Aladdin | A importância da contribuição de Robin Williams no clássico

2

aladdin-poster-diamante-genio-camundongo

É inegável o quanto a participação de Robin Williams melhorou a produção de Aladdin (1992). Foram mais de dezesseis horas de improvisações feitas pelo ator, sobre as quais comentamos anteriormente. Por razões óbvias, muito desse material precisou ser excluído do resultado final e nunca foi animado. Até esse ano.

O animador Eric Goldberg, responsável pra trazer o Gênio à vida, recebeu a tarefa de animar o personagem mais uma vez. Agora, para os bônus da Edição Diamante do clássico, lançada em 30 de Setembro no Brasil, como forma de homenagem ao vencedor do Oscar®, que faleceu em Agosto de 2014.

aladdin-genio-001

Foi emocionante e maravilhoso,” disse Goldberg ao Disney Insider, sobre o processo. “[Os diretores] Ron e John e eu sempre soubemos que havia ótimos trechos que não entraram no filme. E nós sempre quisemos fazer algo com eles.

“Em 2003, quando o DVD foi lançado, nós tivemos a ideia de animar o Gênio fazendo uma audição para o papel do Gênio. Você podia ouvir Ron e John na cabine dizendo como uma piada ‘E esse tanto de improvisações? Não faça isso. Ninguém vai usar isso.’ Porém nós nunca tivemos a chance,” continua.

Reunião do elenco e equipe de Aladdin:

Avançamos no tempo, e infelizmente, Robin falece e a ideia volta à tona de novo. Então, eles decidiram fazer isso como um tributo. Ron e John levaram a ideia para John Lasseter e ele foi totalmente favorável, apesar de ter pedido para excluirmos o conceito de audição,” revela o animador.

Para poder voltar a animar o personagem, Goldberg escutou as mais de dezesseis horas de gravações e separou os momentos mais engraçados. “Algo que faz disso um grande tributo a Robin, e parte do motivo de Lasseter ter aceitado a ideia, é o fato de Robin poder oferecer inúmeras variações em uma apenas uma linha de diálogo.

aladdin-genio-002

Goldberg se sentiu revigorado por poder trabalhar de novo com um de seus personagens favoritos. “Levei um longo tempo para filtrar tudo, mas foi um presente. Minha primeira versão tinha quinze minutos e precisei diminuir para sete. Robin tinha uma enorme gama de emoções,” finaliza.

Durante uma reunião do elenco e equipe no programa Good Morning America, da ABC, o diretor John Musker comentou sobre a importância de Williams no projeto. “Ele era o Gênio. Nós não sabíamos se ele ia fazer. Se ele tivesse dito não, nós estaríamos com muitos problemas, pois o personagem tinha sido inspirado nele.” relembra.

Brad Kane e Lea Salonga cantam “A Whole New World”:

Felizmente, ele aceitou e ele trabalhou muito duro. Nós poderíamos gravar durante quatro horas seguidas e ele trabalharia as quatro horas, sem parar. Nós teríamos praticamente quatro horas completas de material gravado. Ele tinha muita energia e muita paixão,” acrescenta Ron Clements.

Além de discutirem a relevância de Robin Williams, o elenco e a equipe criativa também falaram sobre outro ponto crucial do clássico: a trilha sonora. Segundo o compositor Alan Menken, “Friend Like Me” foi composta para ser cantada por uma voz no estilo do pianista Fats Waller e o humorista aprendeu a cantar como ele.

aladdin-genio-003

Por fim, Brad Kane e Lea Salonga, responsáveis por darem voz aos protagonistas Aladdin e Jasmine nas canções, interpretaram ao vivo a música “A Whole New World“, com Alan Menken tocando o piano – assista acima ao vídeo do momento.

Aladdin (1992) já se encontra à venda em DVD e Blu-ray nas melhores lojas nacionais. A loja parceira Animazon também oferece mais duas opções o Combo (Blu-ray + DVD + Digital HD) e o StoryBook, ambos importados dos Estados Unidos.

Três desejos… Uma aventura incrível! Suba no tapete mágico para um passeio cheio de risos, ação, aventura e canções premiadas com o Oscar® que farão seu coração flutuar. Pela primeiríssima vez, um mundo ideal totalmente novo de Aladdin é revelado de uma maneira única em Blu-ray e HD Digital — com extras nunca vistos antes. Com a ajuda de um engraçado Gênio de 10 mil anos de idade, que vive mudando de forma, o malandro plebeu Aladdin e a confiante e inteligente Princesa Jasmine se juntam para enfrentar o malvado feiticeiro Jafar e acabar com seus planos de controlar o reino!

aladdin-final-diamante-abraco-camundongo

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

O atual diretor de redação e editor-chefe de O Camundongo é um grande aficionado por cinema, séries, livros e, óbvio, pelo Universo Disney. Estão entre os seus clássicos favoritos: "O Rei Leão", " A Bela e a Fera", " Planeta do Tesouro" e "A Família do Futuro".



  • rodrigo duarte

    Pena que nem com o Gênio poderíamos ter o Robin de volta, já que ele mesmo disse : “Eu não posso ressuscitar pessoas mortas, não é um quadro muito bonito; e eu não gosto de fazer!”.

    • Acho que pelo Robin Williams ele poderia estar disposto a abrir uma exceção a essa regra haha 😀