A Bela e a Fera | Último trailer revela novos detalhes da trama

2

ABEAF_Poster_Topo12

Há um mês e meio da estreia de A Bela e a Fera nos cinemas, o Walt Disney Studios liberou seu último trailer do filme. Desta vez, o vídeo é um pouco mais longo do que os anteriores e nos mostra inúmeras cenas icônicas como também revela alguns detalhes inéditos da trama. Vamos assisti-lo?

Abrimos com Bela, interpretada por Emma Watson, saindo do que provavelmente é sua casa em sua aldeia. O cenário está mantendo fielmente a atmosfera criada na animação e parece deixar ainda mais explícito o fato da história se passar na França.

Último trailer legendado de A Bela e a Fera:

Na cena seguinte, vemos uma mulher ensinando uma garotinha a ler. A cena é tão rápida que de relance pode parecer se tratar de um flashback, já que Maurice fala sobre a própria filha na narração. Porém, se olharmos com cuidado, podemos perceber que a moça que ensina a criança se parece muito com Bela. Esse pode ser um conceito novo para os fãs do desenho original. Será ela uma tutora nessa nova versão?

Entra, então, Gaston. Em uma cena já familiar aos fãs, o rapaz se admira diante de um espelho. Luke Evans parece ter encarnado fielmente o vilão. Apesar de ser fisicamente menor que o personagem, o ator recria suas expressões e entonação de voz muito bem.

ABEAF_Meio_001

A próxima sequência mostra o pai de Bela, Maurice (Kevin Kline), fugindo de lobos em uma floresta assustadora. A cena é quase idêntica à tradicional. Porém, parece que o filme irá adicionar um elemento presente no conto clássico, escrito pela francesa Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve em 1740: o roubo da rosa.

Maurice parece estar escolhendo uma das flores no jardim do castelo, quando Fera surge e o aprisiona por seu roubo. Bela, então, cavalgando em Philippe, vai até o castelo e o invade com intuito de libertar seu pai.

ABEAF_Meio_002

É interessante notar que tudo está coberto por neve, algo diferente do filme tradicional que utiliza a neve para mostrar a mudança de estações e passagem do tempo. Isso nos faz perguntarmos quanto tempo irá se passar enquanto Bela mora no castelo nessa versão, já que a neve estará presentes em outras cenas mostradas ao longo do trailer.

O instrumental que ouvimos ao fundo, criado por Alan Menken em 1991, parece ter sido modificado. Podemos perceber um coral acompanhando os instrumentos o que lembra um pouco a trilha sonora de O Corcunda de Notre Dame (1996), também de Menken.

ABEAF_Meio_003

Maurice é encontrado pela filha no calabouço e a já esperada troca é feita, a jovem fica no lugar de seu pai como prisioneira. Porém, aqui temos outra mudança significante: enquanto a Bela da animação tem real intenção de permanecer no castelo por ter feito um acordo com a Fera, a protagonista de Emma Watson confessa ao pai em sussurro que pretende fugir assim que puder. Isso diz muito sobre a nova versão da heroína.

Em seguida, a moça conhece os objetos animados dos quais nos lembramos tão bem. O design dos personagens parece ter sido muito bem resolvido, mas os efeitos causam certa estranheza ao espectador. Tudo na cena grita ‘computação gráfica!’

ABEAF_Meio_004

No entanto, é preciso aguardar e ver os personagens interagindo por mais tempo e com os outro atores reais para realmente formar uma opinião. Além disso, não podemos esquecer que as vozes de tais personagens estão nas mãos de grandes nomes como Ian McKellen (Horloge), Ewan McGregor (Lumière) e Emma Thompson (Madame Samovar).

Temos, então, uma bela tomada panorâmica do castelo. Ele definitivamente não é idêntico ao da animação, mas mantém seu estilo e personalidade. Ver a construção escura, antiga e coberta de neve, gera uma curiosidade: como será o lugar após o feitiço ser quebrado? Irá se tornar alvo e coberto de anjos como no desenho clássico?

ABEAF_Meio_005

As próximas cenas mostram outro grande elemento da animação tradicional que será alterado no filme. Na versão animada, o encantamento é mantido em absoluto segredo até o fim. Enquanto aqui, aparentemente, o feitiço é prontamente explicado à Bela. Será que isso irá alterar o modo como a moça vê a Fera?

O que acontece quando a última pétala cair?“, pergunta Bela. “O amo permanecerá como fera para sempre“, responde Lumière. E Horloge complementa, “E nós seremos antiguidade“.

ABEAF_Meio_006

Um dos defeitos do trailer, se é que há algum, é o fato de revelar em demasia a trama do filme. Sim, é verdade que a maioria de nós já conhece a história de cor. Porém, há jovens que nunca tiveram contato com o desenho de 1991 e que irão para as salas de cinema sabendo certos pontos chave do roteiro.

Além disso, muitos fãs da obra original estavam ansiosos para ver algumas cenas que lhes foram entregues de bandeja. Como exemplo de cena que revela elementos importantes da narrativa, temos a cena na qual Bela, após ir à Ala Oeste, é expulsa do castelo pela Fera e perseguida por lobos na floresta.

ABEAF_Meio_007

Ao salvá-la dos animais, a Fera desmaia ferida no chão. É a chance ideal de Bela fugir. Porém, ela escolhe ficar. Na sequência, temos uma montagem com trechos de diversas cenas famosas da animação, que parecem terem sido tiradas diretamente da obra original, tamanha sua fidelidade.

Cenas como: Bela conhecendo a biblioteca do castelo; Fera e Bela bebendo sopa direto do prato; Lumière cantando “Be Our Guest“; Gaston e LeFou cantando e dançando na taverna; os aldeões empunhando tochas e indo atrás da Fera; o icônico baile; e a luta travada por Gaston e Fera no telhado do castelo.

ABEAF_Meio_008

Durante as cenas temos oportunidades de ver melhor a caracterização do ator Dan Stevens como Fera. A animação digital parece mascarar um pouco a atuação do ator. Será que para transmitir mais emoção uma maquiagem tradicional não teria sido mais adequada? Esse é mais um elemento que teremos que aguardar o filme final para julgarmos por completo.

Pode-se notar que há diferenças entre o design da Fera visto neste trailer e o criado pelo animador Glen Keane. Elementos como os curtos chifres, agora longos; e as presas não presentes e que são muito proeminentes na versão animada.

ABEAF_Meio_009

Uma das cenas que mais chamou a atenção dos fãs foi a de Gaston e LeFou dançando sobre as mesas da taverna. Ela dura poucos segundos, mas empolga não somente por apresentar caracterizações fiéis dos personagens, mas também por nos lembrar que esse filme será, afinal de contas, um musical.

Toda a montagem é embalada pela canção, vencedora do Oscar®, “Beauty and the Beast”, aqui interpretada por Ariana Grande e John Legend. Quando a participação dos artistas foi anunciada, muitos fãs torceram o nariz, duvidaram que os dois teriam habilidade suficiente para cantar a música. E estavam muito equivocados.

ABEAF_Meio_011

Se por um lado o trailer entrega demais a história por mostrar cenas e momentos importantes da trama, por outro, é justamente isso que empolga os fãs da animação clássica.

A junção de cenas familiares e canção que conhecemos tão bem causa uma tremenda nostalgia. Algo verdadeiramente de arrepiar!

A Bela e a Fera“:

Só um elemento aumentaria ainda mais essa nostalgia e expectativa: ter os dubladores nacionais originais de volta como Garcia Júnior e Ju Cassou. Tudo bem, isso é altamente improvável. Mas podemos torcer para a nova dublagem fazer jus ao belo trabalho feito em 1991.

Não deixem de comentar o que mais gostaram no trailer e quais suas expectativas para A Bela e a Fera. Irão no dia de estreia? E se você é um Camundongo que nunca assistiu à animação original, conte aqui quais foram suas primeiras impressões da história após ver o trailer. O longa-metragem estreia em 16 de Março de 2017 no Brasil.

ABEAF_Final_

Compartilhe.

Sobre o Autor(a)

Designer Gráfico, Disney freak, viciada em café, quer ser roteirista e princesa quando crescer. Têm mais livros do que deveria e leu mais vezes “Orgulho e Preconceito” do que têm coragem de admitir.



  • Aline

    A cena que eu mais quero ver é quando eles dançam ao som de “Beauty and the Beast”, essa cena mexe comigo. É pura magia e eu sinto como se fosse a confirmação do amor e admiração que há entre eles. Eu também quero muito ver a cena da biblioteca, as cenas entre a Bela e o Maurice, e os figurinos. Ai como eu amo os figurinos. Uma coisa que me deixou um pouco insatisfeita é a aparência dos objetos que na aminação era bem mais fofinhos, mas tô curiosa pra ver como eles vão ficar nesse contexto.
    Concordo que mostraram muito da história nas cenas do trailer, mas acredito que vem alguma surpresa por aí que não tinha na animação.
    Só tenho a agradecer a Disney por todo esse momento nostalgico maravilhoso que eles estão nos proporcionando. E claro que eu já tô comprando lencinhos pra levar pro cinema porque emoção não vai faltar.

  • Igor Cunha

    “… os efeitos causam certa estranheza ao espectador . Tudo na cena grita ‘computação gráfica!’ ”
    “A animação digital parece mascarar um pouco a atuação do ator”
    só li verdades .
    Eu achei diferente da animação , os criados estão super diferentes e nem parecem ter rostos , Gaston não está mais usando só vermelho , a Fera usa trapos velhos e , ja falando na Fera , o CGI da Fera não está um dos melhores …