Carros 3 | Animação eleva a pintura automobilística a um novo nível

0

carros-3-pintura-inicio-camundongo

As mentes criativas do Pixar Animation Studios estão sempre nos levando para mundos inusitados e puxando os limites da tecnologia. E para o próximo lançamento do estúdio, Carros 3, a equipe de desenvolvimento recebeu a tarefa de adicionar cores, formas e expressões a personagens feitos de aço, plástico e vidro.

Foi realmente um desafio, em Carros 3, ter certeza de que esses personagens eram flexíveis, mas ainda assim prestar uma homenagem ao fato de eles serem de metal,” disse o supervisor de personagens Michael Comet. “Nós queríamos nos manter verdadeiros com o fato de esses serem carros reais.”

carros-3-pintura-001

Um dos aspectos mais atrativos sobre esses carros são os seus esquemas de pinturas, os quais são muito mais complexos do que podemos imaginar. “No mundo de Carros, cores e formas ajudam a definir esses personagens,” explica o designer de produção Jay Shuster. “Você deseja que eles sejam fiéis aos seus materiais de origem – o aço, os plásticos e tudo mais.

Na sequência, Jackson Storm (voz original de Armie Hammer) surge como o grande novo rival de Relâmpago McQueen (voz original de Owen Wilson). “Ele faz parte da nova geração. E para um personagem como esse, o objetivo é usar formas, tintas e artes gráficas para criar um personagem completamente oposto a Relâmpago McQueen. Queríamos um Jackson ousado e elegante,” acrescenta Shuster.

carros-3-pintura-002

Dessa forma, Shuster utilizou o símbolo internacional de furacão e o transformou no seu icônico símbolo S, estampado na lateral de Storm, e usou tintas e materiais específicos para dar ao personagem um visual imponente e dramático, explorando formas, pinturas e gráficos para estabelecer um corredor capaz de expressar as suas intenções com pouquíssimas palavras.

Já a outra personagem novata, a treinadora Cruz Ramirez (voz original de Cristela Alonzo), foi imaginada como um contraste de Storm. Assim, a cor escolhida foi o amarelo, se destacando em meios aos tons escuros do rival. “Ela possui uma personalidade muito vibrante, então, nós queríamos algo capaz de fazê-la brilhar e se destacar,” revela o designer.

carros-3-pintura-003

Os artistas técnicos começam com um modelo básico cinza no computador, sem cores e sombras. Para adicionar cor e sombra ao personagem, é necessários um trabalho dos artistas do departamento de sombreamento e pintura digital. “Eles podem controlar brilho, cor e refletividade. E, em seguida, nós pegamos esses materiais e aplicamos de volta aos veículos,” explica Comet.

Para o personagem principal, um novo e brilhante esquema de pintura foi planejado. “Nossa tecnologia avançou muito, ao ponto de tudo responder de forma realista e correta. Por exemplo, [Relâmpago] é tão brilhante e, em alguns momentos do filme, tivemos de animar alguns dos carros fora da tela apenas porque era possível ver os seus reflexos nele,” comenta o supervisor de personagens.

carros-3-pintura-004

Em Carros 3, os artistas responsáveis pelos personagens conseguiram duplicar as camadas claras sobre a tinta base da pintura. “Nós temos o controle da superfície dos nossos carros [animados]para determinar quão brilhante é a pintura […] Nós também fizemos detalhes como arranhões minúsculos. Sabe, se você lava o seu carro e usa uma técnica incorreta, você terá esses arranhões brilhantes,” revela Comet.

Tentamos ser cada vez mais fiéis aos materiais, pois os nossos renderizadores e todas essas qualidades são muito reais. Nós queremos nos manter fiéis ao fato de esses serem carros verdadeiros,” diz Shuster. Portanto, do amarelo vibrante de Cruz até a pintura brilhante reflexiva de McQueen, o estúdio criou personagens praticamente reais. O longa-metragem acelera em 13 de Julho de 2017 no Brasil.

“Ainda Não é o Fim

 

Surpreendido por uma nova geração de corredores incrivelmente rápidos, o lendário Relâmpago McQueen é repentinamente afastado do esporte que ama. Para voltar com tudo às corridas, ele precisará da ajuda de uma determinada jovem treinadora de corridas, Cruz Ramirez. Com o seu plano para vencer, mais a inspiração do Fabuloso Doc Hudson e alguns acontecimentos inesperados, eles partem para a maior aventura de suas vidas. E o teste final do campeão será na maior prova da Copa Pistão!

carros-3-pintura-final-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O atual diretor de redação e editor-chefe de O Camundongo é um grande aficionado por cinema, séries, livros e, óbvio, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro" e "A Família do Futuro".