras versões bacanas da Disney em estilos de Rock? Nos contem nos comentários! E não se esqueçam de seguir as redes sociais do site – no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Tumblr.

listas-rock-disney-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)



  • Fabiana Kent Paiva

    Legal demais!!! Dia do rock também é dia de Disney maníacos ^^ <3

  • Humberto Lima

    AMEI essas versões! As músicas mais antigas funcionam muito bem nos filmes, mas as vezes são um pouco lentas para serem ouvidas fora do contexto. Por conta disso, sempre procuro essas versões. Minhas favoritas foram “Be Our Guest” e óbvio, Hellfire. Melhor música de vilão da Disney <3 Já to ouvindo em loop. Parabéns, Alvaro ! =)